sexta-feira, 7 de julho de 2017

O Longo Inverno - Opinião

O Longo Inverno

Título: O Longo Inverno
Autora: Ruta Sepetys
1ª Publicação: 2011


Sinopse:

Em 1941, Lina, de quinze anos, prepara-se para ingressar na escola de artes e para tudo o que aquele verão lhe pode proporcionar. No entanto, uma noite, a polícia secreta soviética invade a sua casa, levando-a juntamente com a sua mãe e o irmão mais novo. São enviados para a Sibéria. O pai de Lina é separado da família e conduzido a um campo de concentração. Lina decide arriscar tudo e usa a sua arte como forma de enviar mensagens, na esperança de que estas cheguem ao campo prisional onde o seu pai se encontra e lhe transmitam que a sua família ainda está viva. É uma longa e comovente viagem. Apenas a força, o amor e a esperança fazem com que Lina e a família resistam a cada dia. Mas será isso suficiente para os manter vivos?

Opinião:

Vi tantas opiniões positivas sobre este livro que decidi ler, mesmo sem saber praticamente nada sobre a história, apenas que envolvia campos de concentração.

Não sei se não me lembro ou se não fazia mesmo parte do programa escolar, mas a verdade é que não tinha a percepção de que tinham existido campos de concentração soviéticos. Condenamos tanto os nazis por todas as atrocidades que cometeram, mas houve também uma nação vencedora que cometeu também graves crimes contra a humanidade, a União Soviética. Por esta história, percebemos que tentaram esconder esta realidade, mas como é possível? Como é possível saber-se tão pouco sobre isto? Foi algo que me revoltou um pouco quando terminei esta leitura e que me perseguiu durante alguns dias.

Quanto às personagens, não me senti tão ligada a elas como esperava. Não me tocou tanto como outros livros do mesmo género. Também gostava de ter visto o final um pouco mais desenvolvido. 

No geral, gostei muito, é uma história que merece ser contada, mas acima de tudo, é uma história que merece ser lida, para que um maior número de pessoas tenha conhecimento de uma parte da história que tentaram apagar.


6 comentários:

  1. Olá Sara,
    Comprei este livro na FLL e devo ler em Janeiro mas estou com muitas expectativas =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Eu também tinha muitas expectativas e, apesar de não ter sido bem o que estava à espera, gostei muito.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá, Sara!
    Este parece-me muito interessante. Oxalá consiga pôr-lhe as mãos em cima muito em breve!
    Obrigada pela sugestão.
    Beijinhos e leituras muito saborosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      É muito interessante! Se leres, espero que gostes.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Parece ser um livro bem interessante. Concordo inteiramente contigo quando dizes que este género de livros deve ser lido para que ninguém se esqueça do que efetivamente aconteceu.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Acho mesmo importante que estas coisas não se esqueçam.
      Beijinhos

      Eliminar