quinta-feira, 12 de março de 2015

Viver Depois de Ti - Opinião

Título: Viver Depois de Ti
Autor: Jojo Moyes
Edição/reimpressão: 2013
Editor: Porto Editora
Género: Romance
Páginas: 424








Sinopse:


Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a  sua  casa.  Sabe  que  trabalha  na  casa  de  chá  The  Buttered   Bun  e  sabe  que  não  está apaixonada pelo namorado,  Patrick.  O  que ela não  sabe  é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa.

Will Traynor  sabe que o acidente de  motociclo  lhe tirou  o  desejo  de viver. Sabe que agora tudo lhe  parece triste  e inútil e sabe  como pôr fim a este  sofrimento. O  que não sabe é que Lou  vai irromper  na sua vida com  toda a  energia e  vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre.


Opinião


Vi muitas opiniões acerca deste livro, sendo todas positivas. Como o assunto me interessava entrou rapidamente para a minha wishlist. Mas isto já foi há cerca de um ano e, como a minha memória não é das melhores, fui-me esquecendo do que se tratava, mas fiquei sempre com a vontade de o ler. Quando finalmente o adquiri, em e-book, comecei quase de imediato a sua leitura, sem reler a sinopse. Eu sinceramente prefiro começar a leitura sem saber muito do que se trata, torna tudo muito mais surpreendente. Felizmente acontece-me muito, saber algo sobre um livro, decidir se me interessa ler ou não e depois esquecer-me do que se trata.

Assim, comecei esta leitura sem saber praticamente nada sobre o livro. E ainda bem que foi assim, acho esta sinopse um pouco enganadora. 


Depois de Lou perder o emprego que adorava, fica um pouco perdida, sem saber o que fazer da vida, mas sabe que quem vive em sua casa depende do dinheiro que ela consegue arranjar com o seu trabalho e que não pode ficar desempregada durante muito tempo. Acaba por aceitar o trabalho de fazer companhia a Will, para o qual não está nada preparada e pensa em desistir logo no início. Mas as dificuldades familiares não o permitem e ela vai ter de aprender a lidar com a situação.


Este é um livro que nos faz refletir sobre a maneira como vivemos a nossa vida, se fazemos o que realmente queremos ou aquilo que esperam de nós, sobre o que deixamos para trás por pensarmos nos outros, mais do que em nós. Faz-nos também pensar em que condições a vida merece ser vivida e de quem é o direito de decidir o que fazer com a vida de cada um.


Apesar de me apetecer, não vou falar muito mais sobre a história para não dar spoilers a quem ainda não leu. 


Gostei muito da escrita da autora e de como ela desenvolveu a história, era quase impossível largar o livro, só descansei quando o terminei. Não é uma história fácil nem cor de rosa e não estava propriamente à espera daquele final, embora o tenha percebido.


Com este livro sorri e soltei gargalhadas, mas também chorei baba e ranho. Apesar de ter a sua quota parte de tristeza, gostei mesmo muito e recomendo vivamente. 


Classificação:




Há pouco tempo li que a autora decidiu escrever uma continuação deste livro e, embora eu ache que o final me pareceu bastante adequado e definitivo tendo em conta a situação, vou querer sem dúvida ler o seguinte, se realmente vier a existir.

Já foi também anunciado que irá haver a adaptação cinematográfica de Viver Depois de Ti, com estreia prevista para Março de 2016.

Em princípio será a Emilia Clarke (Daenerys de "A Guerra dos Tronos") a desempenhar o papel da Louisa e o Sam Claflin (Finnick de "Os Jogos da Fome") no papel do Will.



Irei sem dúvida querer ver o filme.

8 comentários:

  1. Viva,

    Bem gostava de ler este livro, quem sabe consiga arranjar na versão digital, volta e meia é bom ler um livro destes.

    Comoveu-te está visto :D

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Acho que é um livro que vale mesmo a pena. Isso não é muito difícil, não sou muito forte nesse aspeto eheh
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,

    Já conhecia a autora, mas nunca li nada dela. Já vi boas opiniões dos livros dela. Um dia quem sabe! Espero que seja uma boa leitura. Ainda bem que gostaste :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Foi o primeiro livro que li dela e gostei muito, agora quero ler os outros que também me parecem interessantes. Acho que vale a pena experimentares ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Já li dois livros desta autora e gostei muito! A ver se leio este em breve =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Por um livro não se pode dizer bem, mas suspeito que depois de ler outros livros dela ela se possa tornar mais uma das minhas escritoras preferidas. Espero que leias e que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Sara
    Conheço a autora tenho muitos livros dela cá por casa mas ainda não lhes peguei. Dizem muito bem do livro Doçura da chuva e de mais livros dela, tenho que a descobrir ainda este ano, quero ler esta escritora é uma enorme falha minha.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Tenho muita curiosidade para ler os outros livros dela. A Doçura da Chuva não é dela mas também é muito bom, foi um dos meus livros favoritos do ano passado. Espero que gostes :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar