sexta-feira, 29 de abril de 2016

Mensagem - Opinião



Título: Mensagem
Autor: Fernando Pessoa




Mensagem é o único livro de poemas de Fernando Pessoa publicado em português durante a sua vida. É também "realmente um só poema", como escreveu, dada a unidade perfeita conseguida pelo seu canto das grandezas passadas da nação - que se reflectem no futuro, potenciadas pelo Quinto Império.


Sem a simetria de composição nem a vastidão narrativa da epopeia clássica, é a obra minimal de um Supra-Camões concentrado na construção de um mito, o de D. Sebastião, entendido como a síntese da ousadia dos heróis anteriores e como a promessa de um "dia claro" por vir. 


Opinião:

Nunca fui grande fã de poesia, nunca fui capaz de interpretar tudo o que se escondia nas suas entrelinhas, pelo menos o significado que na escola nos diziam que tinha. No entanto achei alguns dos poemas escritos por Fernando Pessoa interessantes, e como tinha esta edição em casa, decidi fazer uma leitura diferente.



Admito que nem todos os poemas me agradaram, nem digo que percebi todos eles. Mas houve alguns dos quais gostei mais, e vou partilhar com vocês quais foram. Dois deles, são dos mais conhecidos - O Infante e Mar Português. Os outros dois eu desconhecia, mas surpreenderam-me pela positiva - O Quinto Império e As Ilhas Afortunadas.





No geral foi uma boa leitura, embora poesia não seja definitivamente dos meus géneros preferidos. Fernando Pessoa foi mesmo um grande escritor português!




4 comentários:

  1. Olá Sara,

    Isso é que foi coragem! Também tenho a Mensagem e O Livro do Desassossego de Pessoa (que por acaso é um dos mais caros que tenho na estante). Um dia também hei-de ganhar corajosa eheheh

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia
      Decidi tentar, embora não tenha adorado a experiência gostei, e penso que posso ainda gostar mais daqui a uns anitos.
      Experimenta :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sara!
    Também já li A Mensagem, na edição dos clássicos da Civilização e gostei mais do que pensava. Mas também sempre adorei O Mar Português e o Mostrengo <3
    Um dia, tenho que ler mais Pessoa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Esses são muito bons sem dúvida :)
      Eu também!
      Beijinhos

      Eliminar