domingo, 30 de outubro de 2016

Coraline - Livro e Filme - Opinião


Título: Coralina
Autor: Neil Gaiman


Sinopse:

Desta vez, Gaiman cria um ambiente de terror* paralelo ao nosso mundo, sendo que para o atingir, a personagem principal apenas tem de passar uma porta do sótão que está fechada à chave.
Tudo acontece quando um casal decide ir ao supermercado e Coraline, a sua filha, insiste para ir com eles mas eles recusam. Então, quando está sozinha, num acto de rebeldia, Coraline vai buscar a chave e dirige-se para o sotão. Então, ela abre a porta e vai dar a uma casa absolutamente simétrica à sua, com tudo igual, incluindo os seus pais, excluindo os pequenos pormenores como, por exemplo, o facto de, no lugar dos olhos do pai e da mãe, estarem botões e de um dos armários da casa estar cheio de almas de crianças.
Coraline quer fugir, mas os seus "falsos-pais" há muito que ansiavam por companhia e não a deixam sair daquele novo mundo...

Opinião:

Já há algum tempo que queria ler algo deste autor, e este livro, por ser pequeno e ter boas opiniões despertou-me uma maior atenção. Com muita pena minha, fiquei desiludida mais uma vez. Mesmo tendo em conta que o livro foi escrito, pelo menos inicialmente, para crianças, não gostei muito da escrita do autor.

Também estava à espera de outra coisa da história, não me conseguiu cativar, mesmo sendo um livro pequeno só queria terminá-lo (e não propriamente para saber o que se iria passar). No entanto, tenciono dar mais uma oportunidade ao autor.



Adaptação Cinematográfica




Este filme não está completamente fiel ao livro, como seria de esperar, apresenta novos elementos e personagens. Geralmente não gosto quando isto acontece, mas neste caso achei que tornou a história mais interessante. Foi um dos poucos casos em que gostei mais do filme do que do livro. 

Classificação: 5* (em 10)

4 comentários:

  1. Olá Sara,
    Nunca li nem vi o filme mas tenho curiosidade com ambos. Agora fiquei um pouco de pé-atrás com o livro =(
    Já pensei lê-lo na altura do Halloween, mas ainda não foi este ano =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Não fiques, é só a minha opinião pessoal, são gostos. Mas já vi muitas opiniões positivas.
      Quem sabe para o ano :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    Bem, neste caso só vi mesmo o filme e recordo-me que na altura gostei bastante dele, mas não faço grande ideia de ler o livro, pelo menos para já. :) Mas ao que parece também não perderei muito porque o filme é melhor.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Foi a minha opinião, mas sei que há muita gente que adora o livro.
      Beijinhos

      Eliminar