Título: Sputnik, Meu Amor
Autor: Haruki Murakami
Ano de Publicação: 1999
Sinopse:
O narrador, um jovem professor primário, está apaixonado por Sumire, uma rebelde que conheceu na universidade. Um dia, num casamento, Sumire conhece Miu, uma mulher fascinante e misteriosa, de meia-idade, por quem se apaixona loucamente, acabando por se transformar na sua secretária. Partem para a Europa, numa busca que as empurra para uma estranha e mútua descoberta, e também para um desenlace assombrado. Ensaio sobre o desejo humano e a especulação sobre o destino, o livro de Haruki Murakami é um exuberante exemplo da arte de um dos mais importantes escritores do Japão contemporâneo.
Opinião:
Já há algum tempo que sentia curiosidade sobre os livros de Haruki Murakami, é um daqueles autores que geralmente se ama ou se odeia. Aproveitei o Japão ter sido o país escolhido para a 8ª etapa de A Volta ao Mundo em Livros para finalmente me estrear com o autor e saber a grupo eu pertencia.
Gostei bastante da escrita do autor, é apelativa, faz-nos querer continuar a leitura. Também comecei por gostar da história, estava a achar interessante, mas confesso que depois comecei a achá-la demasiado estranha e já não consegui apreciar tanto como a primeira parte. Achei que tinha algumas partes desnecessárias.
Penso que esta parte que não gostei tanto esteja relacionada com o tal realismo mágico tão caraterístico do autor, mas vou ter de ler outras obras suas para saber a que grupo pertenço. Neste livro em particular, fiquei no meio, não odiei mas também não adorei.
Hmm, também tenho este por ler! Este e outro do autor, o "Wind-Up Bird Chronicle". Talvez não lhe dê grande prioridade :)
ResponderEliminarPode ser que gostes mais do que eu :)
EliminarOie,
ResponderEliminarAcho que senti mais ou menos o mesmo com a leitura deste livro, tem qualidade mas falta-lhe ali algo, mas é um bom escritor sem duvida :)
Bjs e boas leituras
Olá
EliminarApesar de não ter adorado ainda quero ler mais do autor :)
Beijinhos e boas leituras
Olá, Sara!
ResponderEliminarTambém nunca li deste autor e sinceramente não acho que vá ler algo dele tão cedo. Não me chama muito a atenção e por isso vou adiando a estreia nos seus livros... Só se tu, por exemplo, disseres maravilhas sobre um deles... Aí talvez ganhe coragem :)
Beijinhos e leituras muito saborosas.
Olá Ana
EliminarPode ser que o próximo que ler me encha as medidas eheh.
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara,
ResponderEliminarEste foi o único livro que li do Murakami (já há uns anitos) e também não fiquei fã e achei a história muito estranha. Nem fiquei com vontade de ler mais nada do autor =P
Beijinhos e boas leituras
Olá Tita
EliminarPois, estranha acho que é mesmo a palavra certa. Mas ainda quero ler pelo menos mais um livro do autor.
Beijinhos e boas leituras