terça-feira, 9 de maio de 2017

Crónicas Lunares - Opinião

Cinder (Crónicas Lunares, #1) Scarlet (Crónicas Lunares, #2) Cress (Crónicas Lunares, #3) Winter (The Lunar Chronicles, #4)

Série: As Crónicas Lunares / The Lunar Chronicles
Autora: Marissa Meyer

Sinopse (Cinder):


Com dezasseis anos, Cinder é considerada pela sociedade como um erro tecnológico. Para a madrasta, é um fardo. No entanto, ser cyborg também tem algumas vantagens: as suas ligações cerebrais conferem-lhe uma prodigiosa capacidade para reparar aparelhos (autómatos, planadores, as suas partes defeituosas) e fazem dela a melhor especialista em mecânica de Nova Pequim. É esta reputação que leva o príncipe Kai a abordá-la na oficina onde trabalha, para que lhe repare um andróide antes do baile anual. 

Em tom de gracejo, o príncipe diz tratar-se de «um caso de segurança nacional», mas Cinder desconfia que o assunto é mais sério do que dá a entender. 
Ansiosa por impressionar o príncipe, as intenções de Cinder são transtornadas quando a irmã mais nova, e sua única amiga humana, é contagiada pela peste fatal que há uma década devasta a Terra. A madrasta de Cinder atribui-lhe a culpa da doença da filha e oferece o corpo da enteada como cobaia para as investigações clínicas relacionadas com a praga, uma «honra» à qual ninguém até então sobreviveu. Mas os cientistas não tardam a descobrir que a nova cobaia apresenta características que a tornam única. Uma particularidade pela qual há quem esteja disposto a matar.

Opinião:

Decidi ler esta série por ver muitas opiniões positivas e o facto de serem retellings também me parecia muito interessante. No entanto, acabou por ficar um pouco aquém das minhas expectativas.

Senti um padrão ao ler a série: o início não me parecia muito interessante, aborrecia-me, não me incentivava a ler e quase cheguei a desistir em Cinder e Scarlet. Depois, lá para o meio, já começava a gostar mais e queria saber o que se iria passar a seguir.

Tal como já disse, estes livros são retellings de histórias infantis bem conhecidas, em que cada livro nos apresenta uma história diferente mas que se intercala com as anteriores. O primeiro livro refere-se a Cinderela, o segundo ao Capuchinho Vermelho, o terceiro a Rapunzel e o quarto à Branca de Neve.

Apesar de terem mistério, ação, romance e até ser interessante, não foram livros que me enchessem as medidas, talvez por estar a gostar cada vez mais de livros mais adultos.

Dei 4 estrelas a Cinder e a Winter e 3 estrelas a Scarlet e Cress. Muito dificilmente lerei os outros livros "secundários" desta série.

Acho que são livros fantásticos para o público mais jovem que gosta de fantasia.

8 comentários:

  1. Li Cinder e Scarlet mas também não me surpreenderam por aí além. Desisti de comprar os restantes livros e se os ler será por e-book.
    Beijinho
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara,
    Estes livros não são do género que leia muito (ou nada até).
    Mas já tenho ouvido falar bem deles. Mas não são a minha "praia".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Acho que também estão a deixar de ser o meu género.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Confesso que no início tive alguma curiosidade com os livros mas depois, o tempo passou e acabei por não pegar neles e entretanto perdi a vontade. E agora com a tua opinião, esotu mesmo convencida que não são leituras para mim.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Realmente não recomendo muito.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Esta saga é daquelas que a maioria diz adorar, mas que não desperta grande interesse em mim, por isso é pouco provável que a venha a ler. Que vá gastar dinheiro e comprar os livros não mesmo, só se proporcionar a leitura em formato ebook.
    Adoro quando fazes opiniões assim mais gerais de livros e decides falar da série como um todo. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Pois, eu li toda precisamente por ser em ebook.
      Obrigada :) eu gosto de fazer assim.
      Beijinhos

      Eliminar