quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Viagens na Minha Terra - Opinião

Viagens na Minha Terra

Título: Viagens na Minha Terra
Autor: Almeida Garret
Ano de publicação: 1846

Sinopse:

Em "Viagens na Minha Terra", publicado inicialmente em folhetim entre 1845 e 1846, Almeida Garrett descreve a viagem que fez entre Lisboa e Santarém, bem como as suas impressões sobre os locais por que passou. No meio destas deambulações, conta a história de Joaninha, a menina dos rouxinóis, de Carlos, que encarna o herói romântico, e de Frei Dinis, entrelaçando a tragédia que liga estas personagens com as suas crónicas de viagem.

 Opinião:

Frei Luís de Sousa foi o livro lido na escola que menos gostei. Mas tinha curiosidade para ler mais do autor e este foi o livro escolhido.

Demorei um pouco a entrar na história e a perceber o que se estava a passar, o que prejudicou um pouco a minha experiência de leitura. Mas a parte que entendi, não achei nada de especial. É um livro com bastantes referências literárias, nomeadamente a Dom Quixote de La Mancha de Cervantes, outra obra que não gostei assim tanto.

No entanto, é um livro que se lê bastante bem, uma vez que os capítulos são bem curtos.


6 comentários:

  1. Olá Sara,
    Lembro-me de ter que ler este livro na escola. Já nem lembro disso :) e confesso que não gostei muito. Eram outros tempos. Tenho que tentar novamente.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Pode ser que gostes mais se voltares a ler :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá, Sara, li este muito recentemente mesmo! Mas o meu post ainda deve demorar :) achei o livro meio estranho, a narrativa do Carlos e da Joaninha dentro da narrativa da viagem do narrador, mas ao contrário de muitas opiniões que fui vendo e ouvindo, até gostei! Acho que ia preparada para pior :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Sim, também achei estranho. Essa foi a parte que achei mais interessante, mas não posso dizer que tenha achado maravilhoso.
      Por acaso não reparei nas críticas que costuma ter. Mas ainda bem que gostaste :)

      Eliminar
  3. Olá Sara,
    Apesar de ter o livro cá em casa (um exemplar da minha mãe) não tenho vontade de o ler. E com a tua opinião, não irei pegar nele tão cedo ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Até pode ser que gostasses,mas não é um livro que não recomendo.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar