segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Re-leitura Harry Potter - Opinião



A história de Harry Potter dispensa apresentações. E esta não foi a minha primeira experiência com a releitura desta série. Antes do lançamento de Harry Potter e o Cálice de Fogo reli os anteriores 3 volumes duas vezes. Depois ofereceram-me o último volume em inglês, que eu li logo de seguida, tendo depois relido quando saiu em português. 

Em 2015, em conversa com a Carla percebemos que estávamos com vontade de voltar a este mundo fantástico e decidimos fazer esta leitura conjunta. 

Confesso que tinha um pouco de receio de não sentir o mesmo encanto que senti quando era mais nova. Mas felizmente isso não aconteceu. Foi uma experiência fantástica! Depois de tantos anos, tinha ficado apenas com a ideia dos filmes, na grande maioria. Havia muitos pormenores dos livros que tinham ficado esquecidos e que souberam tão bem ser relembrados. A partir do terceiro livro, foi quase como se estivesse a ler pela primeira vez.

Se antes considerava o Prisioneiro de Azkaban o meu menos preferido e O Príncipe Misterioso o que mais gostava, após esta releitura isto mudou um bocadinho. Não consegui definir um livro como o que menos gostei, achei-os bastante equilibrados, mas o sexto continua a ser o meu preferido.

Quanto às personagens, já gostei mais do Harry, por vezes achei-o um pouco egoísta, pouco interessado com o que os amigos estavam a sentir por exemplo. Mas claro que não deixei de gostar dele. Fartei-me de rir com o Ron, tem momentos muito divertidos, principalmente quando está com a Hermione, embora os dois também tenham tido as suas zangas por vezes exageradas. A Hermione é simplesmente fantástica, por toda a sua inteligência e preocupação com os outros. Uma das minhas personagens preferidas é a Ginny, acho que tem bastante garra e uma personalidade muito forte, o que não passou muito para os filmes. Sei que muita gente não gosta dela, mas eu sempre gostei e fiquei mesmo contente quando finalmente o Harry reparou nela no sexto livro (talvez por isso seja o meu preferido eheh - também, mas não só). Depois também gosto bastante da Professora McGonagall, do Hagrid , do Dobby e do Neville. Apesar de o Snape ter aquele segredo durante todo o tempo, acho que não tem justificação para algumas atitudes que foi tomando ao longo dos anos. A personagem que menos gosto é sem dúvida a Umbrige, aquela mulher é simplesmente insuportável!

Apesar de os filmes estarem bons, muito bons para quem nunca leu os livros, acho que a partir do terceiro faltam muitas coisas interessantes. Quando estava a ler só pensava como seria bom se fizessem o género de uma séria televisiva e que cada livro correspondia a um episódio, sendo que assim poderiam reproduzir tudo mais fidedignamente. Mas eu sei, é sonhar muito alto.

Só tenho a dizer que quem não conhece esta série, através de filmes ou livros, que lhe dê uma oportunidade. Tenho a certeza que não se vão arrepender. Quem já conhece que releia e reveja, que é o que eu tenciono fazer várias vezes daqui para a frente.

E vocês, o que me têm a dizer desta série?


10 comentários:

  1. Olá Sara
    Apesar de não ter sido uma série que me marcou, reconheço que é bastante boa =)
    Quanto aos filmes, na altura vi os dois primeiros e achei-os muito infantis. Mas quando saiu o último, fui ver e gostei bastante. E tenho tentado ver os mais recentes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Eu vi primeiro o primeiro filme e desde aí que fiquei apaixonada. E foi uma série que acompanhou o meu crescimento desde criança. Talvez por isso me seja tão especial.
      Apesar de os filmes cortarem bastantes coisas dos livros acho que merecem bem ser vistos. Acho que os últimos 3 estão muito bons :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva miga,

    Bem gostei muito de ler o teu comentario e bolas logo hoje que se soube da morte do personagem que fez o professor Snape nos filmes, que pena.

    Seja como for esta seria uma saga que adorava poder ter tempo para ler, e confesso que só li porque via a loucura de tanta gente e achava estranho, experimentei e devo ter lido tudo de seguida, tive sorte que me emprestarem,

    Já estive para comprar, quem sabe um dia, marcou sem duvida uma geração e colocou muito jovem a ler o que é muito bom :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)
      Fiquei mesmo abalada com a notícia, é sem dúvida uma grande perda :(
      Acho que deve ser muito poucas as pessoas que não gostam ehehe. Acho que vale bem a pena ser relida.
      Olha, agora tem aquela edição toda bonita do castelo eheh (embora eu continue a gostar muito das originais).
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Esta saga é quase que um clássico no sentido de ser conhecida por praticamente toda a gente, quem leu os livros adorou-os e quem viu os filmes ficou igualmente fã. Confesso que só li um ou dois volumes quando era mais nova e era mais "desapegada" de leituras, mas são leituras que quero muito fazer e ler a saga completa. Só vi os filmes e do que vi gostei bastante, por isso acredito que os livros sejam ainda melhores!
    E agora até existe aquela edição especial tão bonita em que os livros juntinhos formam a imagem do castelo. :)
    Essa ideia da série era capaz de ser gira.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Tens mesmo de ler eheh não te vais arrepender. Espero que gostes muuito.
      Não consigo dizer que não gosto dos filmes, apesar de retirarem bastantes coisas. Mas sim, os livros são bastante melhores.
      Essa edição é de aproveitar :)
      Eu adorava eheh.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Sara,
    Concordo contigo em muita coisa, esta releitura vez-me ver que alguns livros que eu não tinha gostado nada passei a adorar. Algumas personagens que me irritavam muito no início da série passei a adorar.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Ainda bem :) eu já gostava de todos, mas passei a gostar muito mais !
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Também a reli no verão. Adoro Harry Potter. É um dos meus livros preferidos! Estou desejosa de acabar de ler o 8 livro... Mas tenho demorado porque ainda não consegui compra-lo. Então vou a fnac, e lei-o aos poucos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara
      Eu também , é sem dúvida a minha série preferida!
      Espero que gostes :)

      Eliminar