terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O Marciano - Opinião

Título: O Marciano
Autor: Andy Weir
Edição/reimpressão: 2014
Editor: TopSeller
Género: Ficção Científica
Páginas: 384









Sinopse:

Uma Missão a Marte. Um acidente aparatoso. A luta de um homem pela sobrevivência.

Há exatamente seis dias, o astronauta Mark Watney tornou-se uma das primeiras pessoas a caminhar em Marte. Agora, ele tem a certeza de que vai ser a primeira pessoa a morrer ali.
Depois de uma tempestade de areia ter obrigado a sua tripulação a evacuar o planeta, e de esta o ter deixado para trás por julgá-lo morto, Mark encontra-se preso em Marte, completamente sozinho, sem perspetivas de conseguir comunicar com a Terra para dizer que está vivo. E mesmo que o conseguisse fazer, os seus mantimentos esgotar-se-iam muito antes de uma equipa de salvamento o encontrar.
De qualquer modo, Mark não terá tempo para morrer de fome. A maquinaria danificada, o meio ambiente implacável e o simples «erro humano» irão, muito provavelmente, matá-lo primeiro. Apoiando-se nas suas enormes capacidades técnicas, no domínio da engenharia e na determinada recusa em desistir — e num surpreendente sentido de humor a que vai buscar a força para sobreviver —, ele embarca numa missão obstinada para se manter vivo. Será que a sua mestria vai ser suficiente para superar todas as adversidades impossíveis que se erguem contra si?
Fundamentado com referências científicas atualizadas e impulsionado por uma trama engenhosa e brilhante que agarra o leitor desde a primeira à última página, O Marciano é um romance verdadeiramente notável, que se lê como uma história de sobrevivência da vida real.

Opinião:

"Excelente! Andy Weir satisfaz tanto os leitores generalistas como os leitores de ficção científica. Uma história em ritmo sempre crescente, com um desenlace fascinante."
Publishers Weekly
Sem dúvida! Eu nunca fui grande fã de ficção científica mas este livro arrebatou-me completamente. 

Mark tem muita sorte e também algum azar, tem de ter ideias miraculosas e tem de fazer todo o trabalho físico, tudo isto pela luta da sua sobrevivência e tentativa de sair de Marte, lugar onde foi abandonado por ter sido julgado morto pelos seus companheiros.

Apesar de achar as explicações científicas interessantes, chegou a um ponto que queria saber o que ia acontecer a seguir mas a ação estava parada devido à explicação. Mas sim, acho que foram importantes para perceber a história e não achar que tudo caía do céu, só acho que poderiam ter sido um pouco mais pequenas. 

Um ponto que achei interessante foi o facto de que quando se descobriu que Mark Watney estava vivo toda a gente (cidadãos, os colegas que o deixaram para trás e o pessoal da NASA), fez de tudo para o resgatar, independentemente do que pudesse custar. Isto fez-me pensar um pouco. É uma história fictícia, claro, mas acho que se acontecesse na vida real, este sentimento seria o mesmo e todos os esforços seriam feitos de igual modo. Tudo isto para tentar salvar uma vida. Claro que não condeno isto. Mas então e todas aquelas pessoas que estão no nosso planeta, que não têm recursos para cuidar da sua  saúde e tantas vezes nem mesmo para comer ou beber? Com menos investimento muitas mais vidas poderiam ser salvas, proporcionando até uma mínima qualidade de vida. Isto foi algo em que dava por mim a pensar quando pousava o livro, apesar de gostar bastante da atitude e esta ser fundamental na história. Mas faz pensar que se muitas pessoas estivessem dispostas a ajudar, muitas outras viveriam mais e melhor.

Quanto ao Mark, bem, achei-o uma personagem sensacional! É inteligente, tem ideias que não ocorreriam a mais ninguém e é louco/corajoso o suficiente para as colocar em prática e não se deixa ir abaixo com o que lhe está a acontecer, faz o possível e o impossível para tentar regressar a casa. Para além de tudo isto tem ainda um grande sentido de humor, fez com que eu me risse bastante durante esta leitura.

Concluindo, adorei este livro, fez-me soltar várias gargalhadas e que suspendesse a respiração com ele. É, sem dúvida, uma leitura que recomendo.

Classificação:




2 comentários:

  1. Olá Sara. :)

    Confesso que este livro já me chamava à atenção há algum tempo, pelas opiniões que fui acompanhando, e quando soube que iria ser traduzido em português fiquei curiosa por saber como seria recebido por cá. Fico muito contente que tenhas gostado tanto do livro e apreciei também ler a tua opinião, parece ser muito interessante, cativante e que nos consegue deixar a pensar, pelo que mal tenha a oportunidade irei adquiri-lo. :)

    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Acho que foi bem recebido por cá, pelo menos por opiniões que tenho visto. Acho mesmo que merece ser lido e que nos proporciona bons momentos.
      Espero que quando leres gostes tanto como eu, depois avisa eheh

      Obrigada e boa leituras :)

      Eliminar