quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Espada que Sangra - Opinião

Título: Espada que Sangra
Série: Histórias Vermelhas de Zallar #1
Autor: Nuno Ferreira
Editor: Chiado Editora
Edição/ reimpressão: 2014
Páginas: 676







Sinopse:

“A palavra dos homens teve muito crédito, em tempos idos. Mas quando a soberba e a sede de poder e glória moldam o comportamento humano, a mentira torna-se um instrumento para pentear as suas próprias fraquezas.”

Espada Que Sangra é o primeiro volume de Histórias Vermelhas de Zallar, um delicioso cocktail de fantasia, intriga, mistério, suspense, erotismo, aventura e ação, passado num mundo fantástico de civilizações que nos apaixonam a cada página. Zallar é um mundo complexo, onde três continentes lutam arduamente pela sua sobrevivência. No Velho Continente existe uma terra almejada há milénios, desde os tempos em que os medonhos Homens Demónio dominavam a região: Terra Parda, onde as cidades-estado são chamadas de espadas e um minério conhecido por tormento negro tornou possível a existência de armas de fogo. Hoje, são os descendentes dos extintos Homens Demónio quem ameaça as fronteiras desta terra próspera em vegetação, savanas e desertos – os malévolos mahlan. A Guerra Mahlan está prestes a atingir o seu ápice, e agora, tudo pode acontecer. Mas Lazard Ezzila e Ameril Hymadher, reis das principais fortalezas de Terra Parda que viveram um intenso romance na sua juventude, vão perceber de uma forma perturbadoramente selvagem que os seus maiores inimigos podem viver consigo ou partilharem dos seus próprios lençóis.


Opinião:

Já há algum tempo que tinha muita curiosidade para ler este livro. Graças à recente parceria com a Chiado Editora, consegui finalmente lê-lo.

Este é um livro de fantasia como há muito tempo já não lia um. É bastante completo e, diria até, um pouco complexo. Este não é um livro que tenha muita ação, principalmente na parte inicial. Em vez disso, é-nos explicado muito bem o mundo em que a história decorre, há um enquadramento muito bom, tanto a nível das "regiões", de várias épocas e também das personagens. Por tudo isto, convém estarmos bem atentos aquando a leitura. Como andava um pouco cansada, por vezes parecia-me que estava a perder alguns pontos da história mas lá voltava atrás e acho que não deixei nada para trás.

Gostei bastante da escrita, embora não seja muito simples e por isso é bom que se leia enquanto estamos bem despertos e com a cabeça fresca. A história está cheia de intrigas, traições, sofrimento e mistério, tendo também alguma ação. Durante o livro vamos acompanhando várias personagens em diferentes locais. Por vezes achei que havia muitos capítulos sem sabermos nada de certa personagem, e esse foi para mim o aspeto menos positivo.

Gostei bastante do livro, e sinto que poderia ter gostado ainda mais se não andasse tão cansada e distraída. E se neste volume são dedicadas muitas páginas ao enquadramento da história, penso que o próximo ainda vai ser melhor, se calhar com mais ação. Não sei quando será publicado, mas já estou com muita vontade de o ler. Recomendo vivamente.


12 comentários:

  1. Olá Sara,
    Fico contente por teres gostado.
    Sim, é um livro complexo e com muitas personagens, mas o Nuno fez um excelente trabalho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Sim, concordo :) Está um livro muito bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Este é um dos livros que tenho muita curiosidade em ler. Acho que vai ser em 2016 que finalmente o vou ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Viva,

    Fico muito contente que tenhas gostado pois adorei este livro e o Nuno é uma pessoa impecável. Acho muito bem que ajudes a divulgar este excelente escritor :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá Sara,
    Não tinha conhecimento deste livro mas vou quer ler.Gostei muito da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Acho que vais gostar :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá,
    O Fiachaj já me tinha recomendado este livro, mas confesso que tem sido uma leitura que tenho adiado não sei bem porquê, mas parece-me que estou mesmo a perder um excelente livro. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Sara :)
    Muito obrigado pela opinião.
    Confesso que só a vi agora (ando mesmo distraído)
    Beijinho e obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno
      Não tens de agradecer, gostei muito, e espero ansiosamente pela continuação :)
      Beijinho

      Eliminar