sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A Noite de Todas as Almas - Opinião

Título: A Noite de Todas as Almas
Série: Todas as Almas (livro 1)
Autor: Deborah Harkness
Editor: Casa das Letras
Edição/ reimpressão: 2011
Género: Literatura Fantástica
Páginas: 704







Sinopse: 

Num final de tarde de Setembro, quando a famosa historiadora de Yale, Diana Bishop, abre casualmente um misterioso manuscrito medieval alquímico há muito desaparecido, o submundo mágico de Oxford desperta. Vampiros, bruxas e demónios farão tudo para possuir o manuscrito que se crê conter poderes desconhecidos e pistas misteriosas sobre o passado e o futuro dos humanos e do mundo fantástico. Diana vê a sua pacata vida de investigadora invadida por um passado que sempre tentou esquecer: ela é a última descendente da família Bishop, uma longa e distinta linhagem de bruxas de Salem, marcada pela morte misteriosa dos pais quando era criança. E do meio do turbilhão de criaturas mágicas despertadas pela redescoberta do manuscrito surge Matthew Clairmont, um vampiro geneticista de 1500 anos de idade, apaixonado por Darwin. Juntos vão tentar desvendar os segredos do manuscrito e impedir que caia em mãos erradas. Mas a paixão que cresce entre ambos ameaça o frágil pacto de paz que existe há séculos entre humanos e criaturas fantásticas... e o mundo de Diana nunca mais voltará a ser o mesmo... Uma história arrebatadora que mistura História, magia, aventura e romance. Para os leitores de Dan Brown, J.K. Rowling, Stephenie Meyer e Elizabeth Kostova.


Opinião:

Este é um livro com um tipo de fantasia que adoro. Existem quatro "tipos" de criaturas humanóides: humanos, bruxas, vampiros e demónios, cada uns com as suas caraterísticas, umas que já conhecemos e outras que vamos descobrindo.

Gostei bastante de ir descobrindo as singularidades deste mundo fantástico à medida que a Diana também ia descobrindo. Achei também interessante conhecer mais um pouco sobre alquimia. 

Os cenários são também maravilhosos: a biblioteca da universidade, um castelo centenário em França, uma casa com vontade própria. Enfim, o que há para não gostar?

Percebe-se bem que as personagens estão longe de serem perfeitas, mas gostei bastante delas, da Diana, do Matthew, até das tias de Diana e de Marthe e Ysabeau.

Adorei mesmo o livro, um pouco a mistura de Crepúsculo (não torçam o nariz) com Feitiços de Amor e uma pontinha de Outlander. Tudo junto ficou muito bom. Recomendo completamente para quem gosta deste género de fantasia. Tenho de ler os próximos com alguma urgência!



14 comentários:

  1. Olá Sara,
    Ainda bem que gostas-te tenho pena de não ter lido contigo, mas como sabes não foi possível.
    Vou pegar nele este final de semana e espero gostar tanto ou mais, se isso é possível;) do que tu.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Deixa lá, foi por um bom motivo :)
      Espero mesmo que gostes, acho que sim eheh.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Este é daquela trilogia que vai sair agora o último livro não é? Pelo menos as capas são-me familiares.
    Nunca me "chamou" mas pode ser que um dia lhe dê uma oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Sim é :) até nem sei se já não saiu.
      Depende se gostas da fantasia de vampiros e bruxas ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Esta é um trilogia que quero muito ler. Adoro fantasia e deixaste-me cheia de curiosidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Confesso que não conhecia esta autora, mas ultimamente tenho lido opiniões de várias bloggers que falam muito bem dela e algumas que a querem muito ler, então não consigo deixar de me sentir com aquela curiosidade miudinha.
    Parece ser daqueles livros do género que vale mesmo a pena ler, apesar de serem calhamaços. Já foram publicados os três livros em Portugal?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Eu acabei por adquirir este livro em segunda mão a um preço bem acessível e surpreendeu-me bastante. É um daqueles livros enormes mas que mesmo assim não queremos que acabe.
      O terceiro e último saiu ainda este mês :) E acho as capas todas bonitas também ehhe.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ois,

    Hum...registado a recomendação, mas ando um pouco cansado de Fantasia :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Tens de dar uma pausa no género eheh
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  6. Tenho este livro à bastante tempo na estante, estava à espera de arranjar motivação para o ler, e com a tua opinião consegui :D
    No entanto aconteceu uma coisa curiosa, quando escreveste: [...] pouco a mistura de Crepúsculo (não torçam o nariz) [...], ao ler "Crepúsculo" torci literalmente o nariz, e depois ao ler o entre-parêntesis desatei a rir e a pensar: "Como raio é que ela adivinhou?!!" lool

    Só por alguém insinuar que há parecenças, é mais do que suficiente para me fazer desistir da leitura, mas como gostei da opinião, antes de chegar a essa parte e depois [...] Tudo junto ficou muito bom. [...] vou arriscar e tirar as minhas próprias conclusões ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh tenho um dedo que adivinha :) Eu sei que há muitas pessoas que não gostam mas a parecença é só num aspeto, acho que percebes quando leres. Mas acho que vale a pena, a sério.
      Ainda bem que vais arriscar, depois quero saber a tua opinião ;)

      Eliminar
    2. Sim :) Mas antes de ler tenho de os arranjar todos, detesto ficar "pendurada" numa história :(
      São quantos? Dois? Trilogia?

      Eliminar
    3. É uma trilogia, o último saiu cá recentemente. É pena os preços :s

      Eliminar