quarta-feira, 6 de junho de 2018

Os Pilares da Terra - Opinião



Lembro-me de ter visto a mini-série telivisa "Os Pilares da Terra" quando esta passou na televisão portuguesa há uns anos, e sabia que tinha gostado bastante. No entanto, passado todo este tempo já não me lembrava praticamente nada sobre o que se passava. Só tinha na mente algumas imagens sobre a construção de uma igreja.

Como podem saber, já li alguns livros de Ken Follett e dos quais gostei bastante. Mas estes eram de um género diferente e admito que estava com um pouco de receio quando parti para a sua leitura.

Gostei bastante da nota introdutória do autor, escrita alguns anos depois de ter sido lançado o livro, a dizer que apesar de não ter ganho nenhum prémio literário foi o que mais obteve feedback pela parte dos leitores e, consequentemente, mais vendido. Também achei engraçado escrever uma obra completa sobre a construção de uma catedral e sobre monges, quando ele não acredita sequer em Deus, mas sempre gostou do assunto da arquitetónica das igrejas.

Não digo que fiquei agarrada logo nas primeiras páginas, no princípio ainda estava a conhecer as personagens e o que é que se estava a passar. Mas ao fim de talvez umas 50 páginas já estava mais que presa na história.

Este livro passa-se ao longo de várias décadas e acho que está escrito a um ritmo muito bom. Por vezes, quando surgia um problema, pensava que só iria ser resolvido muito tempo depois, mas acabava por ser resolvido (para bem ou para mal) até ao fim desse capítulo/parte.

A versão que eu li está dividida em dois livros, com vários capítulos, que ainda estão divididas em algumas partes. Estas são relativamente grandes no primeiro volume, mas vão sendo diminuídas no segundo, de uma forma geral.

Achei a obra muito bem construída no geral. Muito bem escrita, a um bom ritmo, com um bom equilíbrio de reviravoltas e personagens muito, muito bons. São quase todas muito marcantes, para o bem, para o mal ou lá no meio. 

As partes do William eram de arrepiar. Quando via que estávamos a ver as coisas pelo seu ponto de vista até tinha medo. É de uma crueldade e falta de compaixão de uma forma abismal. O Phillip, apesar de ser uma ótima pessoa e de ajudar quem pode, não deixa de ser de uma grande frieza no que toca ao amor entre um casal. Tom também é uma boa pessoa mas não consegue perceber o filho que tem. Achei o Jack um amor em todas as fases. A Alliana também é uma guerreira, passou por tanta coisa mas conseguiu sempre dar a volta por cima, mesmo sem a ajuda do irmão.

Enfim, podia continuar aqui a escrever por muito tempo, tanto que gostei deste livro. Tenciono ler em breve Um Mundo Sem Fim, que está de alguma forma ligado a Os Pilares da Terra.

Recomendo vivamente!

3 comentários:

  1. Olá Sara,
    Nunca li o livro, mas já vi a série e gostei muito. Gosto do Ken Follett, embora em outro género.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa
      Foi o primeiro deste género que li dele e realmente gostei muito, não ficou nada a dever aos outros que já tinha lido :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá! Eu costumo ver o blogue, mas quase nunca comento. Desta vez decidi comentar porque talvez esteja interessada num Desafio Literário sobre o mundial que eu vi e que pretendo participar também.
    O desafio consiste em assistir os jogos do mundial e postar livros de acordo com os resultados.
    Veja o link: https://dianaisabelpinto.blogspot.com/2018/06/desafio-world-cup-literario.html

    Beijos.

    ResponderEliminar