segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Os Ladrões de Cisnes - Opinião

Título: Os Ladrões de Cisnes
Autor: Kostova
Editor: Suma de Letras
Edição/ reimpressão: 2010
Género: Romance
Páginas: 624







Sinopse:

O psiquiatra Andrew Marlow tem uma vida pacata e organizada, compensando a solidão com a dedicação ao trabalho e ao passatempo da pintura. Esta ordem é destruída quando o célebre e carismático pintor Robert Oliver ataca um quadro na Galeria Nacional e se torna seu paciente.
Internado numa instituição psiquiátrica, o pintor remete-se ao silêncio absoluto e recusa-se a revelar as razões que o levaram a atacar a obra de arte que retrata o corpo nu de uma mulher subjugada por um grande cisne branco. A única coisa que Oliver faz é desenhar repetidamente a figura misteriosa de uma bela mulher vestida à moda do período vitoriano. 
Desesperado por compreender o segredo que atormenta o génio, o psiquiatra embarca numa viagem que o leva a conhecer as mulheres da vida de Oliver e a descobrir um trágico segredo esquecido há mais de cem anos. À entrada do labirinto, Marlow não sabe ainda que também ele será acometido por uma estranha obsessão.


Opinião:

Desde que me ofereceram este livro que fiquei com muita vontade de  o ler, por ser da mesma autora de O Historiador, que apesar de eu ainda não conhecer é bastante aclamado. Por isso tinha algumas expetativas.

Robert Oliver é um pintor relativamente conceituado que foi preso por tentar atacar um quadro. Andrew Marlow é o psiquiatra que fica encarregue de o tentar ajudar a nível psiquiátrico, mas como Robert se recusa a falar, Marlow tem de descobrir como o pode ajudar através de outras maneira menos comuns, acabando por se embrenhar na vida do seu paciente.

Comecei por achar o início um pouco confuso e pouco interessante. As cartas que foram aparecendo eram também pouco interessantes, apesar de se ir explicando a sua importância acho que podiam ter começado numa fase mais avançada.

Não gostei muito de Marlow, a sua personalidade não me cativou de todo, não o achei um bom profissional (pouco se mostrou do seu desenvolvimento como psiquiatra em si) e também não apreciei muito o facto de sentir algum desejo logo que via e/ou falava com alguma mulher.

Há algumas referências a que Robert tenha um certo diagnóstico psiquiátrico, mas nunca é referido o seu nome, passam sempre essa parte à frente, de maneiras que realmente não fazem sentido para mim. Ficamos sem saber realmente o que é que ele tem.

Este livro também faz muitas referências à arte, sendo a pintura a principal. É uma área que eu pessoalmente não aprecio muito, nem gosto nem deixo de desgostar, mas para quem gosta penso que possa ser um livro interessante.

A parte que achei mais interessante foi a descoberta do passado de Robert, foi realmente a parte da história que mais gostei. Mas depois o seu final achei muito sem nexo, irreal e pouco credível.

Achei que este livro teve demasiadas histórias. A escrita da autora também não me fascinou. Mas continuo com vontade de ler O Historiador porque através das opiniões que vi este livro não lhe chega aos calcanhares.

Apesar de tudo isto não foi um livro que me custasse a ler, mas não me encheu as medidas. Mas penso que quem aprecie pintura possa gostar bastante.


10 comentários:

  1. Olá Sara
    O ano passado li e gostei bastante d'O Historiador e tinha muita vontade de ler este livro, mas agora depois de ler a tua opinião, não será para breve ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Pode ser que gostes mas não ache que seja um livro excelente. Acho que vou gostar bem mais d'O Historiador.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Já tinha ouvido falar no livro "O Historiador", mas este não conhecia. A história parece interessante, mas por vezes a escrita do autor pode não ser cativante. Acho que vou ler antes "O Historiador".
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Pelos comentários que vi O Historiador é muito melhor. Quero muito ler.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,

    Por acaso li o Historiador e é um grande livro, gostei muito e penso que fazes muito bem em ter presente de o quereres ler :)

    E gostei do teu comentário, sincero :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, quero sem dúvida ler!
      Obrigada eheh tento sempre ser sincera.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Parece ser um livro com algumas falhas apesar de parecer muito interessante a avaliar pela sinopse, pelo que não o conhecia, mas também não fiquei muito curiosa em relação ao mesmo. :\
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Não é dos melhores mas para quem tem algum interesse pelo tema acho que se lê bem.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Sara,
    Tenho uma curiosidade enorme de ler este livro, não sei porquê mas desde que saiu que o quero muito ler.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar