quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O Senhor dos Anéis - Opinião

A Irmandade do Anel (O Senhor dos Anéis)  As Duas Torres (O Senhor dos Anéis, #2) O Regresso do Rei (O Senhor dos Anéis, #3)

Título: O Senhor dos Anéis
Autor: J.R.R.Tolkien

Sinopse (A Irmandade do Anel):

A Irmandade do Anel, primeira parte de O senhor dos Anéis, conta-nos como o feiticeiro Gandalf descobre que o anel possuído por Frodo, o Hobbit, era dominador de todos os Anéis de Poder. E como Frodo e os seus companheiros são perseguidos pelo terror dos Cavaleiros Negros e fogem para Rivendell, onde se reúne o Grande Conselho de Elrond, no qual se decide tentar destruir o anel. 

E assim se constitui a Irmandade do Anel: Frodo e os seus companheiros em representação dos Hobbits; Aragorn e Boromir pelos Homens; Logolas pelos Elfos; Gimli pelos Anões; e Gandalf, o Cinzento. 
Juntos iniciam a maior demanda da história da literatura, por riso encantados, altos desfiladeiros que tocam o céu, mundos subterrâneos onde se escondem espíritos terríveis, florestas élficas, tudo parte do maravilhoso mundo da Terra Média.


Opinião:

A minha relação com O Senhos dos Anéis tem sido um pouco conturbada. No início, tinha alguns preconceitos em relação aos filmes. Lembro-me que um deles estreou na mesma altura que um dos filmes do Harry Potter, quando eu era pequena. Eram as duas estreias do momento e eu só me lembro de pensar " ah não, Harry Potter é que é, isto não deve ser nada de especial". Pensei isso durante algum tempo. Já os filmes da trilogia tinham saído todos quando finalmente dei uma oportunidade a A irmandade do Anel e adivinhem, adorei. Vi os outros dois e também adorei. Harry Potter foi sem dúvida os filmes que revi mais vezes, mas os que se seguem são os do Senhor dos Anéis.

A dada altura claro que quis ler a trilogia. Comecei toda entusiasmada a ler A Irmandade do Anel, mas estava tão focada nos filmes, que ainda são um pouco diferentes do original, que acabei por não apreciar nada da leitura.

No entanto, este ano decidi que ia pegar a sério nesta trilogia, já sabia ao que ia e fui de mente aberta. Comecei com O Hobbit e gostei. Parti então para a trilogia em si, e como já esperava gostei bem mais. Consegui distanciar-me dos filmes e apreciei bem mais a leitura. 

Dei 5 estrelas a A Irmandade do Anel e O Regresso do Rei, e 4 estrelas a As Duas Torres. O Regresso do Rei foi o que mais me surpreendeu.

Eu sei que os livros têm muito mais informação que os filmes, a escrita de Tolkien é muito boa, mas não consigo deixar de sentir um carinho especial pelas adaptações.

5 comentários:

  1. Sara, li estes há uns anos. O meu favorito também foi "O Regresso do Rei", mas o primeiro teve o seu quê de suplício para terminar. A versão em português também tem toda aquela cantoria?
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, tem, bastante mesmo. Mas confesso que passo essas partes à frente :o
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim, percebo! Também não tive grande paciência :/ beijinhos!

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Li a trilogia há mais de 10 anos e adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar