segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Mensagem de Uma Mãe Chinesa Desconhecida - Opinião


Título: Mensagem de Uma Mãe Chinesa Desconhecida
Autora: Xinran

Sinopse:

Xinran, jornalista e autora, retorna às histórias verídicas de mulheres chinesas que a tornaram mundialmente conhecida. Desta vez ela aborda o sofrimento humano resultante da interação de uma milenar cultura machista com circunstâncias históricas, econômicas e sociais específicas. Em dez capítulos, são apresentadas dez histórias marcadas pela interrupção da relação mãe-filha, de meninas que nunca conheceram suas mães biológicas e mulheres que deram a filha em adoção a casais de camponeses que vivem sem endereço fixo, viajando pelos quatro cantos da China para burlar a fiscalização da lei do filho único - eventualmente abandonando uma menina numa estação de trem.

Opinião:

Este foi mais um livro que apenas conheci e li devido ao desafio Autores de A a Z a que me propus em 2015. É portanto mais uma prova da importância que estes desafios têm para mim. 

Já tinha conhecimento da Lei do Filho Único que existe na China há vários anos, de maneira a tentar controlar o número de pessoas. O que eu não sabia era a importância que os chineses atribuíam a ter um filho homem. Um casal só se sentia realizado quando tinha um rapaz e era ainda mais importante nas aldeias e zonas rurais, em que as famílias só ganhavam mais dinheiro e terras por ter um filho homem, se tivessem uma rapariga tinham de sustentar mais pessoas com os mesmos recursos, sendo que não poderiam tentar ter um rapaz devido à lei. Ora tudo isto levou a que muitas bebés do sexo feminino recém-nascidas fossem mortas à nascença, ou quando as mães não o conseguiam fazer, abandonadas, de maneira a que o casal pudesse novamente tentar ter um rapaz.

Muitas das mães sofriam com isto, em ter de matar ou abandonar as suas bebés. Muitas não se esqueciam e não voltavam a ser a mesma pessoa. Este livro conta-nos histórias reais sobre estas mães e tenta dar resposta às meninas que foram abandonadas e se perguntam porque razão e se as mães nunca gostaram delas.

É um livro muito bom, que me alertou para uma realidade que eu nem sequer imaginava. Também gostei da escrita de Xinran, mesmo tendo lido em português do Brasil. Quero ler os restantes livros dela. Recomendo vivamente este livro.


12 comentários:

  1. Olá Sara
    Não conhecia o livro mas parece ser muito interessante!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      É mesmo! Acho que devia ser mais conhecido.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Por acaso já tinha visto um documentário sobre esse tema na televisão faz alguns aninhos e fiquei muito perturbada. Eles tem casas próprias e eu vias imagens com crianças do sexo feminino dentro de autenticas jaulas, presas pelo pé e com uma tigela de comida e água. Nós ocidentais não imaginamos a tortura que a China faz aos seus.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      A sério? Não fazia ideia, tenho de procurar mais sobre o assunto :s Acho que os outros livros da autora também são muito interessantes e reveladores.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. É bem melhor que a original, adoro esta versão da música! :)
    Obrigada pelo comentário, já estou a seguir aqui o blog! ^^
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo :) Não acho grande piada à original, mas esta versão está simplesmente fantástica!
      Obrigada eu, beijinhos

      Eliminar
  4. Viva,

    Já tinha lido u livro dentro do tema e sem duvida fico contente que tenhas gostado, ficamos com outra ideia de coisas que se passa por esse mundo fora e quem nem nos passa pela cabeça :)

    Bjs e bom ano :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Mesmo! Fiquei com vontade para ler mais livros do género, sobre a China e não só.
      Beijinhos e bom ano

      Eliminar
  5. Olá,
    Não conhecia este livro, mas ele chamou-me a atenção desde o momento em que partilhaste a capa dele pela primeira vez aqui no blog.
    Depois de ler a tua opinião fiquei ainda mais curiosa, parece ser um livro que aborda várias questões muito pertinentes e que nos deixa mais conhecedores da realidade na China.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, conheci muito mais sobre a cultura chinesa, acho que vale bem a pena.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Sara,
    Fiquei muito curiosa com este livro. Não conhecia e parece muito bom.
    Vou tentar ler assim que puder.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Espero que gostes :) Acho que vale bem a pena!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar