Título: O Monte dos Vendavais
Autor: Emily Brontë
Editor: Civilização Editora
Edição/ reimpressão: 2012 (1ª publicação em 1847)
Género: Romance
Páginas: 312
Sinopse:
Este foi um livro que, no geral, adorei. É um dos meus clássicos preferidos que li até agora e tenho a certeza que esta história me vai ficar na cabeça por muito tempo. É bem provável que o volte a reler um dia, e eu não sou muito de releituras. Recomendo!
Sinopse:
Mr. Lockwood aluga uma casa no Yorkshire para uma calma temporada no campo. Contudo, certa noite, ao ver-se forçado a pernoitar na obscura mansão de Wuthering Heights à conta de uma forte tempestade, irá descobrir e quase reviver os tormentosos acontecimentos aí ocorridos anos antes, e que perduram no tempo como uma terrível maldição.
O Monte dos Vendavais centra-se na relação intensa entre Heathcliff, um jovem cigano adotado, e Catherine Earnshaw, a filha do próspero patriarca que acolhe Heathcliff no seio da sua família, e explora magistralmente as consequências trágicas da escolha que Catherine teve obrigatoriamente de fazer entre o amor de Heathcliff e as obrigações sociais a que estava sujeita por condição e nascimento. Esta é uma história de amor intenso e trágico que o tempo há muito consagrou.
Opinião:
Este era um dos clássicos que mais tinha curiosidade em ler e dos quais ouvia falar há mais tempo, apesar de não saber absolutamente nada sobre a história. Mas as opiniões eram contraditórias: muitas pessoas adoraram e muitas não gostaram. Eu tinha medo de me inserir no segundo grupo.
Acho que este foi o primeiro livro que li em que o narrador (presente) não era a personagem principal - pelo menos eu não o considerei como tal. A verdade é que não sabemos praticamente nada sobre ele. Apesar de ter estranhado, não desgostei.
Foi um pouco difícil sintonizar-me na história, saber quem era quem no meio de passado e presente. Qualquer momento de distração me fazia ter de voltar atrás. Mas este retorno juntamente com a observação atenta da árvore genealógica presente no início do livro, fez com que me sentisse cada vez mais à vontade com a história e a poder desfrutá-la melhor.
Achei a escrita da autora fenomenal, nada maçadora e bastante apelativa. A história também é muito boa, com algumas surpresas. Para a altura em que foi escrito, acho que é mesmo uma obra-prima.
No entanto, não houve nenhuma personagem com que me identificasse muito, cada uma tinha um defeito pior que o da outra. Mas nos casos em que não era exagerado, até tornou a história mais real.
Este foi um livro que, no geral, adorei. É um dos meus clássicos preferidos que li até agora e tenho a certeza que esta história me vai ficar na cabeça por muito tempo. É bem provável que o volte a reler um dia, e eu não sou muito de releituras. Recomendo!
Olá Sara,
ResponderEliminarAinda bem que gostaste eu adorei este livro, também tive de estar bastante concentrada na sua leitura, caso contrário perdia-me. Mas sem sombra de dúvida é um excelente livro.
Beijinhos e boas leituras.
Olá Carla
EliminarAntes de mais obrigada pela excelente recomendação. Apesar da curiosidade não sei se lhe pegaria num futuro próximo. Gostei mesmo muito. Mas acho que se o reler vou gostar ainda mais.
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara
ResponderEliminarFico contente por teres gostado. Quando o li, adorei mas é daqueles livros que quero reler para saber se vou gostar tanto. principalmente por ser uma história mais obsessiva.
Beijinhos
O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube
Olá Tita
EliminarSim, também tenciono reler.
Beijinhos
Olá Sara,
ResponderEliminarAinda não li este livro, mas sempre ouvi muito bem dele.
Acho que já vi o filme, mas não me lembro de nada da história. Acho que assim vou ler o livro.
Beijinhos e boas leituras
Olá Isaura
EliminarEu gostei muito. Ando a tentar ver o filme, mas anda difícil de encontrar.
Espero que gostes.
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara,
ResponderEliminarTens uma mensagem no Goodreads para ti.
Beijinhos.
Olá Carla
EliminarJá respondi.
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarConfesso que não sou muito dada a clássicos, mas gostava de mudar isso e de começar a ler alguns clássicos. Gosto especialmente destas edições da civilização, são simplesmente lindas!
Gostei da tua opinião, parece ser um bom livro, embora pareça exigir muita atenção enquanto o lemos, mas isso até é bom porque permite-nos desfrutar da leitura ao máximo. :)
Beijinhos.
Olá
EliminarEu também só este ano é que lhes comecei a prestar mais atenção, e a experiência está a ser boa. Sim, estas edições são lindas lindas.
Exige um bocadinha, principalmente no início, até nos enquadrarmos na história. Mas vale muito a pena.
Beijinhos
Ois,
ResponderEliminarBem tenho em casa por ler, tenho mesmo que ver se lhe dou mais atenção, fiquei curioso e sim já reparei que há quem adore e há quem não goste muito :)
Bjs e boas leituras
Olá Fiacha
EliminarTens de ler ;) Espero que gostes.
Beijinhos e boas leituras
Vou querer reler este. Da primeira vez que o li, fiquei ligeiramente desiludida :X
ResponderEliminarOlá. Pode ser que gostes mais da segunda vez :)
EliminarÉ essa a esperança :P
EliminarA escrita das irmãs Bronte é fantástica. Confesso que prefiro a Charlotte e a Anne. O livro de Emily foi o que menos gostei. Devia ler " Jane Eyer". Tenho a certeza que a encantara mais... E nesse mais depressa nos identificamos com as personagens!
ResponderEliminarOlá Sara
EliminarSim, quero muito ler os das irmãs. Já tenho "Jane Eyre" cá em casa e estou muito curiosa, tenciono ler brevemente.
Beijinhos e boas leituras