terça-feira, 8 de setembro de 2015

Eu, Malala - Opinião

Título: Eu, Malala
Autor: Malala Yousafzai e Christina Lamb
Editor: Editorial Presença 
Edição/ reimpressão: 2013 (1ª edição 2012)
Género: Biografia
Páginas: 352







Sinopse:

No dia 9 de outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa vinda da escola quando a carrinha onde viajava foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre a jovem. Nos últimos anos Malala - uma voz cada vez mais conhecida em todo o Paquistão por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas - tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos. Esta é a história, contada na primeira pessoa, da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida. É também a história do pai que nunca desistiu de a encorajar a seguir os seus sonhos numa sociedade que dá primazia aos homens, e de uma região dilacerada por décadas de conflitos políticos, religiosos e tribais. Um livro que nos leva numa viagem extraordinária e que nos inspira a acreditar no poder das palavras para mudar o mundo.

Opinião:

Penso que esta foi a primeira biografia que li. Não é um género que me chame muita a atenção, mas o facto de ser sobre Malala, uma rapariga paquistanesa que lutou pelo direito à educação e que ganhou o Prémio Nobel da Paz fez-me querer dar uma oportunidade a este livro. 

Para mim, foi bastante interessante perceber o outro lado deste país que foi a casa de Bin Laden e de tantos outros terroristas durante tanto tempo. Quando decorreu o atentado do 11 de Setembro era ainda bastante pequena mas ainda me lembro bem de ver essa notícia horrenda na televisão. A partir daí pensei que todas as pessoas desses países e religião fossem talibã e consequentemente terroristas, também devido a tantos ataques que houve desde aí. 

Com este livro percebi que estava completamente errada. Apesar de essa religião ser machista, na minha opinião, são também um povo bom e gentil. Apenas os talibã quiseram impôr a sua vontade através do medo e da força.

Achei a Malala uma adolescente bastante corajosa, que não se deixou assustar pelas ameças do talibã e continuou a lutar pelo direito de todos à educação, sempre acompanhada pelo seu pai.

Apesar de ser a primeira biografia que li, não é de todo um livro chato, a leitura flui bem. Não conhecemos só a luta de Malala e as imposições dos talibã mas também como era o Paquistão antes de eles aparecerem e como era a sua cultura.

Vi alguns comentários de algumas pessoas da mesma região dela a dizerem que nem tudo o que ela relata é verdade, mas uma vez que não tenho como saber se são verdadeiros ou não e como não deixa de ser uma grande história, uma grande lição de vida e um grande abre-olhos, continuo com a minha perceção de que este é um livro bastante bom e que merece ser lido. Recomendo vivamente.



6 comentários:

  1. Olá Sara,
    Concordo plenamente contigo, é um grande abre-olhos. Ainda por cima com a situação que o mundo atravessa hoje por causa dos refugiados. Pode não estar directamente relacionado mas faz-nos reflectir sobre o sofrimento de muitos povos.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Sim, faz-nos refletir sobre o que se passa noutras regiões.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Ois,

    Olha tens muitos livros deste genero, lembro-me que fiz uma coleção pelo Circulo de Leitores que se chamava "Mulheres do Mundo" e vale muito a pena, já li passado na China, Somália, Nigéria, Arábia e Tibete e digo-te que vale muito a pena saber o que se passa por esse mundo fora, alias ainda tenho vários por ler e pode ser que volte a pegar neles :)

    Este não li mas pelo que vejo vale bem a pena, ainda bem que gostaste :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Tenho mesmo de ler mais alguma coisa do género sem dúvida. Tenho de ir investigar os títulos dessa coleção ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Também já li este livro e gostei bastante.
    Gosto de saber a história de vida de algumas personalidades. Embora esta história não seja muito feliz é um exemplo para todos nós.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      É bastante interessante e é realmente um exemplo.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar