terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Outlander - Nas Asas do Tempo - Opinião

Título: Outlander - Nas Asas do Tempo
Série: Outlander (livro 1)
Autor: Diana Gabaldon
Tradução: Filipa Aguiar
Edição/reimpressão: 2010
Editor: Casa das Letras
Género: Romance
Páginas: 774






Sinopse:


Claire leva uma vida dupla. Tem um marido num século e um amante noutro…
Em 1945, Claire Randall, ex-enfermeira do Exército, regressa da guerra e está com o marido numa segunda lua-de-mel quando inocentemente toca num rochedo de um antigo círculo de pedras. De súbito, é transportada para o ano de 1743, para o centro de uma escaramuça entre ingleses e escoceses. Confundida com uma prostituta pelo capitão inglês Black Jack Randall, um antepassado e sósia do seu marido, é a seguir sequestrada pelo poderoso clã MacKenzie. Estes julgam-na espia ou feiticeira, mas com a sua experiência em enfermagem, Claire passa por curandeira e ganha o respeito dos guerreiros. No entanto, como corre perigo de vida a solução é tornar-se membro do clã, casando com o guerreiro Jamie Fraser, que lhe demonstra uma paixão tão avassaladora e um amor tão absoluto que Claire se sente dividida entre a fidelidade e o desejo… e entre dois homens completamente diferentes em duas vidas irreconciliáveis.
Vive-se um período excepcionalmente conturbado nas Terras Altas da Escócia, que culminará com a quase extinção dos clãs na batalha de Culloden, entre ingleses e escoceses. Catapultada para um mundo de intrigas e espiões que pode pôr em risco a sua vida, uma pergunta insistente martela os pensamentos de Claire: o que fazer quando se conhece o futuro?
Um misto de ficção romântica e histórica, Outlander – Nas Asas do Tempo já foi publicado em 24 países.


Opinião:

Conheci este livro graças à série televisiva que comecei a assistir e adorei.

Foi o primeiro livro que li alusivo a viagens no tempo, mas acredito que seja diferente de outros do género. A escritora dá-nos a conhecer a Escócia, deixando-me ainda com mais vontade de conhecer este país com paisagens lindíssimas.

Adorei a Claire, uma mulher cheia de força e que, de um modo geral não se deixa atropelar pelos outros, que me fez rir e ficar triste com ela, e que teve de tomar decisões bastante complicadas, com as quais concordei maioritariamente.

Quanto a Jamie, bem, gostei bastante dele durante a série televisiva e durante grande parte do livro mas, a partir do meio sensivelmente, teve algumas atitudes das quais não gostei mesmo nada, o que fez com que o meu encanto por ele começasse a diminuir. Está bem que para os homens daquela época as suas ações até poderiam ser consideradas acertadas, e foi isso que fez com que não o passasse a detestar, mas não consegui ultrapassar este aspeto a 100% e foi esta a razão de não ter dado a cotação máxima a este livro.

Gostei da relação formada entre Claire e James (excetuando alguns momentos óbvios para quem já leu). Não achei demasiado apressada, mas que poderia ser muito mais prolongada não fossem as circunstâncias que obrigaram a um desfecho tão cedo.

Gostei muito da escrita da autora, quase que nem dava pelas páginas a passarem. Nota-se uma grande pesquisa, que me deu a conhecer muitos aspetos tanto em termos históricos como a nível das técnicas curativas utilizadas antes de existir tecnologia e os métodos de que atualmente dispomos.

Esta série tem livros enooormes, mas eu não me importo porque, para ser sincera tenho melhor experiências com calhamaços do que com livros mais pequenos.

Foi um livro que adorei e estou muito ansiosa para ler os restantes. 

Classificação: 



4 comentários:

  1. Olá Sara. :)

    Tenho ouvido opiniões fantásticas deste livro e a tua opinião veio reforçar essa ideia. Confesso que fiquei um pouco reticente com estas obras, por os serem livros gigantes, não é que é não gosto de livros grandes, mas sinto que tenho de ter uma certa disposição para os ler, e por ser mais uma série e eu tenho imensas começadas... Contudo, fiquei mesmo muito curiosa e quem sabe se não o acabo por ler. :)

    Boas leituras

    P.S. Desafiei-te para o Liebster Award. Se quiseres responder, deixo-te o link: http://magia-livros.blogspot.pt/2015/02/liebster-award-tag-quinta.html. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Sei bem o que é ter imensas séries começadas mas acho que esta vale bem a pena. Quanto ao tamanho acho que este é um livro que quando se começa não se quer que ele acabe. Pensa em ler um dia (quando tiveres acabado algumas séries ehhe)

    Muito obrigada pelo desafio, irei sem dúvida responder :)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez tenho de ganhar coragem para o ler, este livro tem um senão que é a letra pequena, pelo menos para mim. Mas vou ler de certeza;)
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando abri o livro pela primeira vez, o facto de a letra ser pequena também me surpreendeu, tinha pensado que um livro tão grande também iria ter letra grande. Mas sinceramente acho que li bem, não influenciou a leitura. Espero que gostes

      Eliminar