Título: Viagens na Minha Terra
Autor: Almeida Garret
Ano de publicação: 1846
Sinopse:
Em "Viagens na Minha Terra", publicado inicialmente em folhetim entre 1845 e 1846, Almeida Garrett descreve a viagem que fez entre Lisboa e Santarém, bem como as suas impressões sobre os locais por que passou. No meio destas deambulações, conta a história de Joaninha, a menina dos rouxinóis, de Carlos, que encarna o herói romântico, e de Frei Dinis, entrelaçando a tragédia que liga estas personagens com as suas crónicas de viagem.
Opinião:
Frei Luís de Sousa foi o livro lido na escola que menos gostei. Mas tinha curiosidade para ler mais do autor e este foi o livro escolhido.
Demorei um pouco a entrar na história e a perceber o que se estava a passar, o que prejudicou um pouco a minha experiência de leitura. Mas a parte que entendi, não achei nada de especial. É um livro com bastantes referências literárias, nomeadamente a Dom Quixote de La Mancha de Cervantes, outra obra que não gostei assim tanto.
No entanto, é um livro que se lê bastante bem, uma vez que os capítulos são bem curtos.
Olá Sara,
ResponderEliminarLembro-me de ter que ler este livro na escola. Já nem lembro disso :) e confesso que não gostei muito. Eram outros tempos. Tenho que tentar novamente.
Beijinho
Olá Isaura
EliminarPode ser que gostes mais se voltares a ler :)
Beijinhos e boas leituras
Olá, Sara, li este muito recentemente mesmo! Mas o meu post ainda deve demorar :) achei o livro meio estranho, a narrativa do Carlos e da Joaninha dentro da narrativa da viagem do narrador, mas ao contrário de muitas opiniões que fui vendo e ouvindo, até gostei! Acho que ia preparada para pior :D
ResponderEliminarOlá
EliminarSim, também achei estranho. Essa foi a parte que achei mais interessante, mas não posso dizer que tenha achado maravilhoso.
Por acaso não reparei nas críticas que costuma ter. Mas ainda bem que gostaste :)
Olá Sara,
ResponderEliminarApesar de ter o livro cá em casa (um exemplar da minha mãe) não tenho vontade de o ler. E com a tua opinião, não irei pegar nele tão cedo ;)
Beijinhos e boas leituras
Olá Tita
EliminarAté pode ser que gostasses,mas não é um livro que não recomendo.
Beijinhos e boas leituras