sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Entre o Agora e o Nunca - Opinião

Título: Entre o Agora e o Nunca
Autor: J. A: Redmerski
Edição/reimpressão: 2014
Editor: Editorial Presença
Género: Romance
Páginas: 464







Sinopse:

Camryn Bennett decide, com a impetuosidade dos seus 20 anos, abandonar um quotidiano previsível e aventurar-se numa viagem sem destino em busca de si própria. Entra num autocarro de longo curso e deixa-se ir ao sabor do momento. É então que conhece a pessoa que irá mudar para sempre a sua vida - Andrew Parish, um jovem que vive a vida intensamente. O espírito livre e aventuroso de Andrew exerce sobre Camryn um poderoso fascínio e, pouco a pouco, vai quebrando as suas defesas, libertando-a das convenções que a impedem de viver plenamente o presente e expondo os seus desejos mais secretos. Sensual e inspirador, este romance fala-nos do amor, da paixão, do erotismo... e da coragem de vivermos até ao limite sem nos trairmos a nós próprios.

Opinião:

Começo por dizer que adoro a capa deste livro: adoro o tipo de letra, as cores, a imagem, tudo!

Gostei também da escrita da autora, embora tenha achado algumas expressões demasiado cruas, sem necessidade, mas não sei se isto foi efeito da tradução ou se a intenção já era essa na versão original.

Achei os dois personagens principais muito fortes, tendo ou estando a passar por muito, mas sem se entregarem muito à sua dor, tentando passar por cima e levar a vida como se nada se estivesse a passar. Agradou-me o facto de o romance não ser espontâneo e se ir desenvolvendo ao longo da viagem. Achei imensa piada à forma como o Andrew pensa da primeira vez que vê a Camryn. 

Outro ponto bastante positivo é o facto de ter o ponto de vista dos dois personagens e não só da personagem feminina principal, como tantos outros livros. Este aspeto faz-nos compreender melhor a história e o porquê de determinadas atitudes que poderíamos achar descabidas se não estivéssemos a par dos pensamentos: podemos não concordar, mas sabemos que tem uma razão de ser.

No entanto este livro tem também outras personagens, que enriquecem e dão sentido à história. O pai de Andrew sempre educou os seus filhos de maneira a serem fortes e não mostrarem as suas fraquezas, o que, de certo modo, faz com que a dor de Andrew está a sentir se intensifique um pouco, por não ter maneira de exteriorizar e desabafar os seus sentimentos como gostaria e que o fariam sentir um pouco melhor. Outra personagem é a Natalie. O que dizer sobre ela? Bem, a verdade é que não entendi muito bem como é que reagiu da forma que reagiu quando a Camryn falou com ela, mas quando deixou de negar o que sabia mas não queria admitir, voltou ao seu estado normal. E a verdade é que, tirando este episódio (prolongado)  ela foi uma boa amiga para a Camryn, arranjando mil e uma maneiras para tentar ajudá-la a superar o que tinha acontecido e a animá-la. Esta ocorrência entre as duas fez-me pensar que, se uma amizade é verdadeiramente forte, não há nada que seja capaz de lhe pôr termo.

Gostei bastante deste livro, de acompanhar a viagem dos dois, onde se vão conhecendo e afeiçoando. Apenas dou a classificação de 4 estrelas por um episódio no final do livro que não foi muito do meu agrado. Agora estou ansiosa para ler o próximo volume desta duologia!




2 comentários:

  1. Também gostei muito deste livro, dos personagens, da forma como se conhecem e das mensagens subjacentes na obra. Confesso que tendo em conta a sinopse, nunca pensei ficar tão agarrada à história. :) Mal vejo a hora de ler a continuação. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a sinopse não diz mesmo o quão bom vai ser o livro :) Foi uma agradável surpresa!

      Eliminar