sexta-feira, 8 de maio de 2015

As Viagens de Gulliver - Opinião

Título: As Viagens de Gulliver
Autora: Jonathan Swift
Edição: 2004
Editor: Público
Género: Romance
Páginas: 341







Sinopse

Além de fazer uma sátira a toda a raça humana, o autor d[as Viagens de Gulliver] dá-nos a conhecer as sociedades inglesa e francesa da época e crítica os aristocratas ingleses e ainda a Royal Society e a administração inglesa na Irlanda. Depois do navio a bordo do qual se encontrava ter naufragado, Gulliver foi arrastado para uma ilha cujos habitantes, os Liliputianos, eram extremamente pequenos e entravam em guerra pelos motivos mais insignificantes. Em seguida Gulliver conheceu Brobdingnag, uma terra habitada por gananciosos gigantes. Gulliver seguiu viagem por outros países e, por fim, encontrou uma raça de cavalos muito inteligentes, os Houyhnhm, que receavam que os Yahoo, uma raça imperfeita de humanos, se tornassem cultos. Ao regressar a Inglaterra Gulliver vai compartilhar todo o que aprendeu com os Houyhnhm.

Opinião


Antes de ler este livro pensava que as viagens de Gulliver se resumiam praticamente às suas aventuras em Lilipute, onde os habitantes se assemelhavam a si mas eram muito mais pequenos.



Mas estava enganada, Gulliver conhece muitos outros locais, onde raramente a população é como ele, da mesma raça, forma ou tamanho.

Gulliver irá depois parar a Brobdingnag, onde as pessoas são, desta vez, muito maiores que ele.



Passa também algum tempo numa ilha voadora, Laputa.




A sua última viagem  e aventura é no país dos Houyhnhnms, que são seres iguais aos cavalos mas que são racionais.



Estes foram apenas alguns locais que Gulliver conheceu durante as suas viagens, embora a maioria tenha sido descoberta acidentalmente. 

Reconheço que Jonathan Swift teve bastantes ideias, algumas engraçadas e bastante boas, outras que não me agradaram tanto. Não achei muita piada à parte da academia, em que as pessoas tentavam arranjar maneira de se auto-sustentarem, mas com ideias muito estapafúrdias e algumas também bastante nojentas. Por outro lado, achei piada à sua estadia em Lilipute, a conseguir comunicar com pessoas já mortas e à parte final, a sua estadia no país dos Houyhnhnms, onde se denota uma crítica à sociedade e até à raça humana e que, apesar de ter sido publicado em 1726, ainda continua a ter alguns aspetos bastante atuais.

Até agora, nada de muito mau. Mas houve um aspeto que fez com que esta não fosse uma leitura agradável para mim: a maneira como foi escrito. O livro praticamente não tem diálogos, a história foi toda contada através de descrições. Como já disse, acho que o autor até teve boas ideias, mas acho que não conseguiu contá-las da melhor forma, não foram bem aproveitadas, poderia transpô-las de maneira muito mais apelativa, pelo menos para mim. Isto fez com que andasse a ler este livro há meses e meses e só com muita persistência é que consegui terminar, sei que se fosse uma pessoa que não tem problemas em deixar livros a meio este teria sido um deles.




11 comentários:

  1. Viva,

    Gostei muita da mensagem e da tua sincera opinião, muito bem, fico com a ideia que o livro tem qualidade, belas ilustrações, mas que por não ter diálogos torna-se chata (para ti)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)
      O livro tem sem dúvida qualidade. As ilustrações não são do livro, esta edição +elo menos é mesmo só texto. Eu é que decidi tentar embelezar um pouco mais o post eheh. Sim, foi um pouco chata mas tenho a certeza que há muitas pessoas que adoraram :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Ai mas que bem, tiveste muita criatividade sem duvida :D

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Nunca li este livro e também nunca foi livro que me chama-se muito a atenção.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Para ser sincera, nem a mim, mas tenho alguns livros destas edições do público cá em casa e tenciono dar oportunidade a cada um deles, mas com tempo eheh. Mas dos 3 que já li, nenhum deles me cativou :s espero que isso mude daqui para a frente, se não estou mal!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Sara,
      Recordo-me muito bem é dos desenhos animados que davam baseados neste livro e gostava de os ver ;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    3. Olá Carla, eu acho que só cheguei a ver uma vez ou duas e era da parte em que ele era tipo um gigante, daí pensar que a história se passava todas aí eheh.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,

    Tenho alguns livros dessa edição cá em casa. Mas esse por acaso não tenho.
    Não sei se por acaso, mas realmente nunca tive grande interesse nele. Já vi um filme baseado nesta história e não me chamou muito a atenção.
    Gostei da tua opinião sincera.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Também não é um livro que recomendo.
      Obrigada, beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Sara,
    Pois é, também achei o livro demasiado descritivo e não lhe fazia mal nenhum ter alguns diálogos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar