quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Toda a Luz que Não Podemos Ver - Opinião

Título: Toda a Luz que Não Podemos Ver
Autor: Anthony Doerr
Editor: Editorial Presença
Edição/ reimpressão: 2014
Páginas: 520








Sinopse:


Marie-Laure é uma jovem cega que vive com o pai, o encarregado das chaves do Museu Nacional de História Natural em Paris. Quando as tropas de Hitler ocupam a França, pai e filha refugiam-se na cidade fortificada de Saint-Malo, levando com eles uma joia valiosíssima do museu, que carrega uma maldição. Werner Pfenning é um órfão alemão com um fascínio por rádios, talento que não passou despercebido à temida escola militar da Juventude Hitleriana. Seguindo o exército alemão por uma Europa em guerra, Werner chega a Saint-Malo na véspera do Dia D, onde, inevitavelmente, o seu destino se cruza com o de Marie-Laure, numa comovente combinação de amizade, inocência e humanidade num tempo de ódio e de trevas. 

Opinião:

Desde que este livro saiu, que fiquei com imensa curiosidade para o ler. Gosto bastante de ler sobre a época da 2ª Guerra Mundial e a sinopse é muito interessante. Como podem perceber, parti para esta leitura com as expetativas bastante elevadas.

Neste livro acompanhamos essencialmente a história de Marie-Laure e de Werner ao longo dos anos. Gostei bastante de ler sobre as suas provações e como foram reagindo a cada uma delas. Maria-Laure é uma rapariga que fica cega muito jovem, mas que com a ajuda do pai aprende a adaptar-se à sua nova realidade e a arranjar estratégias para que a sua vida não se altere exponencialmente. No entanto, com a invasão de França é obrigada a mudar de casa e cidade, e isto sim, vai afetá-la mais do que a cegueira. Por outro lado temos Werner, um jovem órfão destinado ao trabalho nas minas, mas que devido à sua inteligência conseguiu escapar, mas terá sido para melhor?

No entanto este livro é contado por partes, sendo que o tempo cronológico vai alternando nas diferentes partes. Achei isto um pouco confuso, essencialmente no início. Também achei que um ou dois aspetos poderiam ter sido mais explicados. Pessoalmente não gostei muito do "final", embora entenda que nem tudo possa ser um mar de rosas.

Gostei do livro, essencialmente devido às histórias dos protagonistas, de como não se deixaram abater por aquilo que a vida lhes destinava e lutaram para ir mais longe, tendo os dois um grande sentido de humanidade e de respeito. Mas não eram perfeitos e também gostei disso por ser mais real. No entanto, para um livro sobre a 2ª Guerra Mundial estava à espera de mais, não tendo assim atingido as minhas expetativas. Mas recomendo a sua leitura.




8 comentários:

  1. Olá Sara
    Este livro "chama" por mim desde que foi publicado mas também já tinha lido que o melhor é não ter muitas expectativas.
    De qualquer modo, depois da tua opinião, continuo a querer lê-lo =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Acho que fazes bem em ler :) espero que gostes!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,
    Confesso que tenho imensa curiosidade relativamente a este livro, mas as críticas que tenho lido não são tão positivas quanto eu esperava que fossem o que me faz pensar que a probabilidade deste livro me desiludir é grande, contudo não deixo de querer lê-lo. :)
    Parece que apesar das suas falhas foi um livro que valeu a pena leres!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Acho que deves ler na mesma, acho que vale a pena :) E além disso, os gostos não são todos iguais ;)
      Espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva,

    Vejo que gostaste mas que não te encheu as medidas, não fiquei com muita vontade de ler mas nunca digo que desta água não beberei :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Pode ser que até gostes ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Sara,
    Eu adorei este livro, fala de um tema que não leio muito e de uma forma subtil.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Eu gostei, mas estava à espera de um pouco mais.
      Mas vale bem a pena :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar