domingo, 29 de março de 2015

Chocolate - Opinião


Título: Chocolate
Série: Chocolate (livro 1)
Autora: Joanne Harris
Tradução: Teresa Casal
Edição: 1999
Editor: Edições ASA
Género: Romance
Páginas: 259





Sinopse:

A aldeia de Lansquenet-sur-Tannes tem duas novas moradoras: Vianne Rocher, jovem mãe solteira, e a sua filha Anouk. Ambas correram mundo e querem agora estabelecer-se, pelo que Vianne pensa montar um negócio. Um negócio aromático e guloso mas, naquelas paragens, pouco comum: uma chocolataria com o nome de "La Céleste Praline".
Para a aldeia, "La Céleste Praline" e a sua encantadora proprietária são um sopro de ar fresco frente à tirania de Francis Reynaud, um jovem padre de uma austeridade a raiar o fanatismo, que não oculta o seu desagrado por um comércio demasiado sofisticado e "tentador", e que vê em Vianne um desafio à sua autoridade. Frente a ele, a jovem Vianne só pode apelar à alegria de viver das gentes de Lansquenet...
Chocolate é um repertório de sabores, descritos de uma maneira tão viva que quase se sentem; é também uma galeria de personagens ternos e cruéis, amáveis e odiosos, sempre intensos e credíveis. Mas é sobretudo um romance tão ameno, tão rico e variado, que deixará nos seus leitores uma impressão imorredoira.

Opinião:

Esta história é-nos contada através de duas perspetivas: a de Vianne, mais dirigida ao leitor, falando do seu passado e dos acontecimentos que vão ocorrendo; e a do padre Reynaud, que descreve os seus feitos, sentimentos e pensamentos a um antigo padre, que ele trata como "mon père", que está em coma. Estes dois pontos de vista estão diferenciados graficamente pelo tipo de letra.

Vianne tenta estabelecer-se durante algum tempo no mesmo sítio com a sua filha Anouk. Decide abrir uma chocolataria e, com isso, conquistar os moradores da aldeia. Mas tem um problema: chegou perto da altura da quaresma e o pároco acredita veementemente que este período deve ser para reflexão e contenção. Uma loja de chocolates a abrir precisamente nesta época é considerada por ele como uma tentação para a população de Lansquenet-sur-Tannes.

Conhecemos diversas personagens: o dono do café que age como se fosse um dos donos da aldeia e a sua mulher que é controlada por ele; um homem que anda sempre como o seu cão atrás; uma mulher mais velha que não gosta nem da igreja nem do padre e a sua filha que está constantemente a tentar colocá-la num lar; gente do rio, entre muitos outros.

É-nos dado a conhecer o passado de Vianne quando andava a correr mundo com a sua mãe e, depois, com a sua filha. Achei uma personagem bondosa, mas não consegui sentir nenhuma ligação com ela.

Por outro lado, a vida do padre Raynaud é completamente dedicada à igreja, sendo completamente obcecado com isso, faz de tudo para que as pessoas da aldeia não se desleixem da sua vida cristã, principalmente na altura da quaresma. É uma pessoa bastante rígida, que não demonstra grande compaixão nem afetos. Não gostei mesmo nada desta personagem, acho que não tem atitudes dignas de um padre, nem sequer de um cristão, e quando melhor quer fazer, pior faz. Depois daquilo que fez, não tem moral nenhuma para dizer aos outros o que devem ou não fazer.

Este foi o segundo livro que li desta autora, já tinha lido "A Marca das Runas" e não tinha gostado muito. Como este era de um género diferente, pequeno e eu adoro chocolate, decidi experimentar. Também não correu bem. Demorei cerca de um mês a ler tão poucas páginas: não me consegui ligar às personagens, não achei a história muito interessante, enfim, foi uma leitura bastante arrastada. Não sei se o li na altura errada, mas a verdade é que foi uma desilusão. Não tenciono ler os próximos livros desta série, pelo menos não para já.

Têm algum livro da Joanne Harris que me recomendem? Estou disposta a dar mais uma oportunidade, tenho mesmo pena de não estar a gostar dos seus livros.

Classificação:




8 comentários:

  1. Olá
    Gostei muito da tua opinião, ainda não li este livro mas vi o filme e achei muito lindo e delicioso de se ver...tanto chocolate hummmm.
    Estou a seguir o teu blogue porque achei interessante, se quiseres podes visitar o meu http://atmosferadoslivros.blogspot.pt/ e dizeres o que achas, gosto sempre de partilhar opiniões.
    Boas leituras e beijocas;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Também tenho de ver o filme.
      Obrigada :) Claro que vou visitar
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,

    Nunca li esta autora. E nunca li este livro. Vi o filme e foi ... mais ou menos! Não foi um filme que adorasse. E por isso mesmo não irei ler o livro. Mas já ouvi falar bem dela. Mas sinceramente não bem que livro te recomendar.

    Pena que não foi uma boa leitura. A próxima será melhor :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      De vez em quando acontece, mas sim, de certeza que a próxima será melhor.
      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Viva,

    Que pena não teres gostado, nunca li mas tenho este livro e "A Praia Roubada" da escritora por ler, a ver se lhe dou oportunidade, ainda assim :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Acho que deves dar-lhe oportunidade, pode ser que gostes. Eu tenciono dar, mas só daqui a algum tempo, pode ser que corra melhor.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Cada livro que pego desta autora é cada livro que abandono. Não gosto nem um bocadinho da maneira como escreve. Sei que muitas pessoas gostam dela e eu até gosto da adaptação cinematográfica do Chocolate, mas é mesmo a escrita dela que não funciona comigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Pois eu depois de ler o livro fiquei sem vontade nenhuma de ver o filme. A escrita não é das minhas preferidas mas as histórias também me desapontam um pouco

      Eliminar