quinta-feira, 23 de julho de 2015

Os Homens que Odeiam as Mulheres - Opinião

Título: Os Homens que Odeiam as Mulheres
Série: Millennium (livro 1)
Autor: Stieg Larsson
Editor: Oceanos
Edição/ Reimpressão: 2008
Páginas: 539







Sinopse:

O jornalista de economia MIKAEL BLOMKVIST precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro HANS-ERIK WENNERSTÖM e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. HENRIK VANGER, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem LISBETH SALANDER. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.

Opinião:

Este era um livro que já queria ler há muito, muito tempo. Toda a gente falava bem do livro, toda a gente falava bem do filme, e eu sem conhecer nenhum dos dois. Decidi então incluir esta leitura na Maratona Literária de Inverno.
Confesso que pensava que o livro era outra coisa completamente diferente, não sei bem explicar como, só que estava à espera de outra coisa (também nem se quer li a sinopse).
Mikael Blomkvist, um jornalista da revista Millennium, é julgado por difamação e condenado a 3 meses de prisão. Para tentar salvar a revista, decide afastar-se por uns tempos. É, neste momento, que começa a sua missão de descobrir o que aconteceu a um membro da família Vanger que desapareceu há cerca de 40 anos. Ao longo desta história acompanhamos também Lisbeth Salander que consegue descobrir quase tudo sobre qualquer pessoa e que vai enfrentar também os seus próprios problemas.
Gostei bastante das duas personagens principais, Mikael e Lisbeth, apesar de estarem longe de serem perfeitos, o que os torna mais reais.
Este é um livro que nos faz formar inúmeras teorias, à medida que vamos passando as páginas mas eu, pelo menos, não fui certeira em nenhuma das minhas, embora tenha estado perto em uma.
Gostei bastante do livro, é daqueles em que estamos ansiosos para saber o que afinal se passou. Recomendo vivamente. Agora quero ver o filme e ler os restantes dois volumes.


8 comentários:

  1. Como tu também já há muito que quero ler este livro e já criei tantas expectativas que até tenho medo :) Este não é o meu género literário favorito, mas a história deixa-me muito curiosa!

    beijinhos e lê muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é dos meus géneros preferidos mas foi uma leitura muito boa. Espero que gostes
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Gostei muito da tua opinião, fiquei muito contente por teres gostado assim tanto do livro, eu também tenho essa trilogia vou começar em Setembro com a Isa se quiseres juntar-te a nós estás à vontade, a ideia é puxar-mos umas pelas outras.
    Estou desejosa por ler não vi o filme não li a sinopse tenho só a ideia que é um policial mas na volta deve ser mais que isso.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Se tencionarem ler também os outros dois volumes e conseguir aguentar até lá, sou bem capaz de me juntar a vocês.
      É um policial, mas dos bons eheh
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Fico contente por teres gostado do livro e agora é pegares nos outros dois ;)
    Eu tive que os ler todos de seguida eheheh
    Curiosamente tinha visto o filme uns anos antes, mas nem por isso diminuiu a minha curiosidade nem retirou prazer à leitura.
    Beijinhos

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Acho que não vai demorar :)
      A história é mesmo muito boa
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ois,

    Mais um belo policial, já li a trilogia e adorei, toca a ler os seguintes :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      É sem dúvida. Acho que não vai demorar, mas há tantos livros que quero tanto ler eheh
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar