terça-feira, 30 de setembro de 2014

Top 5 - Non YA Books

Boa noite :)

Hoje vou dar início a uma espécie de rubrica: o Top 5. Esta ideia é inspirada no grupo do goodreads Top 5 Wednseday. Digo inspirada porque tenciono publicar um top 5 por semana mas não necessariamente à quarta-feira, nem com os temas daquela semana. Vou muitas vezes ver temas anteriores que sejam mais do meu interesse.

O tema escolhido para esta semana é o top 5 de livros que não sejam do género jovem-adulto.

5º Lugar: "Segredos de Família" de Kim Edwards



4º Lugar: Toda a série "Memórias de Idhun" de Laura Gallego García



3º Lugar: Todos os livros da "Saga da Herança" de Christopher Paolini



2º Lugar: Série "As Memórias da Águia e do Jaguar" de Isabel Allende



1º Lugar: "A Melodia do Amor" de Lesley Pearse



P.S.: Tentei escolher livros que não tinha usado já no top 10 que foi postado há pouco tempo aqui no blogue.

domingo, 28 de setembro de 2014

Novidades que Chamaram a Atenção - Topseller

A Mulher Má


Autor: Marc Pastor
Editor: Topseller
1ª Edição: Setembro de 2014
Edição atual:
Páginas: 256, a uma cor + 8 ilustradas
Apresentação: capa mole
Dimensões: 150 x 230 x 18,5 mm
Preço: 15,98€




Sinopse:
Tão cativante quanto assustador. Uma mistura de CSI com Jack, o Estripador, na Barcelona do início do século XX.
Barcelona, 1912. Há crianças a desaparecer. Quando um cadáver é encontrado numa viela estreita, dilacerado e sem um pingo de sangue, surgem rumores bizarros sobre um «vampiro» que se move pelas sombras da cidade e que anda a roubar as almas dos inocentes.
Para a polícia trata-se apenas de mais um cadáver, num lugar onde a morte e o crime são tão frequentes que se tornaram banais. E quanto às crianças desaparecidas, ninguémquer saber dos filhos das prostitutas que povoam Barcelona.
Mas para o inspetor Moisès Corvo — um polícia rude e dissoluto, com um sexto sentidopeculiar — este é um mistério que tem de ser resolvido, com um criminoso que afinal é uma mulher.
Gótico e chocante, A Mulher Má revela um mundo macabro, uma história verídica que nos faz duvidar de um dia ter realmente existido uma mulher tão pérfida, capaz de crimes tão monstruosos. Um livro assombroso que agarrará o leitor da primeira à última página.

Sobre o autor:
Nasceu em Barcelona, em 1977. Estudou criminologia e política criminal, e trabalha atualmente como investigador criminal na sua cidade natal. Autor de vários romances, o livro A Mulher Má valeu-lhe, em 2008, o prémio Crimsde Tinta, atribuído ao melhor policial «negro» escrito em língua catalã.
Baseado na história verídica de Enriqueta Martí, uma mulher misteriosa que aterrorizou a cidade de Barcelona no início do século XX, este livro intrigante proporcionou a Marc Pastor projeção internacional ao ser traduzido e publicado em variadíssimas línguas por todo o mundo.

Novidades que Chamaram a Atenção - Saída de Emergência

Os Três


Autor: Sarah Lotz
Editor: Saída de Emergência
1ª Edição: 24/10/2014
Páginas: 432
Apresentação: capa mole
Dimensões: 120 x 230 mm
Preço: 17,76€





Sinopse:

O dia que nunca será esquecido. O dia em que há quatro acidentes de avião, em simultâneo, em diferentes pontos do globo. E três crianças sobreviveram.
O mundo vive atordoado com a trágica coincidência. À beira do pânico global, as autoridades são pressionadas a encontrar as causas que motivaram os acidentes. Com terrorismo e desastres ambientais fora da equação, não parece haver uma correlação lógica, tirando o facto de ter havido uma criança sobrevivente em três dos quatro acidentes. 

Intituladas Os Três pela imprensa internacional, as crianças exibem distúrbios de comportamento, presumivelmente causados pelo horror que viveram e pela pressão da comunicação social. Esta pressão torna-se ainda mais intrusiva quando um culto religioso liderado por um ministro fanático insiste que as crianças são três dos quatro profetas do Apocalipse. E se, para mal de toda a Humanidade, ele tiver razão?



Sobre a autora:

Sarah Lotz é argumentista e romancista com uma afeição pelo macabro e nomes falsos. Entre outras coisas, escreve romances de terror urbano sob o pseudónimo S.L. Grey; uma série de zombies de nome Deadlands com a filha Savannah sob o pseudónimo Lily Herne; e ainda romances eróticos a título coletivo. O seu último romance, Os Três, veio agitar a literatura thriller com um novo enquadramento conceptual que combina política, sociedade e horror. Vive atualmente na Cidade do Cabo com a família.

Maratonas Literárias "Viagens (In)esperadas" - Desafios 1 a 5

Olá :)

Hoje venho-vos mostrar as minhas respostas aos desafios da Maratona de Setembro do grupo do facebook Maratonas Literárias "Viagens (In)esperadas"

Nesta maratona dedicada aos calhamaços e inspirada no Outono vamos ter desafios diários que vão estar, de certo modo, divididos em duas fases. A 1ª Fase dos desafios é subordinada ao tema "As cores do Outono"

Desafio 1: Amarelo
Esta cor activa o intelecto, a comunicação, a concentração, a atenção aos detalhes e à harmonia do todo. Pega no livro que estás a ler agora, há algum detalhe na capa que te chame a atenção. O que te leva a gostar desse detalhe?
O livro que eu estou a ler é a "Marca das Runas" de Joanne Harris. Um pormenor que me chamou a atenção é a "moldura" da capa, que tem o desenho de plantas sob a forma de um pequeno relevo e que tem também brilho. Isto faz-me lembrar magia, que me parece estar relacionado com a história.

Desafio 2: Laranja
Laranja é sinónimo de alegria. É também a cor do equilíbrio.
Um calhamaço é um livro que nem sempre é fácil de ler. Quais as condições do livro e do ambiente que te permitem desfrutar de uma leitura preenchida de alegria?

Sinceramente acho que prefiro ler calhamaços do que livros mais pequenos. Primeiro porque quando estou a gostar muito de um livro não quero que ele acabe. E depois porque não me lembro de um calhamaço que tenha lido e que não tenho gostado, o que já é diferente para alguns livros mais pequenos. Geralmente, a minha escolha de livros não se relaciona com o seu número de páginas, leio aquilo que me apetece ler, independentemente do tamanho. Relativamente ao ambiente gosto de estar confortável e com o mínimo ruído possível (exceto música) durante as minhas leituras.

Desafio 3: Castanho
Esta cor tem como um dos significados a paciência e maturidade. Achas que a tua relação com calhamaços tem sido diferente ao longo dos anos? Tens mais ou menos paciência agora para os ler?

Não acho que a minha relação com os calhamaços tenha alterado ao longo dos anos, desde que me lembro escolho ler um livro pelo meu interesse pela história, independentemente do número de páginas.

Desafio 4: Cinzento
Cinzento é a cor da modernidade e da Inovação.
Pensa nos livros que leste, ou estás a ler para a maratona, há algum que consideres ser inovador? Em que é que achas que o autor inovou?
Ainda estou no início de "A marca das runas" de Joanne Harris e por isso ainda não percebi muito bem se a autora está a ser inovadora ou não. Mas penso que sim porque Joanne Harris já escreveu pelo menos livros de fantasia e de romance e, pelo que tenho ouvido, tem bastante fãs. Quanto ao livro que estou a ler está-me a parecer ser uma fantasia diferente de qualquer outra que tenha lido e penso que inovou em ter como personagens alguns deuses conhecidos. Apesar de ainda só ter lido uma pequena parte, estou a gostar!

Desafio 5: Vermelho
É a cor do fogo e da paixão, do entusiasmo e dos impulsos.
Nos livros que leste ou estás a ler para a maratona há alguma personagens que encaixe na simbologia desta cor? Qual é essa personagem?
À falta de melhor, penso que a personagem que se encaixa na simbologia desta cor é a própria Maddy devido à runa que tem na palma da sua mão e que salta faíscas, o que está relacionado com o fogo.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Maratonas Literárias "Viagens (In)esperadas" - [Desafio 0]

Olá :)

Vou participar em mais uma maratona literária do grupo do facebook Maratonas Literárias "Viagens (In)esperadas". Irá decorrer entre os dias 23 e 30 de Setembro de 2014 e terá como tema "calhamaços", ou seja, temos de ler livros com pelo menos 400 páginas.

Para esta maratona proponho-me a ler apenas um livro e já ficaria satisfeita se o conseguisse acabar. O livro escolhido é "A Marca das Runas" de Joanne Harris.


domingo, 21 de setembro de 2014

A Sombra do Vento - Opinião

Título: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 400
Editor: Dom Quixote

Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.





Sinopse:
Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.



Opinião:
Este livro começa em Barcelona, quando o pai de Daniel Sempere o leva pela primeira vez ao Cemitério dos Livros Esquecidos, dizendo-lhe que não pode contar a ninguém o que vai ver. Lá dentro, diz-lhe que deve escolher um livro e que é sua missão adotá-lo, mantê-lo vivo. O livro que Daniel escolhe tem o título de "A Sombra do Vento" e é de Julián Carax. Quando tenta descobrir mais sobre o autor, descobre que são muito poucas as pessoas que já ouviram falar dele e menos ainda as que já leram os seus livros. Daniel começa então a procura por tudo o que puder descobrir sobre este misterioso autor.


A Sombra do Vento é uma história dentro de outra história. Ao percorrermos as suas páginas deparamos com histórias de amor trágicas, com amizades que perduram durante anos e outras que se vão desvanecendo ou desvanecem de um momento para o outro e também o evoluir das personagens ao longo do tempo.

Quando comecei a ler este livro não sabia quase nada acerca dele, penso que nem a sinopse tinha lido com atenção. Só tinha visto críticas positivas e então decidi dar uma oportunidade a um autor que tinha muita curiosidade em conhecer. Apesar de estar a gostar muito da história, a verdade é que não era um livro que só me fizesse pensar nele, que me impulsionasse a pegar nele para retomar a leitura. Com o constante aparecimento de novas personagens, por vezes foi-me difícil recordar qual era o seu desempenho na história, principalmente na parte mais inicial.

Mas não se assustem, que isto foram apenas pormenores: eu adorei a história. Apesar da minha confusão, percebi a importância de todas as personagens, umas mais relevantes  e complexas do que as outras, como é natural. Achei interessante que o Daniel nunca desistisse de descobrir a história de Carax ao longo de todos aqueles anos. Afinal de contas, era perfeitamente normal que não sentisse necessidade/ interesse em continuar uma busca que começou quando tinha 10 anos. Um aspeto que gostei muito neste livro foi ir descobrindo semelhanças nas histórias de Daniel e Julián.

Quero muito ler outros livros do autor, principalmente "O Jogo do Anjo" e "O Prisioneiro do Céu" que penso que estejam relacionados com as personagens deste livro e com o Cemitério dos Livros Esquecidos.

Gostei mesmo muito deste livro, mas pelo facto de não me impelir constantemente a lê-lo, o que provavelmente teria acontecido se o lesse numa altura diferente, a classificação que lhe dei foi a seguinte:

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Maratonas - Sinfonia dos Livros e Maratonas Literárias

Bom dia :)

Ontem, pelas 23h59 acabaram duas maratonas em que participei nas últimas semanas. Foram elas a 2ª Maratona do Sinfonia dos livros, que se encontra no grupo do facebook Sinfonia dos Livros e a 46ª Maratona (equipas) do grupo Maratonas Literárias no goodreads.

Hoje venho partilhar convosco os meus resultados.

2ª Maratona do Sinfonia dos livros

Esta maratona teve início no dia 25 de Agosto e era para terminar no dia 8 de Setembro, mas esta data foi adiada para o dia 15 deste mês. Os participantes foram divididos por equipas e a cada uma foi dado o nome de uma autor, para as diferenciar. Eu fiz parte da equipa Nora Roberts.

O tema era livre e, portanto, as minhas leituras foram:

"A Chama de Sevenwaters" de Juliet Marillier (acabei): 288 páginas
"O Marciano" de Andy Weir: 383 páginas
"Sonhos Encantados" de Barbara Bretton: 336 páginas
"A Doçura da Chuva" de Deborah Smith: 551 páginas
"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen (acabei): 100 páginas
"A Guerra dos Tronos" de George R. R. Martin: 378 páginas
"A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón (comecei): 250 páginas

Total: 2286 páginas


46ª Maratona (equipas)

Esta maratona teve início no dia 1 de Setembro e também terminou no dia 15. O tema opcional era a Escola, que incluía livros que tivessem este tema na história, título ou capa, mas também os livros lidos nas leituras obrigatórias. Na página da maratona tinha uma lista de alguns livros que se podiam inserir no tema. Eu pertenci à equipa Cata.

As minhas leituras são uma parte das leituras da maratona acima:

"A Doçura da Chuva" (acabei): 505 páginas
"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen (acabei, Escola): 100 páginas x 2: 200
"A Guerra dos Tronos" de George R. R. Martin: 378 páginas
"A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón (comecei, Escola): 250 páginas x 2: 500

Total: 1583 páginas


Sei que estas maratonas poderiam ter corrido melhor, mas até fiquei contente com os resultados :)

Por fim, deixo-vos as capas dos livros que li:








 

domingo, 14 de setembro de 2014

10 Livros que Carregamos no dia a dia - Desafio no Facebook

Olá :)

Não sei se já têm conhecimento, mas anda a circular pelo facebook um desafio literário, que consiste em escolher 10 livros que de alguma maneira carregamos no dia-a-dia. É dito para demorar pouco tempo, sem pensar em demasia. Ainda é referido que não é suposto escolhermos grandes obras literárias, mas aquelas que nos tocaram de alguma maneira.

Vou-vos mostrar os 10 livros que escolhi para este desafio, sublinhando que não há qualquer ordem de preferência.


"A Doçura da Chuva" de Deborah Smith
Esta foi uma das minhas leituras mais recentes e simplesmente adorei o livro. Faz-nos pensar na maneira como realmente olhamos para as pessoas  com deficiências e faz-nos perceber que se calhar são elas que melhor sabem viver a vida e que menos a complicam.



"Nunca me Esqueças" de Lesley Pearse
Este foi o primeiro  livro que li da autora e um dos meus favoritos. É uma história muito forte e que me fez pensar em todas as comodidades que temos e que por vezes não lhes damos o devido valor. Esta história tocou-me muito, principalmente porque se baseia em factos verídicos.



"Frágil" de Jodi Picoult
Frágil é um dos meus livros preferidos da autora. Gosto do que a autora nos oferece: apresenta uma doença, a osteogénese imperfeita, que eu desconhecia completamente antes de me deparar com o livro e cria uma história fantástica por detrás dela. Achei interessante ver o que uma mãe é capaz de fazer para o bem dos seus filhos, apesar de todas as repercussões que sabe que trará.



"Sombras da Noite Branca" de Sandra Carvalho
Este livro está aqui em nome de toda a "A saga das pedras mágicas", que fui acompanhando ao longo de vários anos. Escolhi este por ser o último e considerar que foi um bom fim para esta história magnífica.



"O Marciano" de Andy Weir
Apesar de ser um livro de ficção científica, um género que não é dos meus preferidos, gostei mesmo muito deste livro. Adorei o protagonista por me fazer rir, por apesar de todas as dificuldades nunca desistir e por arranjar sempre maneira de resolver qualquer problema. Adorei também a solidariedade geral que demonstraram para com ele.



"Harry Potter e o Príncipe Misterioso" de J. K. Rowlling
Este livro também está aqui a representar toda a magnífica série, que me acompanhou na infância e na adolescência e que me fez sonhar e sonhar. No entanto, acho que este foi um dos meus livros preferidos (tirando aquele final, claro eheh).



"O Filho das Sombras" de Juliet Marillier
Apesar de gostar de todos os livros do que era inicialmente a "Trilogia Sevenwaters" mas à qual a autora foi acrescentando mais livros, acho que este foi um dos meus favoritos.



"A Bibliotecária de Auschwitz" de António G. Iturbe
Apesar de ser um tema horrível, gosto sempre de saber mais alguma coisa sobre o que se passou nos campos de concentração. Este livro mostra-nos o horror que lá era vivido, mas também o pequeno conforto que as crianças e alguns jovens e adultos encontravam na "Escola" que por momentos os faziam esquecer de onde estavam.



"Sozinhos na Ilha" de Tracey Garvis Graves
Apesar de ter visto em muitas opiniões que este tema já era muito "batido" a verdade é que à exceção do filme "A Lagoa Azul" nunca vi nem li nada parecido. Gostei muito da escrita da autora e da história em si, do que os personagem conseguiram fazer para sobreviver na ilha deserta.



"As Dez Figuras Negras" de Agatha Christie
Durante alguns anos pensei que não ia gostar muito dos livros desta autora por já terem sido escritos há anos e anos atrás. Mas recentemente dei uma oportunidade e li este livro e adivinhem? Adorei! Adorei o facto de não fazer ideia até ao fim quem seria o assassino, mas também gostei da escrita da autora, o que me surpreendeu.


Eu sei que não tenho quase livros de autores portugueses, não sei bem porquê. Acho que estes foram os primeiros que me vieram à cabeça, mas também gosto muito de livros portugueses!

E vocês? Que 10 livros escolheram?


sábado, 13 de setembro de 2014

Novidades que Chamaram a Atenção - Topseller

Uma Semana para te Amar

      
Autor: Monica Murphy
Editor: Topseller
1ª Edição: 11/9/2014
Edição atual:
Páginas: 208
Apresentação: capa mole
Dimensões: 150 x 230 x 14,5 mm
Preço: 14,99€




Sinopse:
Temporária. É a palavra que melhor descreve a minha vida nos últimos anos. Sou a mãe temporária do meu irmão mais novo, já que, aparentemente, a nossa mãe não quer saber de nós. Tenho um trabalho temporário num bar, pelo menos até conseguir arranjar outra coisa. E sou a namorada temporária que todos os rapazes querem ter, porque me deixo seduzir facilmente. Ou, pelo menos, é o que dizem os rumores.
Sou neste momento a namorada temporária do Drew Callahan, lenda da equipa de futebol da universidade e de quem toda a gente gosta. Ele precisava de alguém que fingisse ser sua namorada durante uma semana. Em troca de dinheiro. Muito dinheiro.
Levou-me para o seu mundo falso, onde toda a gente me detesta e onde toda a gente quer alguma coisa dele. Mas a única coisa que o Drew parece querer? sou eu.
Já não sei em que acreditar. Tudo o que eu sei é que o Drew parece precisar muito de mim. E eu quero estar lá para ele. Para sempre.

Sobre a autora:
Monica Murphy é uma autora norte-americana cuja coleção de livros intitulada One Week Girlfriend Quartet já é bestseller do New York Times e do USA Today. Uma Semana para te Amar é o primeiro título desta série.
Escreve ficção para jovens adultos, além de romances contemporâneos. Vive com o marido e os três filhos no sopé das montanhas de Yosemite, na Califórnia.
Adora livros e acha que tem o melhor trabalho do mundo.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A Guerra dos Tronos - Opinião

Título: A Guerra dos Tronos
Série: As Crónicas do Gelo e do fogo (volume 1)
Autor: George R. R. Martin
Tradução: Jorge Candeias
Edição/reimpressão: 2007
Editor: Saída de Emergência
Páginas: 400






Sinopse:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. 
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.


Opinião:

Mesmo antes de ouvir falar sobre os livros desta série, ouvi muitas vezes dizer que a série televisiva era das melhores da atualidade. Com tantas pessoas a falarem nela e tantos conteúdos nas redes sociais a referirem-se a esta história, lá fui eu dar uma espreitadela e comecei a ver a série.

A verdade é que, apesar de não desgostar de todo, também não era uma história que me prendesse a atenção por aí além, depois de um episódio não ficava cheia de vontade para ver o que se ia passar a seguir. Ao fim de alguns episódios cheguei mesmo a pensar: “É mesmo esta uma das séries que mais é apreciada hoje em dia?”. Apesar disto, sou daquelas pessoas que muitas vezes continua a ver um filme ou série e a ler um livro que não está a gostar muito, porque há sempre a esperança de que irá melhorar e eu iria perder algo de bom, que esteve mesmo debaixo do meu nariz. Nesta série, foi o que aconteceu. A partir mais ou menos da terceira temporada, comecei a apanhar-lhe o gosto e, o que é certo é que estou ansiosa para ver o que os novos episódios nos vão trazer.

A dada altura do seguimento da série descobri que esta era baseada nos livros de George R.R. Martin e, apaixonada por livros como sou, fiquei com aquela curiosidade para os ler. No entanto, o facto de cada livro da versão original ter sido dividido em dois cá em Portugal e estes não serem propriamente dos mais baratos, fez-me pensar se realmente era boa ideia meter-me nisto. Mas lá acabei por adquirir o primeiro volume numa boa oportunidade. Depois de o ter, surgiram outras dúvidas: Se não achei piada à série no início, será que vou conseguir gostar dos primeiros livros? Se já sei o que vai acontecer, será que vou achar a leitura tão interessante como se não soubesse nada da história? … Por tudo isto, desde o momento em que soube da existência dos livros até realmente começar a ler esta série literária passou-se algum tempo, mas finalmente aconteceu.

Rapidamente verifiquei que o meu primeiro receio não tinha razão de existir: como já conhecia um pouco da história mais avançada, foi bom retomar ao seu início, reparar em pormenores que não tinha reparado e descobrir outros novos, já que nem tudo pode ser passado para a série televisiva (já agora, acho que esta foi muito bem adaptada, pelo menos do que me lembro).

Adorei dois componentes existentes neste primeiro volume (não sei se são só neste): O mapa de Westeros dividido em Norte e Sul e o apêndice com a descrição das Casas desta história. Achei muito útil para o acompanhamento deste volume e certamente dos seguintes.

Não sei bem porquê, antes da leitura, tinha a ideia de que a escrita do autor não ia ser muito leve e que iria ter muitas palavras que não iria entender. Mas estava errada, gostei, surpreendeu-me muito pela positiva, achei a sua escrita fluída e agradável.

Apesar de saber que a divisão do livro não ia ser propriamente por capítulos, mas antes pelos pontos de vista de várias personagens e esta ser talvez a melhor forma de contar esta história, por vezes queria continuar a ler sobre o que se estava a passar com aquela personagem para saber/recordar o que se iria passar, mas pronto, lá passávamos nós para uma personagem que estava longe, muito longe. 

Gostei muito do livro e pretendo ler os próximos volumes logo que puder.

Classificação: 

Bem-Vindos

Olá a todos :) 
Este é o meu novo blogue, especialmente dedicado aos livros, mas podendo ter também  algo relacionado com séries, filmes e talvez outros assuntos.
Por aqui podem esperar encontrar maioritariamente opiniões de livros lidos, algumas tags, algumas novidades mais do meu interesse e sobre o que me apeteça falar.
Espero que gostem :)