terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Persépolis - Opinião

Persépolis

Título: Persépolis 
Autor: Marjane Satrapi
1ª edição: 2003

Sinopse:

Com uma memória inteligente, divertida e comovente de uma rapariga que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica, Marjane Satrapi consegue transmitir uma mensagem universal de liberdade e tolerância.
“Estamos em 1979 e, no Irão, sopram os ventos de mudança. O Xá foi deposto, mas a Revolução foi desviada do seu objetivo secular pelo Ayatollah e os seus mercenários fundamentalistas. Marjane Satrapi é uma criança de dez anos irreverente e rebelde, filha de um casal de classe alta e convicções marxistas. Vive em Teerão e, apesar de conhecer bem o materialismo dialético, ter um fetiche por Che Guevara e acreditar que consegue falar diretamente com Deus, é uma criança como qualquer outra, mergulhada em circunstâncias extraordinárias."

Opinião:

Esta não foi uma leitura premeditada. Em Novembro, fui à biblioteca buscar um livro de Isabel Allende para ler no desafio A Volta ao Mundo em Livros. Mas claro que não fui só a essa secção. Andei por lá, a ver que livros havia, quando me deparei com Persépolis. Como já tinha ouvido tantas opiniões positivas, decidi trazê-lo também.

Foi um livro que me ensinou bastante sobre o Irão, o país de Marjane, autora e protagonista. Foi bastante interessante nesse aspeto. No entanto, não foi uma história que me tenha marcado tanto como estava à espera.

É um livro que recomendo, principalmente a quem gosta de livros de não-ficção. Como é uma HQ, a leitura também se faz bem depressa.


8 comentários:

  1. Olá Sara,
    Percebo que não te tenha marcado pois também senti o mesmo mas achei um bom livro de não-ficção e que foca aspectos muito interessantes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Sim, mesmo sendo um livro que não nos toque tanto, é um bom livro de não ficção.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Parece ser boa história! Hei de arriscar.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Sara,
    Já ouvi falar neste livro. Parece mesmo ser interessante, quer pela história, quer pela forma como é contada.
    Vou arriscar.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      É mesmo interessante, vale a pena ser lido.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Também tenho lido opiniões muito positivas sobre este livro, por isso deve ser mesmo o tipo de livros que vale a pena ler, mais que não seja por tudo aquilo que tem para nos ensinar sobre o Irão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar