sexta-feira, 29 de julho de 2016

Uma Família Inglesa - Opinião


Título: Uma Família  Inglesa
Autor: Júlio Dinis
1ª Edição: 1868


Sinopse:

Em plena segunda metade do séc. XIX, Júlio Dinis apresenta-nos uma família que habita a ribeirinha cidade do Porto, os Whitestone. Mr. Richard é o chefe de família, um homem que simboliza fielmente a austeridade britânica. Homem de hábitos e já viúvo, é dono de uma casa comercial na Rua dos Ingleses, centro nevrálgico do comércio na cidade. Carlos é o filho mais velho. 
Um jovem boémio, frequentador assíduo de cafés e de teatros, está completamente desligado dos negócios da família. Jenny é a filha mais nova. Desde a morte da mãe que ocupa o seu lugar no que toca a tudo que está relacionado com o universo doméstico. É ainda uma grande confidente do irmão e uma mediadora entre este e o pai de ambos. Todo o enredo se precipita quando, num baile de Carnaval, Carlos conhece uma misteriosa mascarada que, mais tarde, se vem a revelar ser Cecília, a filha de Manuel Quintino, guarda-livros na casa comercial dos Whitestone.

Opinião:

Já tenho uma edição antiga deste livro em casa há alguns aninhos. Decidi que estava na altura de pegar finalmente nele.

E fiz bem, gostei muito da escrita do autor. A história é bem simples, e é de um modo geral agradável, apesar de haver algumas coisas que me fizeram um pouco de "comichão", maioritariamente atitudes de algumas personagens. No entanto, estas deviam-se aos costumes da época, por isso não pude julgar.

Também achei que a história se demorou um pouco a desenvolver. Já passava das 100 páginas e ainda muito pouco tinha acontecido. No entanto, ao contrário do que costuma acontecer, isto não tornou o livro aborrecido, a escrita de Júlio Dinis não o torna possível.

Recomendo a quem gosta de romances clássicos. Vou sem dúvida querer ler outras obras do autor.






6 comentários:

  1. Júlio Dinis ocupa um cantinho ternurento na minha vida. Já li todas as suas principais obras e apesar do ritmo lento, de me exasperar um pouco com a demora que leva o desabrochar dos amores entre o casalinho ou casalinhos que protagonizam a obra, não consigo não gostar de tudo o que escreveu.
    Aconselho-te "Os fidalgos da casa mourisca".
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito da maneira como está escrito.
      É um dos que tenho mais curiosidade para ler.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    A ver se experimento um dia, pelo que percebi vale a pena :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Sim, vale a pena, pelo menos eu acho que sim eheh.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Este ano li pela primeira vez um livro do autor - Os Fidalgos da Casa Mourisca - e adorei! Tenho este livro cá por casa também por ler =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Quero muito ler esse! Comecei por este porque era o único que tinha do autor. Mas valeu bem a pena :)
      Beijinhos

      Eliminar