quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O Ano da Dançarina - Opinião

O Ano da Dançarina

Título: O Ano da Dançarina
Autora: Carla M. Soares
Ano de publicação: 2017

Sinopse:

No ano de 1918, o jovem médico tenente Nicolau Lopes Moreira regressa da Frente francesa, ferido e traumatizado, para o seio de uma família burguesa de posses e para um país marcado pelo esforço de guerra, pela eleição de Sidónio Pais e pela pobreza e agitação social e política.
No regresso, Nicolau vê-se confrontado com uma antiga relação com Rosalinda, dançarina e amante de senhores endinheirados, e com as peculiaridades de uma família progressista.
Enquanto a Guerra se precipita para o fim e, em Lisboa, se vive a aflição da epidemia e da difícil situação política, a família experimenta o medo e perda, e Nicolau conhece um amor inesperado enquanto trava as suas próprias batalhas contra a doença e os próprios fantasmas. Este é um romance de grande fôlego, histórico, empolgante e profundo, sobre a superação pessoal e uma saga familiar num tempo de grande mudança e turbulência em Portugal.
 

Opinião:

Carla M. Soares está a tornar-se uma das minhas autoras portuguesas preferidas. O meu livro preferido dela é O Cavalheiro Inglês, que foi o primeiro que li. Depois já li Alma Rebelde e A Chama ao Vento e também gostei bastante dos dois.

Confesso que O Ano da Dançarina teve o início em que mais me custou entrar, não foi um livro que me envolvesse logo nas primeiras páginas. Não que fosse aborrecido, nada disso, simplesmente não me impulsionava a ler. No entanto isso mudou passado algumas páginas. Gostei bastante de ler sobre o que se vivia em Lisboa na época da epidemia.

A parte política não foi a que mais me interessou, mas reconheço a sua importância e relevância na história. Gostei das personagens no geral, embora todas elas fossem tendo algumas atitudes que me exasperavam um pouco, mas isso só reforça a sua credebilidade, ninguém é perfeito, e cada um age como pensa que é melhor.

Enfim, foi um livro que gostei bastante. Tem romance, mas nada exagerado. Também demonstra a força femenina.

 Claro está que já quero ler o próximo livro da autora.


6 comentários:

  1. Olá, Sara!
    Estou a ler "Limões na madrugada" e estou a adorar! Espero poder "O ano da Dançarina" muito em breve, porque suspeito que também me vai agarrar!
    Beijinhos e leituras muito saborosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      Também acho que vais gostar :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Esse livro parece giro. Se o conseguir um dia leio.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Acho que irias gostar :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Quero muito ler este livro da Carla e a mais recente novidade pois já li os outros e adorei!
    E pela tua opinião estou certa que também vou adorar este!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar