terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A Luz Entre Oceanos - livro e filme


Título: The Light Between Oceans/ A Luz Entre Oceanos
Autor: M. L. Stedman

Sinopse:

1926. Tom Sherbourne é um homem que, regressado dos horrores da Primeira Guerra Mundial, aceita ocupar o posto de faroleiro numa remota ilha ao largo da costa oeste australiana. Os únicos habitantes de Janus Rock, Tom e a sua esposa Isabel vivem uma vida pacata, isolados do resto do mundo. Numa manhã de Abril dá à costa um barco que transporta um homem morto e um bebé que chora - mudando para sempre o destino do jovem casal. Só anos mais tarde vão descobrir as terríveis consequências da decisão que tomaram naquele dia - à medida que a verdadeira história daquela criança se revela… Esta é uma história sobre o bem e o mal, e de como por vezes se confundem.

Opinião:

Este era um livro que já queria ler há algum tempo, e desde que soube que iria haver filme, esta vontade ainda aumentou mais. No início de 2016 comecei a ler, em inglês, mas não devia estar com a disposição certa, porque não estava a conseguir entrar na história, por isso abandonei-o. Em Novembro decidi voltar a pegar-lhe e aí sim, dei-lhe toda a atenção que merecia.

Foi um livro que mexeu bastante comigo. É daquelas histórias que nos faz perder a noção do bem e do mal, do que é que está correto e do que está errado, o que é justo e o que não é. Houve momentos em que pensei que não havia maneira de terminar de uma forma justa, mas enganei-me, o final agradou-me bastante.

Adorei o Tom, sempre a querer fazer a coisa mais correta, independentemente do que isso lhe custasse. Já não posso dizer o mesmo da sua esposa Isabel, que apesar de ter gostado dela no início e no final até estar aceitável, pelo meio irritou-me profundamente.

Gostei mesmo muito do livro, e é uma leitura que recomendo a todos. Estou a escrever esta opinião agora, e ao relembrar a história acho que deveria ter dado as 5 estrelas, já que me marcou bastante, mas fica para uma releitura.



Filme



Já em Janeiro, vi a adaptação cinematográfica e não me desiludiu. Faltaram bastantes partes do livro, que o torna tão rico, mas para o filme passaram as partes principais sem dúvida. Gostei mais da Isabel do filme, já que não foi nem metade do que é no livro.

É um filme que recomendo a todos. Se não quiserem ler o livro,  dêem pelo menos uma opotunidade ao filme, acho que não se vão arrepender.



6 comentários:

  1. Sara, gostaria muito de ler o livro, porque sempre dou preferência aos livros em relação às adaptações cinematográficas.
    Fica a recomendação!
    Beijinhos e leituras muito saborosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Recomendo sem dúvida, acho que irias gostar.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Não vi o filme, em li o livro.
    Tenho o filme para ver em breve :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Espero que gostes :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Tenho andado muito curiosa, quer com o livro, quer com o filme. E agora depois da tua opinião, estou mais certa que tenho mesmo que ler e ver.
    Beijinhos

    ResponderEliminar