quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Letters From Father Christmas - Opinião


Título: Letters from Father Christmas 
(Cartas do Pai Natal)
Autor: J. R.R.Tolkien

Sinopse:

Em cada Dezembro, os filhos de J. R. R. Tolkien recebiam um envelope com um selo do Pólo Norte. Lá dentro, estava uma carta numa estranha letra aracnóide e um desenho belamente colorido.

As cartas eram do Pai Natal.
Elas contavam maravilhosas histórias da vida no Pólo Norte: desde a forma como o Pai Natal preparava os brinquedos às travessuras com que o seu Urso Polar o atrasava, desde os amigos que frequentavam a sua casa (Bonecos de Neve, Elfos, Ursos das Cavernas e um Homem da Lua) até às batalhas com os maléficos duendes que ameaçavam a saída do mais famoso trenó.
Por vezes também o Urso Polar rabiscava alguma nota, ou então era o Elfo Ilbereth que escrevia na sua elegante letra floreada, acrescentando ainda mais vida e humor às histórias.
Este volume reúne as cartas e os desenhos com que a imaginação de Tolkien fecundou a dos filhos. Nenhum leitor, criança ou adulto, deixará de ficar encantado com a inventividade e a «autenticidade» destas Cartas do Pai Natal.


Opinião:

Antes de mais peço desculpa por não vos ter vindo desejar um Feliz Natal aqui diretamente no blogue, deixei apenas uma mensagem no facebook. Mesmo assim espero que o tenham passado bem e com as pessoas que mais gostam.

Como já disse aqui algumas vezes, o Natal é uma das minhas épocas preferidas do ano e só recentemente comecei a ter contato com livros relacionados com este tema. Quando descobri este livro fiquei logo interessada.

No livro podemos ler as cartas que Tolkien foi enviando aos seus filhos, todos os anos, como se fosse o Pai Natal. Contam principalmente as suas aventuras e as do Urso Polar. A maior parte delas eram acompanhadas por ilustrações que demonstravam melhor alguma parte da história contada na carta.






Achei esta ideia bastante engraçada e que o Tolkien foi mesmo original. Soube bem ler este livro nesta época natalícia, ler sobre o Pai Natal e os seus companheiros. Mas confesso que estava à espera de um pouco mais. Por vezes achei um pouco repetitivo, mas isto por ter lido tudo no mesmo mês. Mas claro que recomendo a todos os que gostam desta época.




4 comentários:

  1. Olá Sara
    Este é daqueles livros que quero muito ter =)
    Tenho pena que não tenhas gostado tanto como esperavas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Por acaso era um livro que gostava imenso se ler, pois admiro bastante este escritor :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      É um livro muito original sem dúvida :)
      Quero ver se leio os outros do autor.
      Beijinhos

      Eliminar