Série: Nascida nas Brumas
Autor: Brandon Sanderson
Sinopse:
Num mundo onde as cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos metais - a Alomancia - que o transforma num "nascido nas brumas", alguém capaz de invocar o poder de todos os metais. Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…
Opinião:
Já há muito tempo que queria ler esta série, uma vez que só tinha ouvido críticas positivas sobre os livros e o autor. Em Novembro do ano passado, através de uma leitura conjunta, consegui finalmente ler o primeiro - O Império Final - e adorei completamente, gostei muito dos personagens e de todo o mundo criado. Foi um livro surpreendente, sem seguir padrões a que possamos estar mais habituados.
A única razão para não ter lido a série toda de seguida, foi não ter os outros volumes. Era uma história muito complexa para ler em inglês e os livros não tinham um preço muito apetitoso cá em Portugal. Acabei por ter de esperar um pouco para conseguir boas promoções, mas lá consegui.
Em Fevereiro retomei finalmente a série, com O Poço da Ascenção e também gostei muito, mas não tanto como do primeiro. Mudou bastante a linha da história e confesso que a Vin por vezes me cansava um pouco. Mas nada que me retirasse o prazer da leitura.
Por fim, li os dois volumes de O Herói das Eras em Março e também gostei muito, embora o final tenha tido um sabor agridoce.
Apesar de ter dado 5 estrelas a todos os livros, o meu preferido foi sem dúvida o primeiro. Toda a série está cheia de reviravoltas e de constatações surpreendentes: nem todas as grandes vitórias resultam em coisas boas, nem todos os que achamos maus e sem coração o são completamente.
Aconselho vivamente a quem gosta de fantasia. Talvez daqui a uns tempos leia os outros livros passados no mesmo mundo, uns anos depois.
Oie,
ResponderEliminarSubscrevo a recomendação, gostei muito e espero que publiquem mais livros do escritor no futuro :)
Bjs e boas leituras
Olá Fiacha
EliminarSim, era mesmo bom :)
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara,
ResponderEliminarEu fiquei completamente apaixonada pela trilogia Mistborn!
Achei fabulosa a forma como o autor criou o mundo de magia e nos manteve sempre agarrados à história.
Dei 5 estrelas a todos mas também achei o segundo um pouco diferente mas não me cansei. E aquele final? Muito agridoce sim!
Gostava imenso que a editora continuasse a apostar no autor! Há que manter a esperança. Além disso, este mês vamos ter um novo livro da Robin Hobb, uma autora que adorei os outros livros. Por isso, há que acreditar ;)
Beijinhos e boas leituras
Olá Tita
EliminarSim, vamos esperar que sim :)
Ui, quero muito ler algo dessa autora!
Beijinhos e boas leituras
Olá,
ResponderEliminarTenho o primeiro livro desta série há um tempo à espera que eu lhe pegue, mas não sei quando será. Contudo, é uma série que quero imenso ler porque toda a gente só diz coisas boas sobre ela o que aumenta ainda mais a minha curiosidade!
Sei que há outra série do autor que também é muito falada, mas que ainda não foi traduzida. Vamos lá ver se a editora investe mais neste escritor, esperemos bem que sim.
Beijinhos.
Olá
EliminarSim, recomendo completamente.
Acho que sim, afinal teve boa aceitação por cá.
Beijinhos