quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ligeiramente Casados - Opinião

Título: Ligeiramente Casados
Autora: Mary Balogh
Tradução: Margarida Luzia
Edição/ Reimpressão: 2013
Editor: Edições ASA
Género: Romance
Páginas: 336






Sinopse:

Como todos os Bedwyn, Aidan tem a reputação de ser arrogante. Mas este nobre orgulhoso tem também um coração leal e apaixonado - e é a sua lealdade que o leva a Ringwood Manor, onde pretende honrar o último pedido de um colega de armas. Aidan prometeu confortar e proteger a irmã do soldado falecido, mas nunca pensou deparar com uma mulher como Eve Morris. Ela é teimosa e ferozmente independente e não quer a sua proteção. O que, inesperadamente, desperta nele sentimentos há muito reprimidos. A sua oportunidade de os pôr em prática surge quando um parente cruel ameaça expulsar Eve de sua própria casa. Aidan faz-lhe então uma proposta irrecusável: o casamento, que é a única hipótese de salvar o lar da família. A jovem concorda com o plano. E agora, enquanto toda a alta sociedade londrina observa a nova Lady Aidan Bedwyn, o inesperado acontece: com um toque mais ousado, um abraço mais escaldante, uma troca de olhares mais intensa, o "casamento de conveniência" de Aidan e Eve está prestes a transformar-se em algo ligeiramente diferente…

Opinião: 

Li este livro porque me apetecia uma leitura leve, sem nenhum assunto bastante complexo, ou seja, algo que me proporcionasse um bom momento. E o que melhor que um destes romances quando temos esta vontade?

Por sentir que ficou a dever a sua vida a um dos seus capitães que está agora moribundo, Aidan quer saldar esta dívida e promete-lhe levar a notícia da sua morte à sua irmã e também fazer tudo para a proteger de tudo e de todos, mesmo sem saber o que isso poderá implicar. Quando conhece Eve, parece que a única coisa que pode fazer por ela é dar-lhe a trágica notícia, mas em breve descobre que algo mais poderá ter de ser feito, algo que comprometerá as vidas dos dois: o casamento. Embora tenha sido acordado que este acontecimento só serviria para ajudar Eve a manter a sua casa e que nunca mais se veriam, isto acabou por sair um bocadinho ao lado.

Primeiro de tudo quero salientar a lealdade demonstrada pelas personagens deste livro. Primeiro pela parte de Aidan que fez tudo para cumprir a promessa que tinha feito a um moribundo, sendo que podia facilmente esquecê-la ou simplesmente declarar que o que tinha de fazer seria demais, iria alterar a sua vida de maneira definitiva, não podendo nunca voltar atrás. Por outro lado, Eve tem um coração enorme. Decidiu ajudar Aidan a não manchar a sua imagem, apesar de todo o desconforto que poderia sentir durante algumas semanas e de terem combinado não se voltarem a ver. Por outro lado, também desistiu do seu sonho para poder proteger todas as pessoas (e não só) que viviam com ela, de quem ela gostava e que sabia que mais ninguém as poderia ajudar se ficassem todos sem casa. Por último, achei notável a lealdade de Bewcastle, que faz de tudo para proteger a sua família, quer concorde com os actos dos seus membros ou não.

Foi a minha estreia com a autora e gostei da sua escrita, faz-nos querer saber o que se vai passar a seguir. Apreciei o facto de a história não ser contada apenas da perspetiva de Eve mas também da de Aidan. Dá-nos sempre outra perceção e ajuda-nos a perceber o porquê de algumas atitudes.

Gostei muito deste livro. Sei que não é nenhuma obra de arte mas, como disse, li-o porque me apetecia passar um bom tempo, sem assuntos muito complexos, e este livro serviu exatamente este propósito. Assim, a minha classificação é:

4 comentários:

  1. Olá novamente :D

    Sem duvida que volta e meia sabe tao bem ler este tipo de livrinhos, que muitas vezes acaba por nos comover e cativar, nunca li nada mas fiquei curioso, fica registada mais esta recomendação ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      É verdade, de vez em quando sabe mesmo bem e acho que este serve bem este propósito.

      Obrigada, beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Se gostas deste tipo de livro, deves gostar dos livros de Madeline Hunter, são fantásticos. A tua opinião abriu-me o apetite para ler este livro.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Não conheço a autora mas tenho bastante curiosidade, também acho que vou gostar
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar