terça-feira, 21 de julho de 2015

Maus - Opinião

Título: Maus
Autor: Art Spiegelman
Editor: Bertrand Editora
Edição/ reimpressão: 2014
Género: Banda Desenhada - Histórica
Páginas: 296







Sinopse:

Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, narrada por si próprio ao filho, o cartoonista Art Spiegelman. O livro é considerado um clássico contemporâneo da BD. Foi publicado em duas partes: a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prémio Pulitzer de literatura.
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Com uma nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. 
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazis ganham feições de gatos; os polacos não-judeus são porcos e os americanos, cães. Este recurso à imagética da fábula, aliado à ausência de cor, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. 
De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo da BD e da literatura em geral, e um relato histórico de valor inestimável.


Opinião:


Esta foi a primeira Banda Desenhada que li a sério. Quando era pequenina lia as revistas das WITCH, que tinha uma secção de BD, que eu gostava de ler mas não fez com que tivesse vontade de ler mais do género.


Como ouvi falar tão bem deste livro, queria experimentar ler uma BD e o tenho bastante interesse pelo tema, decidi que estava numa boa altura para o ler.

Confesso que não foi assim tão simples iniciar esta leitura. No princípio quase só dava importância às falas, não ligando muito às ilustrações, que são fundamentais nestas leituras. Mas à medida que fui avançando, este facto foi-se alterando e consegui aproveitar muito melhor a obra.


Algo que também me fez um pouco de confusão inicialmente foi a linguagem de Vladek, que como era um imigrante não sabia falar corretamente, e este aspeto manteve-se na tradução. Claro que torna o livro muito mais real, mas custou-me a habituar.


A história baseia-se em Vladek a contar as suas experiências durante o holocausto ao seu filho, Art, que quer escrever um livro sobre o assunto. O livro é então constituído por duas histórias, a do presente e a do passado. Por vezes queria saber o que se tinha passado a seguir no holocausto mas esta parte era interrompida pelo presente.


Esta é uma maneira diferente de contar mais uma história dos tempos do holocausto, através de quadradinhos e em que as diferentes nacionalidades/raças são retratadas por diferentes espécies de animais: Judeus - ratos; Nazis - gatos; Polacos - porcos; Americanos - cães.

Não me consegui identificar com nenhuma das personagens. Apesar de perceber as dificuldades e terror por que Vladek passou, acho que estas não são razão para o homem em que se tornou, pensando que só ele é que sabe fazer as coisas e sempre a desconfiar da atual companheira, que faz tudo por ele. Por outro lado, penso que o Art também se poderia esforçar mais um pouco para apreciar a companhia do pai, mesmo este tendo o seu feitio. Por vezes, dava-me a sensação que Art só ia ter com ele por causa da sua história, se houvesse qualquer outro motivo para a visita, tentava-se sempre escapar.

Apesar destes pontos menos positivos, gostei muito do livro, é de um tema em que tenho bastante interesse e que foi contado de uma forma diferente e original. Recomendo.




8 comentários:

  1. Olá Sara,
    Eu não leio uma BD faz muitos anos, ui já nem me recordo. As últimas que li foram do Astérix que gostava muito.
    Esta parece ser interessante, mas não faz o meu tipo de leitura, pelo menos para já. Gostei muito da tua opinião, concisa e apontaste os pontos que não gostaste sem deixar que isso interferisse no global do livro.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Do Astérix só vi os filmes mesmo eheh.
      Obrigada :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Vais participar na Leitura Conjunta de Agosto?
    O tema é ficção científica, passa no meu blogue para veres melhor. Eu coloquei três livros e a Su colocou um. Para depois irem a votação.
    Como foi no mês de julho com o livro «Danças na Floresta».
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Ainda não sei, ficção científica não tem muitos livros que me chamem a atenção. Já li o Nómada que colocaste e apesar de ter gostado bastante não tenciono reler. Mas gostava de ler O Admirável Mundo Novo.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Li esta GN no início do ano e adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ois Sara,

    Já não leio BD à muito tempo mas acho que fizeste muito bem, ler uma outra forma de contar histórias e fico contente por teres gostado.

    Parece uma leitura interessante :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha

      De volta :)

      Sim, é sem dúvida, devias experimentar ;)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar