segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Maze Runner - Correr ou Morrer - Do livro ao filme



Recentemente publiquei aqui no blogue, a opinião sobre o livro "Maze Runner - Correr ou Morrer" (aqui).

Este era um filme que tinha muita curiosidade para ver, pensei mesmo em ir vê-lo ao cinema, mas como queria ler o livro primeiro lá esperei e mal acabei de o ler, vi o filme. Para quem quiser ver ou rever, aqui fica o trailer legendado em português:



Depois de finalmente o ver fiquei a pensar se realmente foi boa ideia ter esperado para ler o livro primeiro, uma vez que a leitura influenciou e muito a maneira como olhei para o filme.

Eu sou daquelas pessoas que gosta que um filme seja o mais fiel possível ao livro . Claro que sei que não pode passar tudo, que não pode ser uma transposição total, mas acho que tem de haver um mínimo.

Fiquei um bocado desiludida com tanta mudança que vi nesta adaptação:

  • Algumas personagens não foram bem adaptadas. Por exemplo, o Alby no livro é descrito por Thomas como um rapaz pouco simpático e no filme até parece amistoso, com bastantes sorrisos.
  • Há pormenores que alteraram que, na minha opinião, não faz muito sentido. Por exemplo: há quanto tempo já estavam na clareira, e a quantidade de rapazes que lá chegou pela primeira vez. Acho que não era isto que iria facilitar ou não o filme, em termos de duração ou de lógica.
  • Alteraram alguns momentos: retiraram coisas que considerava importantes e interessantes e adicionaram outras que não tinham nada a ver com o livro.
Apesar de as linhas principais estarem lá, acho que alteraram demasiadas coisas. É como se numa contagem de 1 a 100 , apenas os número 1, 25, 50, 75 e 99 se mantivessem nos lugares que nós conhecemos e tudo o resto fossem números desconhecidos. Houve alturas em que me questionei se o filme era mesmo a adaptação do livro que tinha acabado de ler.

Por outro lado, os cenários e os magoadores eram bastante semelhantes aos que tinha imaginado aquando a leitura do livro.

Concluindo, penso que se tivesse primeiro visto o filme iria gostar muito mais do que gostei, por não saber o que estava à espera e não ter termo de comparação e iria gostar na mesma do livro, porque tem muitas mais explicações e, na minha opinião, as cenas são mais interessantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário