terça-feira, 12 de julho de 2016

Porque Escolhi Viver - Opinião

Título: Porque Escolhi Viver
Autor: Yeomni Park
Editor: Objetiva
Edição/ reimpressão: 2015
Páginas: 320







Sinopse:

A história real de uma norte-coreana que fugiu para conseguir viver. Cresceu a pensar que era normal ver cadáveres na rua a caminho da escola. Que era normal comer plantas selvagens para calar o estômago. Que era normal ver os vizinhos "desaparecer". Aos 13 anos, quando a fome e a prisão do pai tornaram o futuro impossível, Yeonmi e a família tomaram a decisão arriscada de fugir. Arriscaram morrer porque escolheram ser livres. Porque escolheram viver.

Opinião:

Este livro foi-me oferecido no meu aniversário no ano passado. Na altura ainda não tinha ouvido falar dele, mas mal vi do que se tratava fiquei com muito interesse. Entretanto já fui vendo algumas opiniões e cada vez tinha mais a certeza que merecia ser lido e depressa.

E merece mesmo. Esta é a história de Yeomni Park, uma rapariga norte-coreana que devido às dificuldades passadas no seu país decidiu fugir com a sua família. O livro está dividido em três partes: a vida passada na Coreia do Norte, repleta de fome, injustiças, supressão e mentiras; a fuga para China, que não se demonstrou tão libertadora como parecia; e a chegada à Coreia do Sul, onde apesar de haver uma nova esperança nem tudo é fácil.

É um livro excelente, cheio de relatos verdadeiros sobre as dificuldades passadas na Coreia do Norte e por quem tenta de lá sair. É triste, horrível e repulsivo por um lado, mas também é bastante esclarecedor e inspirador. Yeomni foi bastante corajosa, e conseguiu superar tudo o que foi vivendo, mas temos de nos lembrar que há milhões que permanecem na Coreia do Norte e muitos outros que continuam "presos" na China. 

Acho que este é um livro que todas as pessoas deveriam ler. Deixo-vos um vídeo em que a Yeomni fala um pouco sobre tudo o que passou.




4 comentários:

  1. Olá Sara,
    Ainda bem que gostaste. Gosto muito deste género de livros e este está no top. Duro, mas real.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Cada vez gosto mais também.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,
    Quero imenso ler este livro, parece ser uma leitura que vale mesmoo a pena! :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sem dúvida, super recomendo!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar