domingo, 28 de dezembro de 2014

Maze Runner - Correr ou Morrer - Opinião

Título: Maze Runner - Correr ou Morrer
Autor: James Dashner
Tradução: Marta Mendonça
Edição/reimpressão: 2012
Editor: Editorial Presença
Género: Literatura Juvenil
Páginas: 400






Sinopse:

Quando desperta, não sabe onde se encontra. Sons metálicos, a trepidação, um frio intenso. Sabe que o seu nome é Thomas, mas é tudo. Quando a caixa onde está para bruscamente e uma luz surge do teto que se abre, Thomas percebe que está num elevador e chegou a uma superfície desconhecida. Caras e vozes de rapazes, jovens adolescentes como ele, rodeiam-no, falando entre si. Puxam-no para fora e dão-lhe as boas vindas à Clareira. Mas no fim do seu primeiro dia naquele lugar, acontece algo inesperado - a chegada da primeira e única rapariga, Teresa. E ela traz uma mensagem que mudará todas as regras do jogo.

Opinião:

Antes de ler este livro, as expetativas eram muitas, devido às boas críticas que tinha visto ou lido. Isto geralmente não acontece, quando um livro é muito bem falado fico com receio de o ler e desiludir-me, mas com este não aconteceu, não sei bem porquê mas estava convicta de que iria gostar.

A verdade é que me custou um pouco a entrar na história, inicialmente não tinha vontade para pegar no livro e continuar a ler, a leitura estava a ser mais lenta do que o habitual, e eu que pensava que ia ser um dos livros em que só ia descansar quando o acabasse. Mas, felizmente, isto não aconteceu em todo um livro. A partir de um momento em que as coisas começaram a "aquecer", a leitura avançou muito mais rapidamente e com gosto.

Penso que este contratempo se deveu às altas expetativas que tinha e ao facto de por alguma razão estar à espera de uma coisa completamente diferente em relação a este livro. O facto de quase nunca responderem às perguntas do Thomas irritou-me um pouco inicialmente, porque levou a que não começasse a compreender a história tão bem como desejava. Mas à medida que fui lendo comecei a apreciar o mistério e a ter as minhas próprias teorias, que por vezes se revelavam acertadas, noutras nem por isso.

Em termos de personagens as minhas preferidas foram o Thomas, o Minho, o Newt e a Teresa.

Apesar de não ter gostado tanto como estava à espera, considero que foi um bom livro e tenho curiosidade para ler os próximos volumes.  A minha classificação para este livro é de 3,5 estrelas. No entanto, no goodreads, como não aceita meias estrelas, vou considerar as 4 estrelas.


Sem comentários:

Enviar um comentário