quarta-feira, 25 de março de 2015

Trilogia Divergente - Opinião

Li a Trilogia Divergente (Divergente, Insurgente e Convergente) de Veronica Roth toda de seguida. Depois de começar foi impossível parar! 



Sinopse do livro Divergente

Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.

Opinião da Trilogia

Divergente

Este é o livro de apresentação da Chicago distópica, das cinco fações que existem e da existência dos sem-fações. Aqui verificamos as escolhas de Beatrice e dos seus (futuros) amigos e uma pequena explicação do que significa ser Divergente. Um livro cheio de reflexões, ação, emoções e também muitas surpresas. É todo escrito através da perspetiva das Tris. Para mim é o melhor livro da série, a minha classificação é:

Insurgente

Neste livro estão muito presentes o sentimento de culpa e de perda, que levam ao espírito de sacrifício. Está também presente a busca pela verdade e o quão fortes, ou não, podem ser os laços de amizade entre amigos, namorados e familiares. Também gostei muito deste livro:



Convergente

Este é o livro que, na minha opinião, engonha mais. Não é tão "mágico" como os anteriores. Aqui conhecemos o desfecho desta história. Mas acho que tem partes que foram mal aproveitadas, que me tiraram um pouco o entusiasmo da leitura. Contudo gostei muito do livro, apesar de um acontecimento que me ficou atravessado, que acredito que quem já leu saiba do que se trata. No entanto acho que, dadas as circunstâncias até teve um bom final, sendo portanto esta a minha classificação (no goodreads ficou 4 estrelas):




Concluindo, gostei mesmo muito da trilogia, da escrita da autora, da construção das personagens, dos momentos surpreendentes. Apenas acho que falta alguma coisa no terceiro livro e lá está, há o tal episódio completamente dispensável.

Sei que são apenas umas mini-opiniões, que não dizem muito, mas não queria mesmo correr o risco de dar spoilers e, sendo assim, não tenho muito a dizer, mas mesmo assim queria deixar aqui a minha opinião sobre esta trilogia.



8 comentários:

  1. Olá Sara,
    Tenho alguma curiosidade nesta trilogia e acho que a vou ler este ano. Adorei a trilogia Jogos da Fome e a minha irmã mais nova anda muito entusiasmada com esta (até comprou os livros e tudo), portanto acho que está na altura de lhe dar uma oportunidade e a tua opinião ainda reforçou mais a minha ideia =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Ainda não li os Jogos da Fome, estou à espera de ter o último livro para me lançar a ela. Suspeito que vou querer tudo de seguida também.
      Ainda bem que estás a pensar dar uma oportunidade a esta, espero que gostes :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Ois,

    Fica registado sem duvida, fiquei com imensa curiosidade, se vir boas oportunidades até devo investir :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Se deres uma oportunidade espero que gostes!

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Devo gostar, pois pela ideia que tenho tem semelhanças com os Jogos da Fome que adorei ;)

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Tenho esta trilogia cá em casa mas ainda não lhe peguei, pois quando pegar quero fazer como tu ler os 3 volumes de seguida. Apesar de agora ter aparecido um 4 volume não sei se o vou adquirir, pois acho que é mais uma forma de fazer dinheiro e que a trilogia se resume mesmo a estes livros.
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pois é capaz de ser mesmo uma maneira de fazer um pouco mais de dinheiro. Apesar de não ser de todo essencial, acho que quem gosta muito da trilogia vai querer ler. Eu pessoalmente vou querer mas vou esperar por uma oportunidade mais económica :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar