sábado, 21 de fevereiro de 2015

Eleanor & Park - Opinião

Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Edição/ Reimpressão: 2015
Editor: Edições Chá das Cinco
Género: Romance
Páginas: 336







Sinopse:

Dois inadaptados. Um amor extraordinário.

Eleanor... é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.
Park... é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola.
A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.

Opinião:

Este foi um dos livros que iniciei no ano passado. Li em inglês e no formato ebook. Este foi, penso eu, o terceiro livro que li em inglês, que achei bem acessível e adequado para as primeiras leituras feitas nesta língua. Penso que foi o formato ebook que fez com que não o tivesse lido de seguida, uma vez que dei prioridade aos livros físicos, deixando este livro para trás. Mas chegou o momento a que me obriguei a mim mesma continuar esta leitura e devo dizer que não me custou absolutamente nada.

Já há bastante tempo que via opiniões muito positivas sobre este livro, sem nunca me deparar com uma negativa que seja. Associando com a sinopse, que me chamou a atenção, foi um livro que passou logo para a lista de livros que queria muito ler. No início, o facto de ainda não ter sido lançado em Portugal foi um problema, mas depois lá me decidi a experimentar em inglês. E no início de 2015 foi finalmente publicado cá!

O facto de as personagens principais não serem o estereótipo de adolescentes perfeitos, antes pelo contrário, foi um facto que agradou a muitos leitores, e eu não fui exceção. Penso que tornou a história muito mais real.

Gostei muito da maneira como  a Eleanor e o Park começaram a interagir um com o outro, foi tudo muito progressivo e nada apressado, assim como o resto da relação entre os dois. Achei interessante o facto de o Park, apesar de pensar muitas vezes no que os outros iriam dizer por o verem com a Eleanor e querer passar despercebido, acabar por não se importar muito com isso e não mudar a sua atitude para com ela.

Em termo de personagens, adorei os dois protagonistas. Também gostei muito dos pais do Park, mesmo que a mãe inicialmente não tenha aceitado muito bem a Eleanor e o pai nem sempre apoiar o Park, foram atitudes que foram mudando e que demonstraram o amor pelo filho e o quanto gostavam da Eleanor. A Tina foi uma personagem que me surpreendeu bastante, depois de tudo o que ela fez à Eleanor na escola, não estava nada à espera que tomasse a atitude que tomou na parte final do livro. O padrasto de Eleanor é o patife da história, o típico homem que só quer saber de si e não nenhum apreço pela sua mulher ou pelos filhos dela. Mas também não gostei muito da mãe, apesar de se poder sentir encurralada, acho que poderia fazer muito mais para proteger os seus filhos, principalmente a Eleanor, afinal de contas os filhos deveriam ser sempre a prioridade dos pais.

O final foi o único ponto do livro que não me agradou muito. Sei que no momento em que acabou não poderia haver um final melhor, mas a autora poderia ter prolongado um pouco mais o livro. Até tenho uma breve esperança que decida escrever a continuação!!

Em suma, adorei o livro, achei uma história muito fofinha, mas que ao mesmo tempo nos vai dando várias lições acerca da vida. Recomendo a todos os leitores e até mesmo às pessoas que não têm o hábito de ler, quem sabe não as faria mudar de ideias? Apesar do final, atribuí a este livro 5 estrelas.

8 comentários:

  1. Olá Sara. :)

    Ando tão curiosa com este livro, curiosidade essa que vem muito antes de o mesmo ter sido editado aqui em Portugal porque, como também referes, ainda só li opiniões positivas! Relativamente à tua opinião em específico, gostei de a ler e fiquei ainda mais curiosa sobre a história e as personagens. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita :)

      Espero que tenhas oportunidade de o ler em breve e que gostes.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,

    Também já tenho este livro para ler. Mas ainda não peguei nele por ser em formato e-book. É um formato que não leio muito. Mas vou tentar combater isso.
    Gostei muito da tua opinião. Parece ser uma boa leitura.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Eu também ainda li poucos livros em formato ebook, também por gostar mais de livros físicos, mas quando gosto realmente da história até me esqueço de onde estou a ler e leio com a mesma vontade e o mesmo gosto. Tenciono este ano aumentar o número de livros lido neste formato. Acho que é um caso de experimentar uma e outra vez até nos habituarmos.
      Obrigada:) Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. olá,

    Gostei muito de visitar o teu blog, já me tornei seguidor e conto vir cá mais vezes :)

    Quanto a este livro quem sabe não venha a ler, ando curioso e vejo que vale a pena ler ;)

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada, fico mesmo muito contente :)

      Acho que este livro vale pelo menos a oportunidade eheh

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Só digo depois de ler o que escreves-te tenho de o ler acho que vou passar para o cimo da pilha...
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada :D Acho que este livro merece. Espero que não te desiluda.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar