domingo, 18 de outubro de 2015

O Devorador - Opinião

Título: O Devorador
Autor: Lorenza Ghinelli
Editor: Suma
Edição/ reimpressão: 2013 (1ª edição 2008)
Páginas: 260








Sinopse:

Várias crianças desapareceram nas mais macabras circunstâncias, sem que a polícia encontre qualquer explicação. Pietro, de 14 anos, é autista. Vê o mundo de forma diferente e vive numa prisão de silêncio, incapaz de comunicar. É, porém, o único que sabe que algo de terrivelmente brutal está a acontecer no seu bairro. Depois de ser atacado por um grupo de três rapazes, começa a fazer estranhos desenhos de um velho vestido de negro, o Homem dos Sonhos. Ninguém lhes dá grande valor senão Alice, a sua psicoterapeuta, que suspeita que o velho pode estar associado aos desaparecimentos.

Os desenhos de Pietro trazem a Alice recordações de infância, ocultas na memória durante muitos anos: Denny, seu colega de escola, tinha sete anos e um pai alcoólico. Sofria maus tratos constantes em casa e nas aulas e procurava refúgio da realidade na sua poderosa imaginação. O que acontece quando a imaginação de uma criança é tão forte e desesperada que se torna capaz de criar um monstro, um monstro real, que se alimenta do ódio e do ressentimento, um devorador de almas sem meio de se saciar? Agora que Pietro desenhou o Homem dos Sonhos, será ele a próxima vítima?

O Devorador é uma história feita de sonhos e de medos, onde a fantasia e a realidade se confundem para criar um mistério inquietante.
 


Opinião:

Só conheci este livro depois de ver a opinião da Carla no seu blogue e foi ela que mo emprestou. Obrigada mais uma vez, Carla :)

Este é um livro bem diferente daquilo que estou habituada. É de mistério e também um pouco de terror, algo que não estou nada habituada a ver nos livros que costumo ver. Mas não achei assustador, por isso não tenham medo eheh.

Achei a história interessante, gostei de ver o desenrolar dos acontecimentos mas acho que ficaram algumas coisas por explicar, coisas que eu gostava de ter percebido melhor.

A escrita também não é das minhas preferidas, não gostei muito da linguagem que foi utilizada várias vezes, linguagem mais agressiva. Percebo quando esta é utilizada em diálogos nos contextos e em certas personagens mas penso que na narrativa poderia ser evitada. Mas isto é só uma opinião pessoal.

Foi um livro que me surpreendeu e embora não tenha adorado aconselho a sua leitura a quem gosta do género.



6 comentários:

  1. Olá Sara,
    Eu adorei este livro e gostei muito da escrita da Lorenza, é diferente mas cativou-me.
    Pena que não tenhas gostado tanto como eu;(
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla
    Nem sempre podemos adorar o mesmo :) mas gostei e acho que vale a pena ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Creio que não é um livro muito conhecido, mas que a avaliar pela sinopse parece ser muito bom. :)
    Gostei da tua opinião, dá para perceber que é um bom livro para os amantes do género literário e até mesmo uma boa aposta para quem não lê muito o género que é o meu caso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Viva,

    Bem não sei se já tinha comentado mas gostei de ler a tua opinião sincera e a dizer o que sentiste e pelo que percebo e ainda assim vale a pena ler :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, não achei perfeito mas acho que vale bem a pena.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar