domingo, 21 de setembro de 2014

A Sombra do Vento - Opinião

Título: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 400
Editor: Dom Quixote

Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.





Sinopse:
Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.



Opinião:
Este livro começa em Barcelona, quando o pai de Daniel Sempere o leva pela primeira vez ao Cemitério dos Livros Esquecidos, dizendo-lhe que não pode contar a ninguém o que vai ver. Lá dentro, diz-lhe que deve escolher um livro e que é sua missão adotá-lo, mantê-lo vivo. O livro que Daniel escolhe tem o título de "A Sombra do Vento" e é de Julián Carax. Quando tenta descobrir mais sobre o autor, descobre que são muito poucas as pessoas que já ouviram falar dele e menos ainda as que já leram os seus livros. Daniel começa então a procura por tudo o que puder descobrir sobre este misterioso autor.


A Sombra do Vento é uma história dentro de outra história. Ao percorrermos as suas páginas deparamos com histórias de amor trágicas, com amizades que perduram durante anos e outras que se vão desvanecendo ou desvanecem de um momento para o outro e também o evoluir das personagens ao longo do tempo.

Quando comecei a ler este livro não sabia quase nada acerca dele, penso que nem a sinopse tinha lido com atenção. Só tinha visto críticas positivas e então decidi dar uma oportunidade a um autor que tinha muita curiosidade em conhecer. Apesar de estar a gostar muito da história, a verdade é que não era um livro que só me fizesse pensar nele, que me impulsionasse a pegar nele para retomar a leitura. Com o constante aparecimento de novas personagens, por vezes foi-me difícil recordar qual era o seu desempenho na história, principalmente na parte mais inicial.

Mas não se assustem, que isto foram apenas pormenores: eu adorei a história. Apesar da minha confusão, percebi a importância de todas as personagens, umas mais relevantes  e complexas do que as outras, como é natural. Achei interessante que o Daniel nunca desistisse de descobrir a história de Carax ao longo de todos aqueles anos. Afinal de contas, era perfeitamente normal que não sentisse necessidade/ interesse em continuar uma busca que começou quando tinha 10 anos. Um aspeto que gostei muito neste livro foi ir descobrindo semelhanças nas histórias de Daniel e Julián.

Quero muito ler outros livros do autor, principalmente "O Jogo do Anjo" e "O Prisioneiro do Céu" que penso que estejam relacionados com as personagens deste livro e com o Cemitério dos Livros Esquecidos.

Gostei mesmo muito deste livro, mas pelo facto de não me impelir constantemente a lê-lo, o que provavelmente teria acontecido se o lesse numa altura diferente, a classificação que lhe dei foi a seguinte:

Sem comentários:

Enviar um comentário