segunda-feira, 23 de março de 2015

Divergente e Insurgente - Os Filmes

Olá


Depois da opinião dos livros da trilogia Divergente de Veronica Roth, hoje venho falar-vos sobre as adaptações cinematográficas dos primeiros dois: Divergente e Insurgente.

Para o caso de ainda não conhecerem deixo-vos o trailer do primeiro filme:



Divergente

Vi este filme antes de ler os livros e adorei-o, fez-me querer ler a trilogia. Revi-o depois de ler o livro e achei-o bastante fiel. Como já se sabe, os filmes nunca são exatamente iguais aos livros e este não foi exceção. Houve algumas diferenças, algumas a nível de pormenores, outras mais relativas à história em si. No entanto acho que estas diferenças não foram muito substanciais e que não estragaram em nada o filme. Gostei mesmo muito do filme, atribuí-lhe a classificação de 8 estrelas em 10.

Insurgente

Este filme já o vi depois de ler o livro e, com base no anterior, já estava à espera que não fosse a cópia exata do livro. E não foi. Até metade do filme talvez, não considerei as diferenças muito relevantes e não lhes dei muita importância, mas mais para o final surgiram algumas que realmente não tinham nada a ver com o original e que me desiludiram um pouco. Houve a partir de certa altura uma diferenciação enorme entre o livro e o filme e a verdade é que não compreendo bem o porquê de isto acontecer, penso que o trabalho na realização seria praticamente o mesmo. Gostei do filme, mas fiquei um pouco desapontada, principalmente na fase final, por isso atribuí-lhe a classificação de 6 estrelas em 10.

Considerações finais

Admito que a disparidade das minhas opiniões relativas aos dois filmes possam ter alguma coisa a ver com ter lido ou não previamente a ter visto o filme. Como li o segundo livro e quase de seguida fui ver o filme, tinha a história bem presente na minha cabeça e estava muito mais alerta para as diferenças. No entanto, houve algumas mudanças que reparei, não percebi muito bem o porquê de existirem, mas aceitei-as facilmente, o que já não consegui fazer no avançar da história. Daí não ter a certeza de ser essa a razão da minha opinião do segundo livro.

Relativamente aos filmes em si, gostei bastante dos cenários, dos momentos de ação e dos atores de uma maneira geral. Penso que valem a pena serem vistos, mesmo por quem não leu os livros.

E vocês, já viram algum destes filmes?

4 comentários:

  1. Olá Sara,

    Nunca li nenhum dos livros, como tal não conto ver os filmes. Até porque não são do género literário que leio. Mas já oiço falar tanto desta trilogia que qualquer diga pego nela. Mas ainda bem que gostaste :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura

      Foram os primeiros livros que li deste género e realmente gostei muito. Se chegares a pegar nela espero que também gostes.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Tenho que ler esta trilogia, tenho-a cá em casa estou mesmo agora a olhar para eles.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Experimenta :) Depois quero saber se gostaste
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar