sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Paula - Opinião

Resultado de imagem para paula isabel allende capa portugal

Título: Paula
Autor: Isabel Allende
Ano de publicação: 1994

Sinopse:

Esta obra de Isabel Allende possui e prossegue duas qualidades essenciais à sua narrativa e ao seu estilo literário: a densidade e a intensidade. 
Sendo uma representação do sofrimento e das memórias, Paula é um documento multi-biográfico, como de resto são em grande parte os seus outros romances, e neste se configura como uma viagem dupla em presença do estado comático da filha e da acumulação das experiências de outras dores, entremeadas de alegrias, da mãe. 
Paula é tanto um diálogo à cabeceira de uma doente clinicamente privada de consciência, como um solilóquio de grandeza e fragilidade, a tentativa de unir a ideia do amor como única ponte de salvação humana, a realidade do sofrimento tantas vezes absurdo e indecoroso.

Opinião:

Já há alguns anos que não lia nada de Isabel Allende, mas andava já com muita vontade de o fazer. Aproveitei então que o país vencedor da última etapa do desafio A Volta ao Mundo Em Livros do ano  passado foi o Chile, para voltar a esta autora, embora num registo bastante diferente do que já tinha lido.

Paula é um livro biográfico, que surgiu enquanto Paula, a filha de Isabel Allende, adoeceu gravemente. Isabel começou então a escrever para a filha, desabafando, mas também contando como tinha sido a sua vida e dos seus familiares.

Se por um lado foi um livro muito interessante, porque fiquei a conhecer um pouco sobre o Chile e também sobre a autora, também foi um livro pesado em termos emocionais, uma vez que acompanhamos uma mãe a ver a sua filha definhar e não poder fazer nada.

Apesar de ser um registo bem diferente, a escrita de Isabel Allende é muito envolvente. Gostei muito, e recomendo a sua leitura. 


6 comentários:

  1. Olá Sara,
    Também li o livro para o desafio e tocou-me imenso. É mesmo um livro com um tom muito melancólico e biográfico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      É um livro muito interessante, mas também acaba por ser um pouco forte.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, Sara!
    Como sabes, quero reler este livro, porque sei que me vai arrebatar de novo, por tudo o que referiste - os aspetos biográficos, históricos e a ligação tão especial entre mãe e filha!
    Beijinhos e leituras muito saborosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      É tão bom reler os livros que nos marcam!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Estes livros não fazem bem o meu género, principalmente quando têm um aspecto mais biográfico, mas são leituras que são sempre boas de se fazer para quem gosta do género. :)
    Ainda bem que foi uma leitura minimamente agradável.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, percebo que este estilo não agrade a todos, mas a autora fez um belíssimo trabalho.
      Beijinhos

      Eliminar