terça-feira, 3 de março de 2015

És o Meu Destino - Opinião

Título: És o Meu Destino
Série: Belle (livro 3)
Autora: Lesley Pearse
Tradução: Mário Dias Correia
Edição/ Reimpressão: 2014
Editor: Edições ASA
Género: Romance
Páginas: 544





Sinopse:

1938. A Nova Zelândia é um país belo e tranquilo. Um paraíso de onde Mariette, filha de Belle e de Étienne, só pensa em fugir. Cansada da tacanhez da pequena cidade onde vive, ela está disposta a embarcar para a Europa mesmo sabendo que essa viagem poderá ser-lhe fatal. O mundo prepara-se para a guerra, mas, para a irreverente Mariette, ficar é uma alternativa bem pior.
Chegada a Londres, a jovem depressa se deixa encantar pelas suas tentações e esquece o breve vislumbre que teve do amor. Londres é tudo aquilo com que sempre sonhou. Mas a noite do seu vigésimo-primeiro aniversário vai mudar tudo. Os violentos bombardeamentos nazis transformam a cidade mais vibrante da Europa num pesadelo de terror, devastação e morte. Pela primeira vez, ela sente o peso esmagador da solidão. É dos escombros da guerra, porém, que emergirá uma nova Mariette. A adolescente egoísta dá lugar a uma mulher forte, madura e abnegada que está disposta a tudo - até a morrer - para ajudar os mais desprotegidos. E é no seu momento mais vulnerável que o amor lhe bate à porta. Um amor tão inquieto e desesperado quanto o mundo que a rodeia.


Opinião:

Nem sei bem por onde hei-de começar.


Adoro a autora, principalmente os livros que remetem mais para o romance histórico (já li um mais contemporâneo e não me arrebatou como os restantes). São aqueles livros que, independentemente do número de páginas, nos fazem sempre querer continuar a ler para saber como irá acabar.


Adoro esta capa, é a  que mais gosto 
desta série (e desta autora). Acho linda linda linda! As cores, os desenhos em baixo e até a cara (e eu que não gosto de pessoas nas capas, principalmente caras) formam um conjunto realmente muito bonito e apelativo.

Este é o terceiro e último (penso eu) livro da série Belle de Lesley Pearse. Enquanto os dois primeiros volumes contam a história de Belle, este é sobre Mariette, a sua filha. Mari, como também é conhecida, é uma rapariga a quem Russel (cidade na Nova Zelândia onde vive) não tem muito a oferecer. Com o apoio dos pais, Mari vai então para Londres, ficando com os amigos de longa data dos pais, Noah e Lisette e também a sua filha Rose. Mari faz de tudo para ser aceite e para que gostem dela, de maneira a não se fartarem dela e a deixarem ficar com eles. Entretanto é encurralada pela 2ª Guerra Mundial, que não a deixa regressar a casa. Com a destruição à sua volta e com as perdas que vai sofrendo, Mari começa a mudar a sua personalidade e a preocupar-se com as outras pessoas e não apenas em si, fazendo tudo ao seu alcance para ajudar quem consegue.


Gostei de ver as alterações da Mari, provocadas pelas dificuldades da guerra e de todos os atos de coragem e compaixão que ela teve. Mesmo quando as coisas não correram tão bem ela não se arrependeu e não desistiu de tentar ajudar.

Com este livro fiquei a conhecer o que se passava nos países que estavam em guerra. Pessoalmente não tinha uma ideia nada correta do que se passava, não tinha ideia de que as pessoas continuavam a trabalhar (trabalhos mais banais, como em fábricas), nem que continuavam a estar abertos bares e restaurantes, pensava que era tudo em torno da guerra (sou um bocadinho ignorante, eu sei). Foi interessante ver a perspetiva do que acontecia num dos países da oposição, uma vez que a maioria dos livros da 2ª Guerra Mundial, pelo menos os que conheço, abordam principalmente a caça aos judeus e o que se passava nos campos de concentração.


Este não é um livro fácil e, embora tenha uma capa muito bonita e fofinha, a história de cor-de-rosa não tem nada. Foi uma boa continuação para a série e não tenho a certeza se será mesmo o último volume. Acho que tem abertura suficiente para haver continuação (eu adorava, já se percebeu não já?). Se não, fico a aguardar outros livros da Lesley Pearse, com o teor mais histórico. 

Classificação:



13 comentários:

  1. Olá!
    Quero muito ler esse livro, desde que saiu, e ainda fiquei com mais vontade de pois da tua opinião. Eu também prefiro os romances históricos da autora, embora ainda não tenha tentado nenhum dos outros. Mas, por alguma razão, não me são tão apelativos. De entre os históricos, a Belle até nem é das minhas personagens preferidas, mas a sua história é fascinante. Acho que vou gostar muito de conhecer a filha dela...
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada :)
      No início podes não gostar muito dela mas acho que depois de redime. Acho que é um bom livro.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    Nunca li, mas tenho lido MUITAS opiniões identicas às tuas, logo a ver se leio, até porque tenho quem me empreste.

    Falta de tempo, que chatice :D

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Acho que vale mesmo a pena :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Apesar das capas 'fofinhas' que Portugal dá aos livros de Pearse, li 1 livro dela e não achei, de todo, um história apenas de amor e finais felizes. Consegue sempre impressionar-nos!
    Boas leituras :)
    http://ocantinhodoslivrosangie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, não são histórias nada fáceis, mas são livros mesmo fantásticos.
      Boas leituras :)

      Eliminar
  4. Gosto de romances históricos e fiquei com mais vontade de conhecer a autora e as suas obras;) Gostei da opinião.

    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Experimenta, acho que não te vais arrepender :)
      Boas leituras!

      Eliminar
  5. Olá Sara,

    Também já me estreei com esta autora. Li o livro "Nunca me Esqueças" e gostei muito. Via muitas opiniões de livros desta autora e tive mesmo que saber a minha opinião. Quero ler mais livros dela.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,
      Esse também foi o primeiro livro que li desta autora e desde aí que a adoro. Tirando o "Nunca Digas Adeus", que é numa onda completamente diferente e que apesar de ter gostado não adorei, gostei muito dos outros livros que li.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Sara
    Tenho todos os livros desta escritora menos este, não o comprei por um motivo muito simples ainda não li nenhum dela e já são bastantes os que estão aqui na estante. Gostei muito da tua opinião e tenho que ler esta escritora é outra falha minha, nossa tenho uma pilha enorme de livros para ler e estou sempre a aumentá-la :( tenho que cortar nas compras dos novos que saem mas é difícil.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Esse é um dos grandes problemas de nós leitores, adquirir mais livros do que os que conseguimos ler. É a nossa vontade de ler ler ler e não ter tempo para ler tudo o que queremos. Mas acho que fazer bem em não comprar mais antes de experimentares a autora, embora ache que é um pouco difícil não gostar dos livros dela.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  7. Querendo muito esse livro, mais não estou encontrando, socorro!!!

    ResponderEliminar