sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Black Out - A Cortina da Memória - Opinião

Título: Black Out - A Cortina da Memória
Autor: Lisa Unger
Editor: Editorial Presença
Edição/ reimpressão: 2008
Género: Policial e Thriller
Páginas: 286







Sinopse:

Num primeiro olhar, a vida de Annie Power parece feliz, quase idílica. Vive num bairro rico, na Florida, com um marido que a adora, Gray, e uma filha ainda pequena, Victory. Mas, subitamente, os demónios de um passado que Annie preferia a todo o custo esquecer começam a rondá-la, trazendo-lhe memórias de alguém que ela foi um dia. Annie vê-se envolta numa espiral ascendente de puro terror à medida que as ameaças vão assumindo contornos mais perversos e que luta por recuperar as memórias malditas que poderão ser a única forma de se defender a si mesma e a Victory. Afinal, Marlowe Geary, o serial killer que conheceu anos antes, está de volta, a um passo de aniquilá-la.

Opinião:

Mais um livro que pude ler graças à minha amiga Carla do blog A Atmosfera dos Livros, muito obrigada Carla. Lembro-me que na altura em que ela publicou a opinião deste livro no seu blog me pareceu bem interessante e fiquei curiosa, mas entretanto esqueci-me completamente do que se tratava, a não ser qual o era o seu género literário.

Quero começar por dizer que acho este livro muito, muito bonito. Já acho a capa que aparece na imagem do livro na internet bonita, mas o livro ao vivo é mesmo muito bonito, muito mais do que podemos ver pela imagem acima. Gosto do efeito das molduras, de ser a preto e branco, da imagem estar inclinada. Já para não falar que está inteiramente relacionado com a história. Enfim, para o género que é acho que ficou muito bem.

Este é um livro com uma história bastante interessante, que nos faz querer saber o que realmente se passou. Vamos acompanhando o ponto de vista de Annie, tendo as mesmas dúvidas e certezas que ela. No entanto não fiquei muito agradada com a maneira como a autora escreveu e decidiu conduzir a história: esta vai sendo contada em tempos diferentes - o tempo presente, um passado mais recente, e um passado mais longínquo, e ainda a personagem principal a relatar os pontos de vista de outra personagem. Achei isto um pouco confuso, acabando por ter por vezes dificuldade em acompanhar a história.

Acho também que ficaram algumas coisas por explicar. Assim como houve algumas partes um pouco irrealistas de mais. Mas é um livro de ficção e não me posso queixar.

Quero ainda salientar que não percebo, de todo, os pais de Annie e de ela dizer que sabe que eles a amam. Como? Como se pode amar um filho e fazer o que eles fazem? Para mim, isso de amor não tem nada.

Apesar de ter gostado da história, não fiquei agarrada ao livro, tendo demorado um pouco mais de tempo a lê-lo do que esperava. Mas acho que vale bem a pena e recomendo muito a sua leitura, principalmente a quem for apreciador do género.





10 comentários:

  1. Olá Sara,
    Eu adorei este livro, foi uma surpresa enorme para mim.Fico com pena que não tenha sido assim contigo mas adorei a tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Eu gostei mas pronto, não adorei.
      Obrigada.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Este não é o género que mais gosto mas parece interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Também não é o meu género preferido mas ando a aprender a gostar mais :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    A primeira vez que ouvi falar deste livro foi precisamente no blog Atmosfera dos livros da Carla e lembro-me que na altura também me deixou com alguma curiosidade.
    A tua opinião também me deu alguma curiosidade e, apesar de não ter ainda lido muitos livros deste género literário é algo que quero mudar, por isso talvez um dia leia este livro.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Acho que é um livro interessante para o género. Se leres espero que gostes :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Viva,

    Não foi um livro que te tenha enchido as medidas mas que valeu a pena ler, quem sabe um dia venha a ler :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Isso mesmo ;) Espero que gostes se lhe deres uma oportunidade.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Sara,
    Nem sempre adoramos os mesmos livros, não é? É natural, no entanto vale sempre pela experiência =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      É verdade, mas vale a pena :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar