segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O Rapaz do Pijama às Riscas - Opinião

Título: O Rapaz do Pijama às Riscas
Autor: John Boyne
Editor: Bis - Leya
Edição/ reimpressão: 2013 
Páginas: 186








Sinopse:

Bruno, de nove anos, nada sabe sobre a Solução Final e o Holocausto. Não tem consciência das terríveis crueldades que são infligidas pelo seu país a vários milhões de pessoas de outros países da Europa. Tudo o que ele sabe é que teve de se mudar de uma confortável mansão em Berlim para uma casa numa zona desértica, onde não há nada para fazer nem ninguém para brincar. Isto até ele conhecer Shmuel, um rapaz que vive do outro lado da vedação de arame que delimita a sua casa e que estranhamente, tal como todas as outras pessoas daquele lado, usa o que parece ser um pijama às riscas.

Opinião:

Confesso que não tinha ideias de ler este livro tão cedo, mas acabou por haver um imprevisto e lá lhe dei uma oportunidade. Tinha ido à biblioteca para requisitar "O Diário de Anne Frank", mas sou tão distraída que não verifiquei primeiro se estava disponível. Pois, não estava, e como não quis vir sem livro nenhum, quis trazer na mesma um livro que também se enquadrasse no Desafio Leituras do Holocausto. Este foi o que me veio logo à cabeça.

Apesar de ter gostado da escrita de uma forma geral, houve algumas coisas no livro das quais não gostei muito. Eu sei que é um livro infanto-juvenil, e relatar os factos tais como eles foram poderia não ser uma boa ideia. Mas acho que as coisas também foram abordadas demasiado superficialmente. Não gostei de o Hitler, ou Führer, ter sido tratado por Fúria, assim como Auschwitz ser Acho-Vil. Outro aspeto é que os horrores passados no campo de concentração quase não foram mencionados, a única coisa que se sabe é que são todos muito magros, infelizes e que vestem todos a mesma roupa. Também acho que decorrem muitas páginas a termos algum contato como o campo propriamente dito (só depois de metade do livro).

Acho que o autor tinha uma ótima oportunidade para explicar aos mais novos um bocadinho do que se passou num passado não tão longínquo, de uma maneira mais simples sim, mas acho que poderia ter sido mais explícito. Duvido que qualquer criança que leia este livro entenda alguma coisa do que se passou. Talvez esta minha ideia se prenda com o facto de ter visto o filme primeiro, que está muito melhor na minha opinião. Mostra mais coisas, tanto factos como emoções em si.

Não estou a dizer que o livro é mau, mas podia ser muito melhor, melhor aproveitado. Fiquei um pouco desiludida. No entanto, recomendo a sua leitura, seguida da visualização do filme :)


10 comentários:

  1. Olá Sara
    Li este livro o ano passado e também me desiludiu. Achei a criança ingénua a mais e o final, mesmo sendo triste, muito previsível. E sim, o autor poderia ter feito muito mais.
    Já leste a Bibliotecária de Auschwitz? É muito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Pois, depois da tu opinião baixei as minhas expetativas, mas mesmo assim conseguiu desiludir-me.
      Sim, acho que foi o primeiro livro que li do tema. Adorei!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    Nunca li o livro, contudo já vi o filme e gostei muito. Acho extremamente importante que existam livros, filmes e coisas desse género para nos relatar um pouco estes acontecimentos e nos mostrarem como o ser humano pode ser mau e cruel.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Neste caso, achei o filme melhor. Concordo completamente contigo.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Viva,

    Um livro que tenho curiosidade em ler, mas não deve ser tão depressa depois de ler o teu comentario :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      O aspeto bom é que se lê num instante :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. A sério que "que traduziram" os nomes? Que mau!
    Gostei muito do filme, mas não me puxou para ler o livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu ainda fui ver se era da tradução (nunca se sabe), mas não, é mesmo assim na versão original.
      Eu geralmente recomendo a leitura, mesmo quando não adoro o livro, mas neste caso como já viste o filme, acho que não vale muito a pena ehhe.

      Eliminar
  5. Olá Sara,
    Já li este livro faz algum tempo e adorei, foi daqueles livros que mexeu muito com os meus sentimentos.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Se calhar não gostei tanto porque já tinha visto o filme antes e tinha adorado.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar