domingo, 14 de setembro de 2014

10 Livros que Carregamos no dia a dia - Desafio no Facebook

Olá :)

Não sei se já têm conhecimento, mas anda a circular pelo facebook um desafio literário, que consiste em escolher 10 livros que de alguma maneira carregamos no dia-a-dia. É dito para demorar pouco tempo, sem pensar em demasia. Ainda é referido que não é suposto escolhermos grandes obras literárias, mas aquelas que nos tocaram de alguma maneira.

Vou-vos mostrar os 10 livros que escolhi para este desafio, sublinhando que não há qualquer ordem de preferência.


"A Doçura da Chuva" de Deborah Smith
Esta foi uma das minhas leituras mais recentes e simplesmente adorei o livro. Faz-nos pensar na maneira como realmente olhamos para as pessoas  com deficiências e faz-nos perceber que se calhar são elas que melhor sabem viver a vida e que menos a complicam.



"Nunca me Esqueças" de Lesley Pearse
Este foi o primeiro  livro que li da autora e um dos meus favoritos. É uma história muito forte e que me fez pensar em todas as comodidades que temos e que por vezes não lhes damos o devido valor. Esta história tocou-me muito, principalmente porque se baseia em factos verídicos.



"Frágil" de Jodi Picoult
Frágil é um dos meus livros preferidos da autora. Gosto do que a autora nos oferece: apresenta uma doença, a osteogénese imperfeita, que eu desconhecia completamente antes de me deparar com o livro e cria uma história fantástica por detrás dela. Achei interessante ver o que uma mãe é capaz de fazer para o bem dos seus filhos, apesar de todas as repercussões que sabe que trará.



"Sombras da Noite Branca" de Sandra Carvalho
Este livro está aqui em nome de toda a "A saga das pedras mágicas", que fui acompanhando ao longo de vários anos. Escolhi este por ser o último e considerar que foi um bom fim para esta história magnífica.



"O Marciano" de Andy Weir
Apesar de ser um livro de ficção científica, um género que não é dos meus preferidos, gostei mesmo muito deste livro. Adorei o protagonista por me fazer rir, por apesar de todas as dificuldades nunca desistir e por arranjar sempre maneira de resolver qualquer problema. Adorei também a solidariedade geral que demonstraram para com ele.



"Harry Potter e o Príncipe Misterioso" de J. K. Rowlling
Este livro também está aqui a representar toda a magnífica série, que me acompanhou na infância e na adolescência e que me fez sonhar e sonhar. No entanto, acho que este foi um dos meus livros preferidos (tirando aquele final, claro eheh).



"O Filho das Sombras" de Juliet Marillier
Apesar de gostar de todos os livros do que era inicialmente a "Trilogia Sevenwaters" mas à qual a autora foi acrescentando mais livros, acho que este foi um dos meus favoritos.



"A Bibliotecária de Auschwitz" de António G. Iturbe
Apesar de ser um tema horrível, gosto sempre de saber mais alguma coisa sobre o que se passou nos campos de concentração. Este livro mostra-nos o horror que lá era vivido, mas também o pequeno conforto que as crianças e alguns jovens e adultos encontravam na "Escola" que por momentos os faziam esquecer de onde estavam.



"Sozinhos na Ilha" de Tracey Garvis Graves
Apesar de ter visto em muitas opiniões que este tema já era muito "batido" a verdade é que à exceção do filme "A Lagoa Azul" nunca vi nem li nada parecido. Gostei muito da escrita da autora e da história em si, do que os personagem conseguiram fazer para sobreviver na ilha deserta.



"As Dez Figuras Negras" de Agatha Christie
Durante alguns anos pensei que não ia gostar muito dos livros desta autora por já terem sido escritos há anos e anos atrás. Mas recentemente dei uma oportunidade e li este livro e adivinhem? Adorei! Adorei o facto de não fazer ideia até ao fim quem seria o assassino, mas também gostei da escrita da autora, o que me surpreendeu.


Eu sei que não tenho quase livros de autores portugueses, não sei bem porquê. Acho que estes foram os primeiros que me vieram à cabeça, mas também gosto muito de livros portugueses!

E vocês? Que 10 livros escolheram?


Sem comentários:

Enviar um comentário