domingo, 11 de outubro de 2015

Carmilla - Opinião

Título: Carmilla
Autor: Joseph Sheridan Le Fanu
Editor: Quadra
Edição/ reimpressão: 2010 (1ª edição 1871)
Género: Literatura Fantástica
Páginas: 152







Sinopse:

Uma mulher sedutora visita uma mansão isolada do Sul e rapidamente se torna amiga da jovem filha da família, mas uma série de assassínios acaba por a denunciar como uma vampiresa com poderes hipnóticos letais.

Carmilla viria a influenciar directamente a apresentação que Stoker faz do vampiro, sobretudo no que se refere ao modo como trata as vampiresas que atacam Jonathan Harker nos primeiros capítulos de Drácula. Na verdade, de todos os contos de vampiros escritos em Inglaterra no século dezanove, Carmilla é o único sobre o qual se pode dizer que teve alguma influência directa em Stocker quando este autor escreveu Drácula.
 

Opinião:

Apesar de este livro ser um clássico foi há pouco tempo que o descobri. E só sabia que era sobre vampiros. Quando a Carla do blog A Atmosfera dos Livros mo emprestou decidi lê-lo para o desafio Assombração de Leituras.

Este é um livro pequeno e por isso não tenho muito a dizer sobre ele. Lê-se bastante rapidamente. A história é interessante e nada chata. Faz-nos queres perceber melhor o que se está a passar.

Apesar de não ser aquele livro sobre vampiros aos quais já estamos habituados, este, com muito menos ação tem bastante valor, até porque foi dos primeiros livros escritos sobre o tema e que serviu de inspiração para Drácula, livro que também tenho de ler. 

Não posso dizer que tenha gostado particularmente das personagens mas mesmo assim o livro tem o seu encanto. Recomendo vivamente a todos.


18 comentários:

  1. Olá Sara
    Desde o ano passado que fiquei curiosa com este livro e espero lê-lo este ano para o nosso desafio =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara,
    Ainda bem que gostaste fico contente;)
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Sim, acho que vale a pena :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Gostei da tua opinião, parece ser o livro perfeito para ler num dia devido às poucas páginas que tem, mas parece ser bastante interessante. :) Confesso que apesar do auge dos vampiros já ter passado à história, de vez em quando ainda gosto de ler livros desse género.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, dá para ler mesmo em pouquinho tempo :) É verdade, mas este é um livro de vampiros diferente do que estamos habituados.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Sara,
    Este não é muito o meu género de leitura, mas ainda bem que gostaste :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      É um bom livro do género.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Ois,

    Recomendação registada, já li vários livros com vampiros e há sem duvida vários com qualidade, Drácula é um caso sem duvida ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Tenho de ler também esse sem dúvida. Talvez para o ano :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  6. Estava com alguma curiosidade sobre este livro e com algumas reservas, mas depois de uma opinião destas, ok. Vai para a wishlist =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que foi escrito há tantos anos acho que é uma boa história, embora seja bastante diferente de outros livros/histórias de vampiros a que nos têm habituado. Espero que gostes :)

      Eliminar
    2. A mim ninguém me habituou a nada, detesto a saga Crepúsculo, já me vestia de vampira desde bebé, já ganhei concursos mascarada de vampira à mais de 10 anos e estudo-os e gosto deles (os a sério) desde que me lembro que existo. Os do género de Anne Rice e não os de purpurina na cara e que comem alface :/
      Sem ofensa aos fãs, mas cada um com a sua opinião e essa é a minha.
      Há quem não goste de Harry Potter e eu quero lá saber, interessa-me é que eu gosto =P

      Eliminar
    3. Claro, cada um tem os seus gostos :)
      Eu gostei de Crepúsculo quando li, mas sei que se lesse agora não ia achar a mesma piada. Ainda não li nada de Anne Rice, mas acho que o vampirismo deste livro é mais parecido com o dos seus livros.

      Eliminar
    4. Então vou tratar agora de o tentar arranjar ;)

      Eliminar
  7. Também ouvi falar muito recentemente deste livro, mas como clássico que é esta na mina wishlist e vou querer lê-lo ainda antes de ler o Drácula :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes :) Agora também quero ler o Drácula.
      Beijinhos

      Eliminar