quarta-feira, 5 de julho de 2017

Por Treze Razões - Opinião

Por Treze Razões

Título: Por Treze Razões
Autor: Jay Asher
1ª Publicação: 2007

Sinopse:

Naquele dia quando Clay regressou da escola, encontrou à porta de casa uma estranha encomenda com o seu nome escrito, mas sem remetente. Ao abri-la descobre que, dentro de uma caixa de sapatos, alguém colocara sete cassetes áudio, com os lados numerados de um a treze. Graças a um velho leitor de cassetes Clay prepara-se para ouvi-las quando é sobressaltado pela voz de Hannah Baker de dezasseis anos, que se suicidara recentemente e por quem ele estivera apaixonado. Na gravação, Hannah explica os seus treze motivos para pôr fim à vida, que a cada um deles correspondia uma pessoa e que todas elas iriam descobrir na gravação o seu contributo pessoal para aquele trágico desfecho.

Opinião:

Este era um livro que queria ler desde que descobri este mundo livrólico na internet. Mais uma vez, à semelhança de tantos outros, foi a existência da adaptação que finalmente me impulsionou a ler. 

Como já podem ter percebido, as expectativas eram altas. E não foram totalmente correspondidas. Pensei que fosse um livro que me prendesse, mas não o fez e demorei muito mais para o ler do que esperava.

Também pensei que a caracterização da Hannah fosse um pouco diferente, estava à espera de encontrar alguém mais deprimido. Mas isso leva-nos para o que eu achei mais importante e interessante neste livro: a sua mensagem. Nunca sabemos qual a importância/ efeito das nossas palavras e ações para com as outras pessoas. Algo que para nós pode ser insignificante, pode ter uma consequência muito negativa no outro.

Apesar de não ter adorado, gostei, e acho que merece ser lido pelo menos pelos adolescentes.


10 comentários:

  1. Olá Sara,
    Já vi várias opiniões sobre este livro e não faz o meu género. Percebo o que dizes. Apesar de tratar de um tema muito interessante.
    Talvez veja a série.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Sim, é uma boa opção :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Vou ler este livro para o Desafio Book Bing, estou muito curiosa por fazer esta leitura.
    As minhas alunas viram a série e dizem que gostaram muito, o tema é bastante interessante. Resta saber se vou gostar do livro, espero bem que sim.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Também espero que gostes :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Já ouvi várias pessoas falar, quer do livro, quer da série, mas realmente não me "puxa".
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Apesar de ser um tema relevante realmente não superou as minhas expectativas. Já comecei a ver a série, mas anda parada, também não me "puxa" muito para ver.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Já tenho lido opiniões tão diferentes sobre este livro que a minha vontade de lê-lo é pouca, mas gostava de ver a série. Já viste a série? :) Há até quem diga que está melhor do que o próprio livro.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Eu já comecei, e apesar de até achar mais interessante que o livro, também não me tem "puxado" muito para continuar.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Depois de ver a série, que eu AMEI, estou muito curiosa com o livro, mas pelo que eu já estive a dar uma vista de olhos, desconfio que a série será melhor que o livro... Mais intensa, talvez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que a séria está mais apelativa que o livro, mas também ainda não terminei.

      Eliminar