sábado, 25 de julho de 2015

A Regra dos 2 Minutos - Opinião

Título: A Regra dos 2 Minutos
Autor: Robert Crais
Editor: Editorial Presença
Edição/ reimpressão: 2007
Género: Policial e Thriller
Páginas: 312







Sinopse:

Max Holman, após ter cumprido uma sentença de dez anos, descobre ao sair da prisão que o seu filho único, um polícia de Los Angeles, tinha sido abatido a tiro no dia anterior. O arrependimento define este homem que tudo faz para se redimir do passado. Agora resta-lhe fazer tudo o que estiver ao seu alcance para desagravar a morte do filho e apanhar o assassino. Este não é o tipo de policial a que estamos habituados. Pauta-se por um registo muito realista, onde a acção obedece às motivações complexas e profundamente humanas das personagens. Robert Crais é um escritor multipremiado, com um leque de obras já traduzidas em 36 línguas. Campeão de vendas, em 2006 foi-lhe atribuído o Ross Macdonald Award, por ter elevado os parâmetros da excelência dentro deste género literário.
2 minutos... Este é o tempo que o assaltante de um banco tem até à chegada da polícia. Quem quebra a regra dos 2 minutos arrisca-se a passar uma vida na cadeia. Mas nem toda a gente vive de acordo com regras... Um thriller que o prenderá a partir do 1º minuto.


Opinião:

Este era um dos livros que estava na minha estante que menos tinha vontade de ler. Policiais não é o meu género predileto de leitura e não sabia de ninguém que já tivesse lido este livro. Mas como não é muito grande, decidi lê-lo para a segunda semana temática da Maratona Literária de Inverno. O problema é que as minhas leituras se atrasaram e eu fiquei com 2/3 dias (muito incompletos) para o ler. E eu já só pensava: "Quase de certeza que não vou gostar muito, que vou achar enfadonho e vou  ter de lê-lo em pouco tempo!". Estava enganada.

Max Holman esteve envolvido em crimes desde muito novo. Acabou por ter uma namorada e tiveram um filho, mas Max nunca lhes foi muito chegado. É durante a sua última estadia na prisão, que decide que quer mudar isto e aproximar-se do filho, para tentar compensar todos os anos perdidos. Mas no dia em que sai da prisão descobre que o filho foi assassinado. Era tarde de mais. A única coisa que ele agora pode fazer para tentar resolver as coisas é descobrir quem o matou.

Não vou dizer que este livro me prendeu desde o 1º minuto, como diz a sinopse, mas foi-me prendendo gradualmente, chegando a um momento que já só queria saber o que realmente tinha acontecido. Algo semelhante aconteceu com Holman, no início nem sempre percebia porque é que ele fazia o que fazia, mas fui começando a entender e até a concordar.
Escusado será dizer que falhei redondamente nas minhas suspeitas eheh.
Este livro foi uma agradável surpresa. Recomendo vivamente a quem gosta do género (e até a quem não aprecia assim tanto).





12 comentários:

  1. Olá Sara,
    Gostei da tua opinião, devo referir que tal como tu este não era o meu género de livro favorito, mas este ano descobri que gosto de ler um bom thriller e suspense.
    Descobri isto com as leituras de Quatro maravilhosos livros:"A rapariga do comboio", "Em Parte Incerta" (que já o lês-te) , "Black-Out A Cortina da Memória" e "Erebos" estes dois últimos também uma leitura para a Maratona de Inverno.
    Agora gosto do género e quero ler mais.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Eu também já gosto um pouco mais, mas agora só tenho mais um na estante, que até é mais de terror penso eu, e por isso quero guardá-lo para Outubro. Por isso acho que não volto ao género assim tão cedo.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Eu gosto imenso de policiais. E este livro não conhecia e parece-me muito bom. Vou tentar ler. Gostei muito da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Então se gostas acho que ias gostar deste :)
      Obrigada
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Ois,

    Ai tanto policial com qualidade é um genero que vale bem a pena investires e podia mencionar tantos nomes, seja como for já viste que um bom livro é um bom livro independentemente do genero que é escrito :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Podes dizer alguns, não me importo nada ;) Há sempre espaço na minha wishlist de leituras eheh
      Lá isso é verdade
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Sara,
    Reparei agora que atingis-te o teu objectivo dos 35 livros que bom deves estar super feliz.
    Olha não vou participar na leitura conjunta de clássicos, pois ganhou Moby-Dick dos escritores Herman Melville e Andrew Delbanco, e só tenho em formato PDF e não tenho ainda leitor de e-books.
    Por isso desafiei-me a ler outros dois clássicos, que não sei se já os lês-te, passa lá no blog quando puderes e vê.
    Beijinhos e boas leituras.
    P.S. Espero que estejas a gostar de ler «O Monte dos Vendavais» eu adorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Obrigada! Sim estou, já pensei em aumentar o número, mas como não sei como vai ser a minha vida daqui para a frente (que dramático eheh) decidi manter e todos os que vierem a mais serão bem-vindos.
      Ainda não tinha visto que tinha sido o Moby-Dick a ganhar. Confesso que não tenho muita vontade de ler, mas como o tenho em casa (numa edição que não gosto muito) acho que vai ser um bom incentivo para o fazer.
      Acabei ontem e gostei mesmo muito. Obrigada pela sugestão!
      Uma questão, sei que tínhamos falado ler a Cidade dos Ossos juntas depois da maratona, mas as leituras têm-me corrido bem e acho que o conseguia ler esta semana e assim conseguia completar os meus planos da maratona. Queria saber se te importavas se eu o lesse já? Se sim, eu deixo guardado para depois.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Sara,
      Estás a referir-te ao primeiro volume da Cidade dos Ossos? Força lê estou a torcer por ti amiga, depois eu leio numa outra altura o primeiro volume, não te preocupes.
      Olha se puderes vai ver a resposta que deixei para ti no livro Prometo Falhar.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    3. Olá Carla,
      Isso mesmo. Obrigada :) Eu deixo para último, mas se desse tempo gostava de ler.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Sara
    Com o tempo fui começando a gostar de policiais e thrillers e este livro parece ser bem interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Sim, cada vez vou gostando mais também.
      Beijinhos

      Eliminar