quinta-feira, 30 de julho de 2015

Trilogia Os Jogos da Fome - Opinião


Sinopse do livro Os Jogos da Fome

Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica. 

Opinião da Trilogia

Antes de sequer saber que existia esta trilogia vi o trailer do filme Os Jogos da Fome e fiquei bastante curiosa. Acabei por ver o filme e adorei. Só algum tempo depois é que descobri que era baseado num livro. Soube que queria ler a trilogia, mas não tinha os livros e o tempo foi passando e acabei por ver os três primeiros filmes (até A Revolta -Parte 1) antes de ler os livros. Mas lá fui conseguindo adquirir os livros a preços simpáticos e li-os finalmente. Todos seguidos. Devo dizer que ter visto os filmes primeiro não diminuiu em nada o meu interesse na leitura.

Os Jogos da Fome

É neste primeiro livro que nos é apresentado o mundo distópico desta história - conhecemos a história de Panem e dos Distritos. Conhecemos qual o significado dos jogos da fome e as etapas pelas quais os tributos (forçados ou voluntários) têm de passar. 
Gostei bastante da Katniss que luta até ao fim pela sua família, principalmente pela sua irmã Prim. O Peeta também é uma personagem muito boa e está muito melhor explicada no livro do que no filme.
Gostei bastante de redescobrir este mundo e as personagens. Também gostei da escrita da autora, que me fez querer continuar sempre a ler, apesar de já saber o que iria acontecer.


Em Chamas

Este é o livro em que Panem sente que talvez esteja a perder a força e a tentar retomá-la a todo o custo. Traz-nos algumas surpresas. Para mim é tão bom como o primeiro.


A Revolta 

Para mim este livro, apesar de ser num ambiente completamente diferente também está muito bom, Mas o final pareceu-me um pouco apressado e desiludiu-me um pouco. Estava à espera de outra coisa, de algo mais. Mas não foi mau de todo. No geral é também um bom livro, na minha opinião.



Concluindo, foi uma trilogia que adorei e recomendo a toda a gente, embora alterasse algumas coisas na parte final. Sei que não é uma opinião muito boa, mas não quero dar spoillers a ninguém que ainda queira ler os livros ou ver os filmes.


14 comentários:

  1. Olá Sarinha,
    Adorei a tua opinião, exactamente por ser em conjunto de toda a trilogia.
    Eu gostei imenso desta distopia foi a primeira que li e acho que até acabou por ser um pouco a "mãe" de todas as distopias que andam por ai agora.
    Ao contrário de ti adorei o final, se fosse outro seria lamechas assim acho que foi mais real e consistente.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Obrigada. Não foi bem o final final, porque desse até gostei. Foi antes a parte final, como tudo se "resolveu". Mas percebo que tenhas gostado ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Ando à imenso tempo para ler a trilogia. Tenho medo que depois de ter visto os filmes sinta que já não haja muito mais para descobrir...
    Comecei a seguir o teu blog, adorei-o!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Que bom ver-te por aqui, fico muito feliz;)
      Lê que não te vais desiludir.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    2. Olá
      Eu também tinha esse receio, uma vez que também só li os livros agora e já tinha visto todos os filmes que saíram. Mas, apesar de considerar os filmes bons, acho que os livros são muito melhores.
      Experimenta ;)
      Oh, obrigada :D Já vi que também tens blog, vou lá espreitar!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    olha postei esta mensagem no blog da Tita, por causa da tua dúvida do livro com comida:
    «Olá Sara,
    Eu escolhi no tema Praia tinha que ter água no título e escolhi «Como água para chocolate» tem água na capa. Amor e chocolate tem comida na capa, acho que podes escolher e a ideia é ler um livro que tenha comida, como tu ainda não lês-te o livro nunca podes descobrir se fala de comida.
    Acho que devias apostar nesse livro.
    Beijinhos e boas leituras.»
    Depois disso fui pesquisar sobre o livro e pelos vistos a protagonista refugia-se a comer chocolate em vez de enfrentar os problemas, fala de comida;)
    Acho que podes muito bem escolher esse livro, bom essa é a minha opinião.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Obrigada por ires pesquisar e pela opinião :) És uma querida! Vou lê-lo então.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Sara,
    Quando li a trilogia, também foi toda de seguida e adorei!
    É certo que também mudava algumas coisas, principalmente no último livro e tirava o maldito triângulo amoroso, que acho completamente desnecessário ;)
    Beijinhos

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Exato, o triângulo amoroso não faz grande sentido, não. Que mania de complicar! Eheh
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Sara e Tita,
      Eu gosto tanto do triângulo amoroso;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Olá Sara,

    Não li os livros, mas já vi os filmes. Gostei muitos dos filmes. Parece ser uma boa trilogia.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Os filmes também são muito bons :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  6. Ois miga,

    Olha que bem, fico contente que tenhas gostado, alias quando vemos que alguem gosta dos livros que gostamos ficamos contentes, pode ser para um publico alvo mais juvenil, mas gostei bastante :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Sim, é sempre bom :) São excelentes livros.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar